Deixa-nos o Major Brigadeiro do Ar R/R Ajax Barros de Melo, aos 85 anos

Olá leitor!

Segue agora abaixo uma nota triste postada hoje (27/02) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) anunciando o falecimento do Major Brigadeiro do Ar R/R Ajax Barros de Melo, referência para o setor espacial brasileiro.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

Deixa-nos o Major Brigadeiro do Ar R/R Ajax Barros de Melo, aos 85 anos 

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 27/02/2020 10h08
Última modificação: 27/02/2020 10h15


Referência para o setor espacial brasileiro, atuou na liderança da Comissão Brasileira de Atividades Espaciais (COBAE) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

A AEB, autarquia vinculada ao Ministério da Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), registra, com grande pesar, o falecimento do Major Brigadeiro do Ar R/R Ajax Barros de Melo.

Um dos pioneiros nas atividades espaciais do Brasil, Brigadeiro Ajax, como era carinhosamente chamado pelos mais próximos, formou-se como: Oficial Aviador pela Academia da Força Aérea (1955); Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1967); e Bacharel em História, pela Universidade do Vale do Paraíba (2013).  Obteve, também, o grau de MsC in Electrical Engineering, pela Oregon State University (1971).

Na área espacial, foi Diretor do hoje Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), de março de 1982 a janeiro de 1984;  foi Vice-Presidente Executivo da COBAE; e, com a criação da AEB em 1994, assumiu como o primeiro Diretor-Geral da Agência, onde permaneceu por sete anos.

Com a ajuda de nosso pioneiro servidor José Nascimento da Gama, sabemos que foi no dia 15 de março de 1994, às 11h45, que o então presidente Itamar Franco empossou o primeiro presidente da AEB, Luiz Gilvan Meira Filho. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto. Ao tomar posse, imediatamente, ainda no Palácio, o presidente Gilvan deu posse ao Major Brigadeiro do Ar Ajax Barros de Melo como primeiro Diretor-Geral da AEB.

O Brigadeiro Ajax dedicou cada minuto dos anos que se seguiram à construção de um Programa Espacial à altura do Brasil. Ele defendia a criação de uma Agência Espacial com foco no desenvolvimento do setor industrial, na busca de capacidades espaciais autônomas e no atendimento dos anseios da sociedade brasileira.

A AEB lamenta profundamente esta grande perda para o País, e expressa condolências e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores. “Ele desbravou as atividades espaciais no Brasil com a determinação e a ousadia de um bandeirante. Graças a esse pioneiro trabalho, podemos hoje almejar um Programa Espacial mais adequado às demandas de nossa sociedade”, lembra o atual presidente da AEB, Carlos Augusto Teixeira de Moura.

Nosso muito obrigado por tudo, Brigadeiro Ajax!

MAJOR BRIGADEIRO DO AR R/R AJAX BARROS DE MELLO (1934 – 2020) 

Convite da cerimônia de posse do Diretor-Geral da AEB, Major Brig. do Ar R/R Ajax Barros, em 1994


Termo de Posse como Diretor-Geral da AEB, em 1994


Sobre a AEB 

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Pois então leitor, quero aqui parabenizar a nossa insignificante Agencia Espacial por esta iniciativa, pois como eu venho dizendo “A César o que é de César”, e mesmo a AEB vivendo um momento de total falta de rumo e sem qualquer representatividade política, não estamos aqui só para fazer críticas, e neste caso a mesma merece ser parabenizada por esta nobre iniciativa. O Blog BRAZILIAN SPACE neste momento se junta a todos da Comunidade Espacial Brasileira para transmitir a família e amigos do Brigadeiro Ajax os nossos sinceros votos de pesar pela passagem deste grande brasileiro. Well Done Cel. Ajax, descanse em paz.  Uma nação que não reconhece os seus heróis, jamais será uma nação de verdade. Uma vez mais parabéns a AEB.

Comentários