Operação ATEK/ MAPHEUS-8
DESCRIÇÃO DA CAMPANHA
Foguete: VSB-30
Numero do vôo do foguete: 28
Data de lançamento: 13/06/2019
Horário: 16:21 horário local
Apogeu do vôo: 239 km
Tempo de vôo: Não divulgado
Tempo de Microgravidade: Cerca de 6 minutos
Peso da Carga Útil: 280kg
Local: Esrange Space Center (SSC) –
Kiruna – Suécia
Objetivo: Lançar ao espaço experimentos das cargas úteis ATEK e Mapheus-8
Resultado: Sucesso Total
Carga Útil
Primaria Embarcada
(Experimentos de Monitoramento Aerotérmico e Sanitário)
FADS - O Flush Air Data Sensing (FADS), é um sistema composto por
cinco transdutores de pressão de alta resolução, permite determinar os ângulos
de vôo ao longo da trajetória de voo, incluindo o impacto do vento. Um sensor
de fluxo de calor desenvolvido recentemente internamente mede a evolução total
do fluxo de calor em posições selecionadas no adaptador do motor. Esses dados
em combinação com as temperaturas da estrutura medidas com vários termopares
são usados para as ferramentas de projeto aerotérmico de validação. A aquisição
de dados é realizada usando um sistema modular e resistente a colisões.
MOTOR
CASE AND TAILCAN HEALTH MONITORING INSTRUMENT-ATION PACKAGE
- O pacote de monitoramento de integridade da
tampa traseira detecta propriedades estruturais da caixa do motor, bico, aletas
e tampa traseira com diferentes tipos de instrumentação. A temperatura da caixa
do motor é medida com Fiber Bragg Gitters. Uma aleta é instrumentada com
extensômetros, termopares e sensores de pressão. A distribuição da temperatura
da superfície da aleta é monitorada usando uma câmera infravermelha compacta
instalada no tailcan. Além disso, uma câmera de infravermelho é colocada dentro
do tailcan para monitorar a temperatura da parede externa da região da garganta
do bico. Os radiômetros multiespectrais medem a radiação da pluma, que é usada
para determinar a temperatura da pluma.
HYBRID MODULE - O Automated Fiber Placement (AFP) tem sido usada para fabricar uma estrutura primária
de foguete que consiste em termoplástico reforçado com fibra de carbono
(CF-PEEK). Esse método de fabricação de etapa única (no local) permite eliminar
processos de ensacamento a vácuo caros e demorados. As cargas operacionais são
transferidas para a estrutura por meio de rebites HI-LOK. Este módulo, que
passou em todos os testes de qualificação, representa com sucesso a primeira
geração de estruturas primárias produzidas pela AFP no local para aplicações de
voo reais. O componente de voo está equipado com termopares e Fiber Bragg
Gitter (FBG) e extensômetros.
Carga Útil Secundária Embarcada
ARTEC - O experimento ‘AeRogel
TEchnology for Cast Alloys - Tecnologia de Aerogel para Ligas Fundidas’ permite
experimentos de solidificação direcional sob altas taxas de resfriamento com
ligas de alumínio. Além de um congelamento rápido da amostra que conserva a
microestrutura solidificada, é obtida uma melhor compreensão teórica da
influência de uma mudança repentina da velocidade de solidificação na formação
da microestrutura.
RAMSES II - O experimento ‘Random Motion of Microswimmers – Experiment in Space - Movimento Aleatório de Microswimmers - Experimento no
Espaço’ é projetado para investigar o movimento coletivo de microswimmers
artificiais em três dimensões. Os microswimmers usados para RAMSES são
realizados revestindo um hemisfério de partículas de vidro com uma fina camada
de carbono. Essa superfície revestida de carbono se aquece com a iluminação,
que está em suspensão usada para gerar impulso nessas partículas. A combinação
específica de material de partículas e fluido de suspensão necessário para
gerar a natação ativa impede a correspondência de densidade das partículas, e os
estudos atuais sobre a natação ativa são restritos a sistemas bidimensionais.
GRASCHA
2.0 - A propagação da onda acústica em meio
granular é examinada a baixa pressão de confinamento. Na microgravidade, a
ausência de um gradiente hidrostático nos permite impor uma pressão de
confinamento muito mais baixa e mais homogênea em uma embalagem de contas de
vidro do que é possível no solo. Com uma variedade de sinais de excitação,
sondamos a transição da transmissão de ondas linear para não linear medindo a
velocidade do som, atenuação, dispersão e espalhamento múltiplo em diferentes
amplitudes e frequências.
MEGRAMA3A
- O experimento ‘Magnetically
Excited Granular Materials - Materiais Granulares Magneticamente Excitados’
atua como um teste de tecnologia para experimentos planejados de μg de longo
prazo do MEGraMa3 em diversas plataformas orbitais. Como um desenvolvimento
adicional dos módulos MAPHEUS MEGraMa1 / 2 testados e testados, as acelerações
resultantes sob microgravidade devem ser determinadas aqui para novas
partículas ferromagnéticas que estão localizadas em campos magnéticos
bidimensionais com clock.
