Em Cerimônia Concorrida, o Cel. Lester Fez a Passagem de Direção ao Novo Diretor do IEAv.

Olá leitor!

No dia 04/02 o Cel. Av. Lester de Abreu Faria’ fez, em uma cerimônia muito concorrida, a passagem de direção do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) ao seu novo diretor, o Cel. Eng. Fábio Andrade Almeida’. Pois então leitor, em suas palavras de despedida o diferenciado Cel. Lester fez um inesquecível discurso postado que foi no dia de hoje (06/02) no site do instituto. Veja o mesmo abaixo na íntegra.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

“Ordem do Dia – Passagem de Comando 

Publicado: 06 Fevereiro 2020
Última atualização em 06 Fevereiro 2020


É, meus amigos... parece mesmo que chegou a hora...

Então... com a devida autorização do MB Potiguara, autoridade militar mais antiga presente, eu gostaria de começar agradecendo a presença de todos... tenham certeza... não é a toa que cada um de vocês foi convidado para estar aqui hoje... vocês foram muito importantes nesses últimos dois anos e me ensinaram tudo que eu mais poderia desejar nessa fase de minha carreira... foram realmente meus MESTRES... MESTRES que me deram lições de vida e me fizeram crescer na carreira e pessoalmente!! Se eu realmente vi e cheguei mais longe, foi por estar sobre ombros desses gigantes que são vocês, já dizia Newton.

Não pretendo ser demorado nessa Ordem do Dia. Não quero correr o risco de me emocionar muito... Quem me conhece sabe que eu sou muito emotivo, e essa é uma oportunidade para rir... e não para chorar!!

Mas... todo show tem que ter um fim... e no nosso caso, quando acaba o último ato e as cortinas se fecham, a gente tem que sair de cena... é aí que a gente tem a certeza de que o show tem que continuar, mas com outros protagonistas.... e então, a gente começa a fazer parte do passado... por mais que às vezes a platéia peça BIS, não há mais tempo para uma encenação, mas pelo menos para um breve ensaio final.

Na realidade, eu comecei a escrever esse discurso há mais de dois anos... exatamente no dia seguinte à minha assunção da Direção do IEAv... a partir daquele dia, a cada coisa ruim, ou coisa boa que acontecia, eu a escrevia no meu celular, para lembrar nesse momento final... para não correr o risco de esquecer de nada... o problema é que, no final de semana, quando realmente parei para escrever, inacreditavelmente eu não tinha nenhuma linha a ser escrita... as coisas ruins surpreendentemente pararam de fazer sentido... não eram mais relevantes frente às coisas boas que vivi com vocês... e as coisas boas, que geralmente citamos nesse tipo de oportunidade, eram tantas e tão particulares da vida aqui dentro do IEAv que preferi não escrever... e mantê-las na memória das pessoas que viveram esses momentos... não esqueçam dos bons momentos... porque, com certeza, eu não vou esquecer!!!

Ontem, particularmente, eu custei a sair de minha sala... estava pensando... o lugar no qual eu passei os últimos dois anos e do qual eu geralmente saía somente com a noite já avançada, estaria “sob nova direção” no dia seguinte... Hoje, quando entrei no Portão da Guarda e vi, pela última vez COMO DIRETOR, a longa via que leva ao nosso Hexágono (símbolo magnífico do Hexafluoreto de Urânio e que também consta no nosso Distintivo de OM), imaginei o que mudaria a partir dali... como seriam os próximos anos e como seria o futuro do IEAv. Mas isso hoje não cabe mais a mim... cabe somente a cada um de vocês!!! Trabalhem com tecnologias DISRUPTIVAS!! Gerem ASSIMETRIA DE PODER!! E, principalmente, tentem, cada vez mais, influenciar o tênue e sensível EQUILÍBRIO GEOPOLÍTICO MUNDIAL!!! Tenho falado repetidamente esses TRÊS TERMOS nesses último anos... Não esqueçam deles... O IEAv é grande!! Nossos antepassados merecem nosso comprometimento e dedicação!! Honrem AMARANTE e o seu LEGADO!!!

Eu poderia passar aqui um tempo falando das conquistas e realizações que atingimos nesses dois anos... foram inúmeras!! Já somos reconhecidos no Brasil e estamos a ponto de sermos ovacionados pelo mundo agora em 2020... Geralmente os comandantes citam essas conquistas... mas isso fica para um Discurso de Aniversário e esse não é o caso... ao invés disso, prefiro realmente falar sobre minhas experiências aqui no IEAv...

Queria agradecer à Força Aérea pelo privilégio que me deu de gerir o melhor Instituto de Pesquisas do Hemisfério Sul (e não tenho dúvidas disso)... é realmente o auge de uma carreira essencialmente técnica... chegar à alta gestão do IEAv é realmente a coroação dessa carreira começada há 20 anos, na graduação do ITA... Hoje eu posso afirmar que saio plenamente realizado profissionalmente...

Gerenciar em alto nível uma ICT é uma equação multivariável e extremamente complexa, na qual o TEMPO é uma dessas principais variáveis... dois anos... em ciência e tecnologia... tende a zero... fica difícil começar e terminar um projeto na sua totalidade e mostrar resultados de nosso trabalho... precisamos plantar com a convicção de que as próximas gerações vão colher... e torcer para que, no meio do caminho, não haja nenhuma mudança de direção. Por amor ao Instituto!!

Outras variáveis que acabamos tendo que conviver são os interesses múltiplos das pessoas... com vaidades e prioridades... aprendemos rapidamente que não somos onipotentes... e que o que queremos nem sempre pode ser feito... precisamos esperar (olha o tempo novamente!!!)... e nem sempre oportunidades voltam a acontecer!!!

