Um 'Reator Nuclear Espacial' Produzido na 'Academia Chinesa de Ciências' Passa Por Revisão

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Trago agora para vocês uma interessante notícia postada hoje (31/08) no site ‘Olhar Digital’, destacando que um 'Reator Nuclear Espacial' que está sendo projetado pela ‘Academia Chinesa de Ciências’, passou na última quinta-feira (25/08) por uma avaliação abrangente de desempenho feita pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China.
 
Olha aí amigos, sensacional, os chineses também estão avançando nessa área de reatores espaciais, ou seja, mais um gol da Comunidade Espacial Chinesa.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Reator Nuclear Espacial da China Passa Por Revisão
 
Por Flavia Correia
31/08/2022 - 11h17
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

Um reator nuclear espacial projetado pela Academia Chinesa de Ciências passou por uma avaliação abrangente de desempenho feita pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China na última quinta-feira (25).
 
Imagem: BWXT NUCLEAR ENERGY INC.
Representação conceito de uma espaçonave movida a propulsão nuclear.

De acordo com o Science and Technology Daily e outros veículos de mídia chineses, o dispositivo é capaz de gerar um megawatt de eletricidade para fornecimento de energia e propulsão de espaçonaves.
 
Não foram informados detalhes técnicos nem planos de uso do sistema de energia nuclear nos relatórios divulgados pelo governo.
 
Os sistemas de fissão nuclear oferecem altos níveis de energia e propulsão elétrica para missões robóticas aos planetas externos, que recebem níveis muito baixos de energia do Sol. Eles também podem fornecer energia em superfícies planetárias para missões tripuladas.
 
Iniciado em 2019 como um programa nacional de pesquisa e desenvolvimento, o projeto demonstra o forte interesse chinês no desenvolvimento de energia nuclear para uso no espaço.
 
Naquele ano, Wu Weiren, atualmente diretor do recém-anunciado laboratório de exploração do espaço profundo Tiandu, havia reivindicado avanços na energia nuclear para o espaço, para atender aos requisitos futuros da missão.
 
As propostas da missão civil chinesa usando um reator espacial nuclear para fornecer energia para propulsão incluem missões semelhantes à Voyager, que veriam um par de espaçonaves em direção ao “nariz” e à “cauda” da heliosfera, e potencialmente um terceiro, perpendicular ao plano da eclíptica.
 
Nos últimos anos, a China vem expandindo suas capacidades de transporte espacial e exploração do espaço profundo, desenvolvendo com sucesso foguetes criogênicos para facilitar missões para a Lua e Marte, além da construção de sua própria estação espacial, Tiangong, com conclusão prevista para dezembro de 2022.
 
Atualmente, o país está trabalhando no desenvolvimento de lançadores reutilizáveis, foguetes super pesados e um sistema de avião espacial recuperável de dois estágios.

Comentários