Pequeno Lander Japonês Também Vai 'Pegar Carona' na 'Missão Artemis I' Para Pousar na Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (18/08) no site “Canaltech”, destacando que um pequeno lander lunar (veículo de pouso) japonês denominado OMOTENASHI deverá ser lançado de ‘carona’ pela Foguete SLS da Missão Artemis I.
 
Vejam vocês como são as coisas caros leitores e leitoras do BS, esse lander lunar OMOTENASHI japonês irá acompanhar também a pequena sonda espacial BioSentineljá abordada recentemente aqui no BS, bem como também, ontem a noite, em nossa coluna Espaço Semanal (veja aqui).
 
Enquanto isso cadê o tal GT Artemis tão divulgado pelo ministro risonho Marcos Pontes? Notem vocês amigos que se não fosse o ‘ego’ desses energúmenos que tudo fizeram para atrapalhar a Missão Garatéa-L, hoje quem sabe (devido ao seu tamanho pequeno) essa sonda lunar brasileira poderia também estar participando desse momento histórico da humanidade, bem como também colocando definitivamente a Astronáutica Brasileira nos livros de história.
 
Só nos resta parabenizar a JAXA e ao povo japonês por essa grande conquista dizendo:
 
Avante OMOTENASHI! 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Pequeno Lander Japonês Vai "Pegar Carona" na Artemis I Para Pousar na Lua 
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Rafael Rigues 
18 de Agosto de 2022 às 15h45 
Fonte: NASA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: JAXA/University of Tokyo

Em algumas semanas, a NASA lançará a missão Artemis I, que levará diferentes cargas úteis “de carona” ao espaço — entre elas, está o lander (veículo de pouso) lunar OMOTENASHI, sigla para “tecnologias de exploração lunar surpreendentes demonstradas por um nano impactador semi-rígido”, em tradução livre. Desenvolvido pela agência espacial japonesa (JAXA) e Universidade de Tóquio, ele tentará realizar um pouso controlado na Lua durante uma missão de demonstração.
 
Durante a missão Artemis I, a cápsula Orion será lançada com o foguete Space Launch System (SLS) para orbitar a Lua, retornando para a Terra algumas semanas depois. Mas o OMOTENASHI irá se separar do SLS e entrar em uma órbita de impacto lunar com uma única manobra de seu módulo orbital; depois, ele usará seu motor de foguete sólido para descer à Lua, desacelerando o movimento
 
(Imagem: Reprodução/JAXA/University of Tokyo)
Representação do lander OMOTENASHI sobre a superfície lunar.
 
O OMOTENASHI fará uma parada quase completa quando estiver entre 100 e 200 m acima da superfície lunar. No fim, o motor dele será desativado e o lander descerá à Lua em queda livre, usando airbags e um sistema de absorção de choque para amortecer a chegada ao solo lunar. Enquanto isso, ele medirá os níveis de radiação no ambiente lunar.
 
O lander pesa apenas 14 kg, o que o torna o menor lander lunar já projetado, e suas capacidades serão colocadas à prova durante a missão. “Em um futuro próximo, a indústria, a academia e até os indivíduos vão poder — e devem — participar facilmente da exploração espacial”, disse Dr. Tatsuaki Hashimoto, investigador principal do lander. “Para isso, naves pequenas e de baixo custo serão indispensáveis”.

Comentários