Empresa Americana Planeja Colocar Abordo da ISS em 2023 a 'Primeira Estufa Comercial no Espaço'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma interessante notícia publicada ontem (22/08) no site “Canaltech”, destacando que uma empresa americana anunciou que pretende colocar, a partir de 2023, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), a primeira estufa privada no espaço. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Empresa Quer Levar a Primeira Estufa Comercial ao Espaço
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Rafael Rigues 
22 de Agosto de 2022 às 12h45 
Fonte: Redwire Space 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/Roscosmos 

A empresa Redwire Corporation anunciou que planeja lançar o que descreve como a “primeira estufa privada” no espaço. Em um comunicado publicado no dia 16 de agosto, a Redwire explica que planeja instalar a estufa na Estação Espacial Internacional (ISS) a partir de 2023, com um contrato fechado com o Centro para o Avanço da Ciência no Espaço, instituição responsável pela operação dos laboratórios dos Estados Unidos na ISS. 
 
Segundo a empresa, o projeto irá render informações importantes para cientistas agrícolas na Terra, expandindo significativamente a capacidade da humanidade de produzir colheitas completas no espaço. No comunicado, o gerente do projeto da estufa Dave Reed comentou que a estufa permitirá a expansão das oportunidades de descobertas científicas para aprimorar a produção agrícola na Terra, além de permitir pesquisas essenciais sobre a produção agrícola no espaço. 
 
(Imagem: Reprodução/NASA) 
A Redwire planeja instalar a estufa na Estação Espacial Internacional em 2023.
 
A ideia é que a estufa sirva como um ambiente de testes para o cultivo agrícola para sustento em ambientes na microgravidade, que será de grande importância para as futuras missões tripuladas de maior duração no espaço profundo. “Produzir colheitas completas no espaço será crítico para futuras missões de exploração espacial, já que as plantas fornecem alimento, oxigênio e recuperação da água”, disse Dave Reed, gerente do projeto. 
 
A Dewey Scientific, uma empresa de soluções agrotecnológicas para a indústria de cannabis, será a cliente da Redwire para o voo inaugural. Durante a missão, a Dewey Scientific vai conduzir um experimento de 60 dias, em que produzirá cânhamo industrial na estufa para um estudo de expressão de genes. O estudo permitirá investigar o potencial das novas instalações, demonstrando os recursos delas e avançando pesquisas em biomedicina e biocombustíveis. 
 
A demonstração da estufa em 2023 servirá também para validar o conceito de operações da estufa, bem como a iluminação, ventilação e contenção. “O aumento da pesquisa de produção agrícola no espaço será importante para o desenvolvimento de conceitos críticos para as missões do programa Artemis, da NASA, e além”, acrescentou Reed. 
 
Esta não é a primeira vez que o laboratório orbital abrigará produção agrícola: em 2021, por exemplo, os astronautas a bordo da estação comemoraram o Ano Novo saboreando rabanetes cultivados por lá. Eles foram produzidos e colhidos pela primeira vez no Habitat de Plantas Avançado (APH), uma espécie de contêiner que integra o experimento Habitat de Plantas-2.

Comentários