OHSCIS
- O experimento ‘Organic and
Hybrid Solar Cells In Space - Células solares orgânicas e híbridas no espaço’ é
desenvolvido para a caracterização elétrica de novas células solares de
película fina no espaço. As células solares de filme fino orgânico e híbrido
(composto de materiais orgânicos / inorgânicos) exibem uma relação potência /
massa ultrajante e, portanto, são uma tecnologia interessante para aplicações
espaciais.
CELLFIX
II - O módulo experimental CellFix II foi
projetado para permitir a fixação líquida de amostras biológicas. No ATEK, será
utilizado para investigar o perfil proteômico de neurônios e astrócitos sob
condições de hiper-g (durante o lançamento) e microgravidade.
MEMEX
III - O ‘Membrane
Experiment - Experiência de membrana’ concentra a capacidade de influência de
camadas lipídicas duplas (membrana celular artificial) para integrar
substâncias farmacêuticas sob microgravidade.
Instituições Envolvidas
DLR
MORABA - Centro Aeroespacial Alemão
DLR-IMP - Instituto de Física de Materiais
do DLR
DLR-IAM - Instituto de Medicina Aeroespacial do DLR
DLR-MUSC - Centro de Suporte ao Usuário de Microgravidade do DLR
SSC - Swedish Space Corporation (Suécia)
TUM - Technical University of Munich (Universidade Técnica de Munique -
Alemanha)
UK - University
of Konstanz (Universidade de Constança - Alemanha)
UH
- University of Hohenheim (Universidade de Hohenheim em Stuttgart -
Alemanha)
WCN
- Winecampus Neustadt (em Neustadt - Alemanha)
LBP - Landauer
Beer Project (projeto de cerveja Landauer – Alemanha)
Participação Indireta:
AEB - Agência Espacial Brasileira
IAE - Instituto de
Aeronáutica e Espaço
DCTA - Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial
VSB-30 é Lançado com Sucesso da Suécia
Às 16h21 (horário local), do dia 13 de junho
de 2019, o foguete brasileiro VSB-30 da ‘Operação ATEK/MAPHEUS-8’ foi lançado com
sucesso do Centro Espacial de Esrange, em Kiruna, na Súecia, tendo abordo a
carga útil ATEK com sistemas de monitoramento de saúde para componentes
críticos de transporte e uma estrutura de alojamento híbrida, e a carga útil MAPHEUS-8
com vários experimentos biológicos e de ciência de materiais que, após alcançar
um apogeu de 239 km onde permaneceu por cerca de 6 minutos em ambiente de
microgravidade, retornou à Terra de pára-quedas, onde então os experimentos foram
recuperados pelos cientistas para serem avaliados.
O projeto de pesquisa da ATEK faz parte do foco do subprograma DLR 'Reusable Space Transport Systems' com o objetivo de desenvolver tecnologias e métodos selecionados no que diz respeito à análise termomecânica e avaliação de sistemas de transporte. Para esse fim, as estruturas, métodos de medição e algoritmos de avaliação desenvolvidos nas investigações básicas devem ser adaptados para um experimento de voo e, finalmente, qualificados para o voo. Além das experiências em terra, os dados de voo devem fornecer dados de validação para modelagem física, simulações numéricas e análise de sistemas, permitindo assim um projeto e avaliação confiáveis de futuros sistemas de transportadoras.
O projeto de pesquisa da ATEK faz parte do foco do subprograma DLR 'Reusable Space Transport Systems' com o objetivo de desenvolver tecnologias e métodos selecionados no que diz respeito à análise termomecânica e avaliação de sistemas de transporte. Para esse fim, as estruturas, métodos de medição e algoritmos de avaliação desenvolvidos nas investigações básicas devem ser adaptados para um experimento de voo e, finalmente, qualificados para o voo. Além das experiências em terra, os dados de voo devem fornecer dados de validação para modelagem física, simulações numéricas e análise de sistemas, permitindo assim um projeto e avaliação confiáveis de futuros sistemas de transportadoras.
Já o programa de pesquisa em altitude MAPHEUS
(experimentos físico-materiais sob leveza) é realizado há onze anos. O voo
anual, preparado e realizado pela base móvel de mísseis da DLR (MORABA),
permite que os cientistas obtenham acesso independente e regular a experimentos
em gravidade zero. Neste programa, os avanços nas técnicas de medição e a
implementação de hardware de vôo altamente desenvolvido acompanham experimentos
de definição de tendências na área das propriedades de líquidos metálicos e sua
solidificação, bem como a dinâmica dos chamados sistemas físicos desordenados e
a percepção da gravidade pelos sistemas biológicos.
Este foi o vigésimo nono lançamento bem sucedido do foguete VSB-30
que é composto em seu primeiro estágio pelo motor-foguete S31 e em seu segundo
estágio pelo motor-foguete S30, ambos motores-foguetes de origem brasileira, mais uma prova do grande sucesso internacional alcançado por este estraordinario foguete de sondagem desenvolvido pelo nosso Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR).
VÍDEO:
FOTOS DA CAMPANHA:
Fontes: Diversas
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