Segundo Pesquisadores Alemães, 'Cianobactérias' Poderão Ajudar na Sobrevivência de Humanos em Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (12/08) no site “Canaltech”, destacando que segundo uma equipe de cientistas do ‘Centro de Tecnologia Espacial Aplicada e Microgravidade (ZARM), da ‘Universidade de Bremen’, na Alemanha, as ‘Cianobactérias’ poderão ajudar na sobrevivência de humanos na superfície do Planeta Marte.
 
Pois então, será mesmo? Tomara, pois esses pioneiros irão precisar de toda ajuda tecnológica possível enfrentar e superar em muito as enormes dificuldades que os pioneiros europeus tiveram de enfrentar quando chegaram às Américas, e até mesmo na conquista do Old West nos EUA, e dos desbravadores ‘Bandeirantes’ no Brasil, só para citar alguns exemplos mais recentes. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Cianobactérias Podem Ajudar na Sobrevivência de Humanos em Marte
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Rafael Rigues 
12 de Agosto de 2022 às 10h15 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Unplash/Mike Kiev

Uma equipe de pesquisadores liderada pelo Dr. Cyprien Verseux, cientista do Centro de Tecnologia Espacial Aplicada e Microgravidade (ZARM), da Universidade de Bremen, na Alemanha, identificou uma subespécie de cianobactéria adequada para o uso em sistemas de suporte à vida, necessários para a sobrevivência humana no Planeta Vermelho.
 
O ambiente marciano pode até parecer não ter recursos para suportar a vida ou a produção de alimentos. Mas, na verdade, a atmosfera com alta concentração de carbono e nitrogênio, somada ao solo rico em ferro e outros metais e minerais, representam recursos importantes para processos biológicos — e, principalmente, são itens essenciais para as cianobactérias.
 
(Imagem: Reprodução/ZARM, Universität Bremen)
Representação de um fotobiorreator de um sistema de suporte à vida, em um habitat em Marte.
 
Os pesquisadores acreditam que, em Marte, algumas cianobactérias poderiam se alimentar da poeira e atmosfera do planeta. Depois, com a fotossíntese, elas iriam produzir oxigênio e formar biomassa, a qual teria uso para a produção de alimentos. Embora o potencial das cianobactérias não seja assunto novo nas pesquisas, os avanços nesta área são lentos, já que o filo das cianobactérias conta com milhares de espécies.
 
Assim, a equipe fez uma seleção prévia de algumas cepas de cianobactérias com base no conhecimento já disponível, e depois analisou o genoma delas. Em seguida, eles definiram alguns critérios e as compararam durante uma série de experimentos. No fim, eles descobriram que a cepa Anabaena sp. PCC 7938 é altamente promissora para uso em sistemas de suporte à vida.
 
Com as descobertas, a equipe espera trabalhar em novas pesquisas sobre os processos de uso de recursos locais em Marte. "Parece que as cianobactérias podem, de fato, ser alimentadas por recursos marcianos, e depois seriam usadas para alimentar outros processos biológicos de interesse", disse Verseux. “Mas saber que este sistema pode funcionar não é suficiente: precisamos aprimorá-lo e avaliar se pode ser eficiente o bastante para valer a pena integrá-lo a missões em Marte”, observou.
 
Além disso, a equipe também quer investigar os mecanismos biológicos que tornam a cepa Anabaena sp. PCC 7938 tão valiosa. “A quantidade de equipes contribuindo para os estudos de sistemas de suporte à vida com base em cianobactérias está aumentando”, celebrou o autor.
 
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Applied and Environmental Microbiology.

Comentários