Edital do PFC: O 'Resultado Final' Divulgado pela FINEP Não Surpreende e Como Esperado, Cheira a 'Ovo Podre'

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Por Duda Falcão

Pois então amigos, quando em 15 de fevereiro passado o ex-ministro risonho Marcos Pontes esteve em São José dos Campos para lançar o edital do “Protótipo de Foguete de Capacitação (PFC)”, em uma cerimônia realizada no Auditório 3 do Parque Tecnológico daquela cidade do interior paulista (veja aqui), alguns profissionais sérios do setor desta área de foguetes, acreditando na seriedade desta iniciativa (crença esta que este que vos falha, diga-se de passagem, jamais compartilhou) resolveram participar no tal edital, esperando que desta vez a condução do processo de escolha da empresa vencedora fosse conduzida com a lisura, seriedade e a competência esperada.
 
 
Vale lembrar inclusive amigos que, no dia seguinte a esta cerimônia (16/02), através da coluna 'Papo Rápido Sobre o PEB', em sua segunda Edição 2 (veja aqui), trouxemos para os nossos leitores justamente a impressão positiva de um destes profissionais que esteve presente neste evento. E vale dizer que na nota em questão, chamei a atenção dizendo: 
 
"Bom caros leitores, pelo que se pode notar através da visão deste profissional foi que o evento de ontem parece ter sido realmente positivo, porém o histórico dessa gente do 'Old Space' foi de sempre boicotar o desenvolvimento espacial brasileiro, com a sua ganancia, lobbys e incompetência. Portanto, preferimos aguardar para ver o que o futuro nos reserva, até porque quem não deveria estar nesse evento, apareceu por lá e um deles, até com certo destaque". 
 
Pois é caros amigos, e assim deu-se inicio a mais uma 'palhaçada de cartas marcadas', como veremos mais a frente. Bom toda essa história começou bem no principio, quando a FINEP no inicio do mês de maio publicou o Resultado Preliminar da 1ª Etapa de Habilitação (veja abaixo), habilitando as empresas 'RK Indústria e Comécio LTDA' (que se existe mesmo nunca trabalhou nessa área), 'Interfase Sistemas Inteligentes LTDA - ME (que da mesma forma não é uma empresa da área)' e a startup 'Pion Labs Engenharia LTDA' (a única das três realmente qualificada neste área de foguetes), e deixando de fora empresas como a 'Acrux Aerospace Technologies LTDA' (outra empresa muito qualificada), a startup 'Edge of Space Indústria, Comércio, Assessoria e Engenharia LTDA' (também uma empresa muito qualificada nesta área), a startup 'Delta V Engenharia Espacial LTDA' (uma empresa criada recentemente e sem qualquer histórico conhecido nesta área de foguetes) a subsidiária brasileira da startup sul-coreana INNOSPACE (uma empresa com competência no setor, não resta dúvida quanto a isso, mas que sequer deveria estar participando deste edital), a empresa Orbital Engenharia S.A (uma empresa do chamado 'Old Space' que, quando se aventurou em fazer algo nessa área, resultou num tremendo fracasso. Tão lembrados do Projeto SAMF da Operação Raposa? Pesquisem.) e uma tal ALGCON Indústria e Serviços em Telecomunicações LTDA - EPP (que eu nunca ouvi falar e que certamente sequer deve saber o que são foguetes).

 
Acontece amigos que como não poderia deixar de ser, este 'resultado pífio' foi contestado pelas empresas participantes que entraram logo com recurso, e em (30/05), foi publicado então pela da FINEP o resultado deste pedido de recurso deixando de fora da disputa a INNOSPACE e a Orbital Engenharia, mantendo todas as outras no páreo. (veja abaixo)
 
 
Foi quando então, no dia 14 de julho, a FINEP, veio publicar em seu site oficial o 'Resultado Preliminar da 2ª Etapa (Etapa de Mérito)' do tal edital (veja abaixo), coisa que imediatamente gerou grande revolta, e que veio comprovar para este que vos fala, que essa iniciativa desde o seu inicio havia nascido para dar legitimidade a 'escolha da galera' (tentaram primeiro com duas empresas que suspeito fossem laranjas e depois com essa 'DELTA V' que, 'desconfio (que fique bem claro)' tenha a Avibras pro trás), ou seja, em outras palavras, um edital de 'Cartas Marcadas' como eu havia imaginado desde o inicio dessa palhaçada. Afinal amigos leitores, qual justificativa plausível faria com que um órgão do governo (que se diz sério) escolhesse uma empresa sem qualquer histórico comprovado na área de foguetes em detrimento de empresas como a Acrux, Edge Of Space e a Pion Labs, com longo e reconhecido histórico de desenvolvimento nesta área? Isso não faz o menor sentido e possivelmente tem 'macacada' nessa história. Enfim... 
 
 
Bom, continuando, é como não podia deixar de ser, no mesmo dia (14/07) as empresas que ficaram de fora entraram então com um recurso e foram para luta, porém em 15/08 a FINEP finalmente publicou o 'Resultado Final' que posto abaixo para vocês.
 

Pois então amigos, como eu havia previsto, todo o processo foi conduzido para colocar esses recursos nas mãos de seus apadrinhados, e como disse lá atrás, tudo isso cheira a OVO PODRE, mas, cá pra nós, como podemos esperar algo diferente num 'Território de Piratas' como esse em que vivemos? E neste momento, como cidadão brasileiro me sinto lesado e indignado com toda essa história. Enfim...
 
E podem ter certeza caros amigos que não vai parar por aí, escrevam o que eu estou dizendo, pois os outros dois editais, o edital do tal do 'Satélite' e do tal 'Veículo Lançador de Pequeno Porte' que foram lançados recentemente (por sinal muito mal formulados como bem analisou o Prof. Rui Botelho em nossas lives) vão seguir pelo mesmo caminho, e acabar nas mãos desses sangues-sugas oportunistas que estão destruindo o nosso sonho do 'Brasil Potencia Espacial'. É triste caros amigos, muito triste e revoltante, mas tá aí, quem planta, colhe, e este é o resultado da falta da implementação no país de uma formação educacional baseada na cidadania, pois quando não se forma cidadãos, se forma piratas. Estamos ferrados!

Comentários