I Workshop de ArtSat no INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (12/02) no “Blog SACI-E ArtScience” destacando a abertura das inscrições para o “I Workshop de ArtSat” a ser realizado no Intituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em no início de maio desse ano.

Duda Falcão

Previous - NexT - SACI-E - Uncategorized

I Workshop de ArtSat no INPE – 06-08 de maio 2020 – São José dos Campos / SP / Brasil 

February 12, 2020 


I WORKSHOP DE ARTSAT / INPE

ArtSat – Laboratório de criação de satélites de pequeno porte para interessados em arte/ciência. Modelo CUBESAT 

No INPE – Avenida dos Astronautas, 1.758 – Jd. Granja – São José dos Campos – SP / Brasil
6-7-8 de maio de 2020

No Laboratório de informática de treinamento 



ARTSAT (Arte de Satélites) !! 

O que é um artsat? É um satélite que conecta pesquisas da engenharia e práticas artísticas, culturais. Um exemplo disso? O disco de ouro das sondas Voyagers, organizada por Carl Sagan e sua equipe. Para além das pesquisas científicas, as sondas carregam imagens, sons da Terra, obras artísticas que já percorrem as fronteiras do nosso sistema solar e contam coisas da Terra no Espaço, para que se porventura alguma outra civilização as encontrem, terá em mãos um interessante arquivo de produção cultural terrestre.

Muitos outros trabalhos assim tem sido criado ao longo da história dos satélites, alguns mais simbólicos, outros mais estruturais, seja como for, é sempre um desafio pensar no imbricamento entre Satélite e Arte, essa viagem está longe de ter fim, ela está só começando, por isso tem um caráter experimental, crítico e poético, ao mesmo tempo em que cumpre seu papel de educação e divulgação científica.

Cada satélite tem uma missão! Um ArtSat também tem, só que para além dos requisitos próprios da engenharia espacial, as missões de um ArtSat agregam conteúdos que diz respeito a toda uma dimensão imaginária, poética, simbólica, ficcional, especulativa, que tem o poder de afetar sensibilidades e futuros. Assim como a ficção científica modelou várias perspectivas de futuro durante o século XX, ela tem poder de redimensionar os novos enredos do século XXI, mas para isso é preciso muito mais gente envolvida nisso. É do nosso interesse abrir espaços para a criação de satélites artísticos, educacionais,  afrofuturistas, ecológicos, indígenas, arqueoastronômicos, orgânicos, satélites que ainda não existem… O que queremos com esse curso é proporcionar ao mesmo tempo aprendizagem nos campos da engenharia e das poéticas espaciais. 

SOBRE O WORKSHOP 

Imersão de três dias onde os inscritos tenham a possibilidade de aprender a construir um ARTSAT, a partir de uma missão técnica e um tema artístico. Esse Artsat obedecerá um conjunto de normas estabelecidas pelo padrão CubeSat (https://www.cubesat.org/).

Esse Workshop surge mediante a necessidade de ampliar o acesso da sociedade à produção científica e tecnológica do INPE, aproximar as pesquisas da engenharia de satélites dos projetos artísticos promovendo propostas transdisciplinares, inclusivas e de divulgação científica.

Espera-se com esse curso fomentar novas linhas de pesquisas entre Arte/Ciência, tecnologia/Cultura, promover conhecimento técnico-científico, aproximar artistas e cientistas, potencializar a Cultura Espacial no Brasil.

Esse workshop é voltado para um público interessado nas poéticas orbitais, por isso para além das estruturas de engenharia de nanossatélites, ele priorizará também formação conceitual, artística e cultural. O que a arte faz com satélite? Nesse ponto a carga útil é muito importante.

Em julho de 2020 acontecerá no INPE o 3º CUBEDESIGN, uma competição de pequenos satélites (CUBESAT, CANSAT, MOCKUP, DATASCIENCE) onde ARTSAT entrará pela primeira vez como nova categoria. Espera-se que participantes do I Workshop de ArtSAT possam se apropriar das tecnologias de produção de pequenos satélites para poderem se inscrever para participar do CUBEDESIGN/2020.

Esse I Workshop de ARTSAT é uma iniciativa do SACI-E/INPE (Subjetividade Arte e Ciências Espaciais) – Uma Plataforma de Cultura Espacial e Residências Artísticas promovida pela CGETE (Coordenação Geral de Engenharia e Tecnologia Espaciais no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). 

PROGRAMAÇÃO 

O curso se divide em duas etapas: Manhã e Tarde com oficina de desenvolvimento de nanossatélites e ao entardecer debates e conversas sobre satélites e Arte/Ciência.Uma vez que seja feita a inscrição para a oficina, é necessário também participar dos debates. Se a inscrição for só para os debates, não precisa fazer a oficina. Inscrições aqui 

SOBRE O CURSO

Título: LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÃO DE ARTSAT (FORMATO CUBESAT) 

Ministrante: Lázaro Camargo – PGETE/INPE 

LOCAL: Sala de Informática no Subsolo do Prédio do Auditório Sérgio Sobral de Oliveira / INPE 

Objetivo: Aprender conceitos básicos de ARTSAT a partir de modelos de Nanossatélites e Cubesats, e seus subsistemas como computador de bordo, fonte de alimentação, controle de atitude, comunicações e carga útil e como iniciar sua missão no ArtSat. 

