Estudantes do ITA Lançaram Foguete no 'Cabo Canavial', Durante as Atividades da 'Latin American Space Challenge (LASC) 2022'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (11/08) no site “R7”, destacando que os estudantes da equipe ‘ITA Rocket Desing’ do ‘Instituto Tecnológico de Aeronáutica’ realizaram no final de semana da semana passada o lançamento do ‘Foguete Montenegro 1’ durante as atividades do ‘Latin American Space Challenge’, que ocorreu no Cabo Canavial, em Tatuí, interior de São Paulo.
 
Segundo a nota do site R7, o foguete da equipe do ITA não atingiu os 3 mil metros como era o objetivo, mas isso faz parte desse negocio como já dissemos aqui, além do que nessa área se aprende muito mais com os erros do que os acertos, portanto galerinha, bola pra frente.
 
Informamos que em breve estaremos realizando uma matéria mais abrangente sobre as atividades dessa fantástica iniciativa internacional da ‘Latin America Space Challenge’. Fique atentos!
 
Brazilian Space 
 
EDUCAÇÃO
 
Estudantes do ITA Lançam Foguete no 'Cabo Canavial'
 
Montenegro 1 foi lançado no último fim de semana no campeonato Latino American Space Challenge, em Tatuí, interior do estado
 
Por Alex Gonçalves, do R7
13/08/2022 - 02h00
 
Fotos: Guigo Moreira

Os estudantes do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) realizaram nos dias 5, 6 e 7 de agosto o lançamento do foguete Montenegro 1, no campeonato Latino American Space Challenge, que ocorreu no Cabo Canavial, em Tatuí, interior de São Paulo.
 

A expectativa dos estudantes da equipe ITA Rocket, durante o evento, era de que o modelo atingisse a altura de três mil metros durante o lançamento, o que não ocorreu. A organização do evento está na etapa de apuração dos dados das equipes participantes e deve anunciar os vencedores nos próximos dias.
 

De acordo com João Aguiar, presidente da equipe, o projeto foi um dos maiores foguetes entre os participantes na categoria. "Iniciamos a nossa preparação para esse projeto ambicioso há mais de um ano, investindo horas e mais horas dentro das nossas instalações para conseguir projetar e construir um foguete 100% feito por estudantes", conta.
 

A oportunidade de criação de cada projeto possibilita novos estudos e avanços para o setor aeroespacial brasileiro. “Até 2026, nossa meta é ultrapassar a linha de 100 mil metros e chegar ao espaço”, afirma João.
 

Ao todo, foram 68 projetos inscritos de 10 países, sendo 49 de foguetes e 19 de satélites, na 4ª edição do  campeonato Latin American Space Challenge.
 

A equipe também recebeu o prêmio de Team Conduct, concedido ao time que melhor se organizou com os procedimentos de segurança durante a competição.
 

Cerca de 40 participantes, formados por alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de engenharia, integram a equipe criada em 2011, que tem como principal objetivo formar profissionais de alto impacto e CEOs do mercado aeroespacial. Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder.

Comentários