Preparativos Finais da 'Tripulação Não Humana' da Espaçonave Orion Para a 'Missão Artemis I'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (11/08) no site “Canaltech”, tendo como destaque as manequins gêmeos 'Helga' e 'Zohar', que ao lado do manequim comandante 'Moonikin Campos', estarão abordo da espaçonave Orion da tão aguardada Missão Artemis I.
 
Pois é amigos e entusiastas, os preparativos finais para o lançamento desta missão histórica então se finalizando e desde já, o BS informa que estará no dia do lançamento realizando uma ‘live especial’ para acompanhar este grande momento da história da humanidade. Para tanto, estaremos na companhia de três grandes especialistas que já confirmaram a sua presença. Em breve anunciaremos os seus nomes. Fiquem atentos. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Helga e Zohar: Conheça os Manequins Gêmeos Prontos Para a Missão Artemais I
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Rafael Rigues 
11 de Agosto de 2022 às 17h15 
Fonte: DLR 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/StemRad

A NASA está trabalhando nos últimos preparativos para a missão Artemis I, um teste de voo que lançará a cápsula Orion à Lua com uma “tripulação” especial: na nave, estarão os manequins Helga e Zohar, manequins “gêmeas” de um experimento do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), junto do “comandante” Moonikin Campos, outro manequim. Eles estarão acompanhados por bonecos do “astronauta” Shaun, o Carneiro, e do simpático beagle Snoopy.
 
Como o programa terá missões tripuladas, a maior prioridade é garantir a segurança dos astronautas, principalmente contra a radiação espacial. É aí que entra o experimento Matroshka AstroRad Radiation Experiment (MARE). Liderado pela agência espacial alemã (DLR) e executado junto de parceiros, este será o primeiro experimento a medir a exposição do corpo humano feminino à radiação além da órbita da Estação Espacial Internacional.
 
Os manequins Helga e Zohar vão ajudar na investigação do MARE com sensores que vão coletar dados da exposição à radiação ao longo dos mais de 40 dias de missão. Zohar estará com um colete protetor AstroRed vermelho, que será testado durante o voo, e Helga irá sem a proteção.
 

Como ambos são feitos de materiais que imitam os ossos, tecidos e órgãos de mulheres adultas, a dose de radiação recebida nos órgãos mais sensíveis poderá ser medida. As atividades dos manequins serão divulgadas nas redes sociais com a tag #LunaTwins (“gêmeas lunares”, em tradução livre). 
 
Investigando os Efeitos da Radiação 
 
Thomas Berger, gerente de projeto no DLR, afirmou que a dupla de manequins já foi enviada à NASA para instalação na cápsula Orion. “Foi uma experiência maravilhosa trabalhar em um objetivo comum nessa equipe internacional”, disse ele. “Agora, claro, estamos animados para ver quais níveis de radiação Helga e Zohar vão medir durante o voo ao redor da Lua e no retorno à Terra”.
 
O MARE irá também coletar dados que permitirão determinar a exposição à radiação a bordo da nave em momentos específicos do voo. Ao investigar como os níveis de radiação podem afetar as futuras astronautas do programa, o experimento MARE ajudará os cientistas a identificar quais proteções contra a radiação podem ser mais úteis — principalmente porque o corpo feminino é mais sensível aos efeitos da radiação ionizante, quando comparado com o masculino.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/Lockheed Martin/DLR)
Representação da "tripulação" da Artemis I na cápsula Orion.

A Artemis I é a missão inaugural do programa Artemis, que levará novamente humanos à Lua. Esta missão terá o objetivo de testar todos os sistemas recém-desenvolvidos para o programa, incluindo a interação entre a nave Orion, o foguete Space Launch System (SLS) e dispositivos em solo.

Comentários