Poderia citar ainda uma infinidade de variáveis que compõem essa equação, como quantidade de recursos financeiros, recursos humanos, infraestrutura, laboratórios, etc... mas todas essas podem ser controladas e contornadas por um bom gerente... geralmente marketing e uma boa capacidade de VENDER IDEIAS minimizam o impacto delas na solução final. Quando se mostra o valor e o potencial de um produto, até mesmo o mais incrédulo “investidor” se rende à nossa ideia!!!

E para conseguir achar um máximo global nesse universo de soluções possíveis para desempenho, eficiência e resultados positivos, temos que ter ATITUDE... tomar DECISÕES... sem medo de errar, pois só erra quem faz!! E a gente tem que fazer a diferença no mundo... nem que seja em um pequeno microcosmo como o IEAv.  Temos que ser importantes e mudar a vida das pessoas e das instituições... Nesse período de IEAv, procuramos não apenas fazer as coisas... procuramos “torná-las possíveis”. Mudar o mundo CONECTANDO pessoas e idéias.

Tentei sempre colocar as pessoas (vocês) no centro da estratégia...  por isso nunca pretendi, nem pretendo CO-MANDAR. Isso não funciona bem com o perfil de pessoas como as que temos aqui no IEAv... eu poderia até tentar LIDERAR... mas estaria SUBESTIMANDO essas mesmas pessoas a me SEGUIREM e se RESTRINGIREM ao meu exemplo... ao invés disso tudo, acho que a palavra de ordem no IEAv é INSPIRAR... inspirar pessoas incríveis, brilhantes, a superarem todas as expectativas... perceber que vocês, assim, me surpreendiam dia após dia... para que eu tivesse orgulho de vocês (e realmente eu tenho... de cada um de vocês!!) Tudo que foi feito nesse período foi fruto desse relacionamento leal e verdadeiro entre PESSOAS. Baseado SEMPRE em CONFIANÇA... por isso que DEU CERTO!!!

Mas... um grande ciclo se fecha... não de 2, mas de 33 anos de carreira... e um novo e ainda desconhecido ciclo se inicia para mim... ainda não sei bem que  o que esperar, mas agradeço a cada um por me tornar mais forte, mais experiente, mais compreensivo e um pouco mais sábio... obrigado pelas vezes que atrasaram os documentos, pelas vezes que não fizeram exatamente o que eu pedi, e principalmente pelas vezes que questionaram as minhas “ordens”, pelas vezes que queriam mais explicações e nas quais eu precisava ter “plena convicção” do que eu estava fazendo para conseguir convencê-los... a DIALÉTICA é fundamental na pesquisa... o questionamento... e eu me considero um privilegiado por NUNCA TER CHEGADO AO PONTO DE “DETERMINAR” nada a vocês!! Graças a tudo isso, me considero hoje um melhor administrador... um melhor gerente... que tenho um melhor poder de convencimento... e que convivo com situações difíceis de uma forma mais suave... são ESSES momentos que fazem de nós grandes decisores... líderes reais... e não as pessoas que ficam CONCORDANDO com tudo... não é com esse tipo de pessoas com quem eu queria ter convivido...

Ao Coronel Almeida e ao seu 02 escolhido, não desejo competência nem inteligência (isso vocês têm), mas SABEDORIA e TATO para conduzir essa equipe que comigo tentava conquistar o mundo... se nada mudar, esse ano vocês conquistam!!! É hora de construir sobre esse nosso legado!!! Tenham perseverança, planejem e executem os planos!! Lembrem-se que o entusiasmo está no cerne de todo progresso!!

O segredo, meus caros amigos e convidados, é rodear-se sempre de pessoas que te façam SORRIR O CORAÇÃO... somente então estarão no país das Maravilhas!!! Este foi o IEAv para mim durante esses dois anos!!

E sem querer plagiar Cora Coralina, eu realmente não sei se esses dois anos foram curtos ou longos demais para mim... mas sei que nada do que vivi terá feito sentido se eu não tiver conseguido tocar o coração de vocês!! Isso não é coisa do outro mundo, é o que realmente dá sentido à vida!!

Ao meu efetivo, obrigado por tudo... e obrigado por terem me permitido ser um inquilino nessa casa na qual vocês são os verdadeiros donos... Eu amo vocês todos!!”

Pois é leitor, de minha parte como divulgador das atividades espaciais brasileiras e principalmente como Cidadão Brasileiro, consciente da importância do que é desenvolvido neste fantástico instituto de vanguarda brasileiro, quero aqui publicamente agradecer ao Cel. Av. Lester de Abreu Faria pelo excelente trabalho realizado neste dois últimos anos a frente do IEAv. Well Done coronel, e espero que o senhor continue com a sua sapiência, dedicação e competência gerencial colaborando de alguma forma com o setor espacial brasileiro, com o IEAv e o setor de C&T como um todo. Caminhe sempre pela sombra coronel e um grande abraço.

Ao mesmo tempo o Blog BRAZILIAN SPACE aproveita para desejar desde já sucesso ao Cel. Eng. Fábio Andrade Almeida’ nesta sua nova trajetória à frente do IEAv, bem como se coloca à sua inteira disposição para continuar colaborando na divulgação das atividades deste importante instituto de vanguarda brasileiro. Sucesso Cel. Fábio Almeida, o seu sucesso refletirá no sucesso do Brasil, estamos juntos.

Duda Falcão


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) - http://www.ieav.cta.br

Comentários