CONTEÚDO 

– Introdução aos projetos de Arte de satélites

– Introdução a Engenharia Espacial

– Conceitos de Engenharia de Sistemas para Sistemas Espaciais

– Oficina de ARTSATS / CUBESATS

– Oficina de Clima Espacial – Montando um magnetômetro

– Introdução aos subsistemas de um ARTSAT/CUBESAT

– Desenvolvimento e testes de ARTSAT utilizando um modelo de CUBESAT

– Computador de Bordo  – Aprendendo a usar o Arduino para controlar seu ARTSAT

– Fonte de Alimentação – Como alimentar seu ARTSAT

– Controle e Determinação de Atitude

– Órbitas com o programa STK

– Comunicações – Fazendo seu ARTSAT conversar com o mundo.

– Carga Útil  (PAYLOAD)

– Construção de projeto artístico (conceito / técnica)

– Projeto Final 

PROGRAMAÇÃO:

06/05 – QUARTA FEIRA 

8:30 às 9:30 – Panorama geral sobre a Arte de Satélites

9:30 às 12:30 – Laboratório de construção de ARTSAT (Formato CubeSat)

12:30 às 13:30 – Almoço

13:30 às 16:30 – Laboratório de construção de nanossatélites

16:30 às 17:00 – Lanche

17:00 às 19:00 – Conversa aberta ao público na ADC com:

* Walter Abrahão dos Santos (PGETE/INPE) – Fala sobre o processo do CBERS 04A – Satélite Sino-brasileiro de Recursos Terrestres – um satélite de grande porte voltado para observação terrestre, lançado ao Espaço dia 20/12/2019 do Centro de Lançamento de Taiyuan, Shanxi, também conhecido como “Base 25” – Um dos três centros de lançamento de foguetes da China.

* Fabiane M. Borges (SACI-E/INPE) – Apresenta a Plataforma SACI-E/INPE – uma plataforma de Cultura Espacial e Residências Artísticas implementada no INPE desde julho de 2019, promovida pela CGETE (Coordenação Geral de Engenharia e Tecnologia Espacial do INPE. Também apresenta uma cartografia de satélites artísticos de pequeno porte na cena contemporânea de Arte/Tecnologia.

* Candido Osvaldo de Moura (UBATUBASAT) – Apresenta o nanossatélite UBATUBASAT organizado por ele e desenvolvido por alunos do ensino fundamental de Ubatuba (SP), lançado em dezembro 2016, do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, pela Estação Espacial Internacional. Fala do processo e do acompanhamento dos dados do satélite quando em órbita. 

07/05 – QUINTA FEIRA 

8:30 às 12:00 – Laboratório de construção de ARTSAT & CUBESAT

12:00 às 13:30 – Almoço

13:30 às 16:00 – Laboratório de construção de nanossatélites

16:00 às 16:30 – Lanche

16:40 às 18:40 – Conversa aberta ao público na ADC:

* Adenilson Roberto Da Silva (COPMM/INPE) – Coordenador do do Programa de Satélites Baseados na Plataforma Multimissão. Fala sobre todo o processo do Satélite Amazonia 1- desenvolvimento, impacto e missão. O Amazonia 1 é o primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

* Ítalo Pinto Rodrigues (CUBEDESING / INPE ) – Apresenta o CubeDesign/2020 – Uma competição de desenvolvimento de pequenos satélites organizada pelos alunos da PGETE / INPE (Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Fala sobre o processo de criação da competição avaliando resultados obtidos até agora.

* José Wagner Garcia - Phd em Arquitetura, Artista de Mídia e Espaço, Semiótico e Biodesigner das Criaturas Simbióticas da Amazônia – Fala sobre sua pesquisa em Bio-bit Forest feita com apoio do (INPE/INPA/MIT/LANCE), e suas experiências com Arte/Ciência – Mídia/Espaço. 

08/05 – SEXTA FEIRA 

8:30 às 12:00 – Laboratório de construção de nanossatélites

12:00 às 14:00 – Almoço

14:00 em diante – Passeio pelo LIT (Laboratório de Integração e Testes) 

ORGANIZAÇÃO 

Supervisão Acadêmica – Walter Abrahão dos Santos (PGETE/INPE)

Construção do ARTSAT / CUBESAT – Lázaro Camargo (PGETE/INPE)

Curadoria / Produção –  Fabiane M. Borges (PGETE e SACI-E/INPE)


Fonte: Site do Blog SACI-E ArtScience – https://sacieartscience.wordpress.com

Comentários

  1. seria bom, se tivesse em outra provável segunda(2) inscrição, uma seleção de jovens estudantes do ensino médio como ''eu'' que pudessem participar WORKSHOP ARTSAT. Acredito que vários leitores que estão espalhados pelo Brasil queiram aprimorar seus conhecimentos na área da astronáutica. obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário