NASA Escolhe Modelo Brasileiro Como Novo Sistema de Previsão do Tempo

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (06/02) no site de tecnologia ‘Tilt’ do Portal UOL, destacando que a NASA escolheu Modelo Brasileiro como Novo Sistema de Previsão do Tempo.

Duda Falcão 

CIÊNCIA 

NASA Escolhe Modelo Brasileiro Como Novo Sistema de Previsão do Tempo

Por Paulo Couto
Colaboração para Tilt ,em São Paulo 
06/02/2020 - 04h00  

Imagem: Divulgação
Previsão do tempo brasileira vai parar na NASA.

Um novo modelo de previsão do tempo, muito mais preciso e confiável, foi escolhido pela NASA para substituir desde 30 de janeiro deste ano o antigo sistema de meteorologia da agência especial norte-americano, o NASA Geos. Batizado de GF, ele foi criado por uma equipe de brasileiros e norte-americanos liderada pelo físico goiano Saulo Freitas, pesquisador no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Segundo Freitas, o novo modelo levou três anos para ser desenvolvido e aperfeiçoa "substancialmente" o atual sistema por analisar o desenvolvimento das nuvens, a formação das gotículas de água e, posteriormente, a chuva.

"Conseguimos aprimorar a física para ganhar mais confiança, principalmente em previsões de curto prazo, conseguindo uma antecedência maior. Pode ser 10% ou até 30% mais eficaz, depende das condições. Então foi possível construir um modelo matemático colocado dentro do sistema complexo da NASA", contou o cientista ao Tilt.

Para Freitas, o processo mais confiável deve auxiliar o agronegócio, ajudando no planejamento do plantio e da colheita, e também na prevenção de desastres naturais em grandes centros, indicando quando rio e encostas podem inundar. É possível aprimorar aspectos relacionados à temperatura, umidade e mudança de ventos.

O físico mora nos Estados Unidos desde 2016 e, desde então, colabora com a NASA, em uma parceria com o INPE. De acordo com ele, a implantação do sistema no Brasil é uma próxima etapa do projeto, que ainda não tem data para acontecer - também por falta de interesse.


Fonte: Site Tilt do UOL - https://www.uol.com.br/tilt

Comentário: Também por falta de interesse? Que conversa é essa? Ou ministro Marcos Pontes, averigua isso aí pra ver se essa notícia tem realmente fundamento, e caso tenha, corre atrás.

Comentários

  1. Parabéns ao Saulo Freitas e sua equipe! Vamos instalar esse sistema por aqui também! O agronegócio agradece. Ah, e pelo menos aqui no Paraná eu já adianto que será um super desafio prever o tempo! Aqui temos as quatro estações no mesmo dia! Forte abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário