Após Várias Falhas, a Empresa 'Astra Space' dos EUA Encerrou o Desenvolvimento do Seu 'Foguete Rocket 3'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (08/08) no site “Canaltech”, destacando que após várias falhas, a empresa americana ‘Astra Space’ encerrou o desenvolvimento do Foguete Rocket 3’. 
 
Pois é amigos leitores e leitoras, como eu já havia dito em comentário anterior, estava mais que claro que tinha algo de muito errado com esse foguete. Afinal, sendo os EUA uma nação lançadora com larga experiência em produção de foguetes, era muito estranho que esse foguete viesse a falhar sequencialmente como estava ocorrendo. 
 
Portanto em minha opinião, antes mesmo da NASA colocar dinheiro nessa empresa novamente, é preciso que se venha investigar com seriedade e competência o que aconteceu, ou a agencia espacial americana irá correr o risco de repetir os mesmos erros cometidos por décadas pelos órgãos do Governo Brasileiro em seu Programa Espacial, erros ainda em curso ‘now-a-days’, infelizmente. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Após Várias Falhas, Astra Space Encerra Desenvolvimento do Foguete Rocket 3
 
Por Daniele Cassita 
Editado por Rafael Rigues 
08 de Agosto de 2022 às 16h45 
Fonte: Business Wire; Via: SpaceNews 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Astra/Brady Kenniston

Na última quinta-feira (4), a Astra Space anunciou que vai encerrar o desenvolvimento dos foguetes Rocket 3 e que irá se dedicar ao Rocket 4, um veículo maior que seu antecessor, que só deverá ficar pronto para voos a partir de 2024. A decisão vem após uma série de falhas em lançamentos dos foguetes menores — a mais recente aconteceu em junho, durante o lançamento de um foguete Rocket 3.3 com dois satélites TROPICS da NASA.
 
Em um comunicado, a Astra afirmou que segue investigando a causa da falha junto à NASA e à Administração Federal de Aviação (FAA), órgão que regulamenta o setor aeroespacial nos EUA e é responsável pela investigação de acidentes. Chris Kemp, diretor-executivo da empresa, afirmou que o primeiro estágio funcionou como o esperado, mas o estágio superior sofreu uma anomalia que fez com que seu motor ficasse sem combustível prematuramente.
 
Agora, a empresa deverá seguir com o Rocket 4.0. Embora não haja muitos detalhes sobre o design do veículo, o novo foguete poderá levar até 600 kg de cargas úteis para a órbita baixa da Terra — para comparação, o Rocket 3.3 não comportava mais que 50 kg. “O feedback que recebemos de algumas das grandes operadoras de constelações de satélites é que eles estão ficando maiores”, disse Kemp.
 
(Imagem: Reprodução/Astra)
Representação do foguete Rocket 4.0.
 
Assim, ao descontinuar os foguetes Rocket 3.3, a empresa pode focar seus recursos em um novo sistema de lançamentos com maior capacidade para cargas úteis, acompanhando as demandas do mercado. A NASA, junto de outros clientes que fecharam contratos de lançamentos com foguetes da Rocket 3, serão realocados em lançamentos do futuro Rocket 4.0. Contudo, ainda deverá levar algum tempo até que os clientes vejam suas cargas indo ao espaço com a Astra.
 
É que a empresa afirmou que não deve realizar novos lançamentos neste ano, e os testes do novo foguete só devem começar em 2023. “Há muita incerteza, porque queremos dar o tempo à equipe para realizar todos os testes antes de outro lançamento comercial”, observou Kemp, quando questionado sobre o cronograma do novo veículo. “Se vamos conseguir realizar lançamentos comerciais em 2023 vai depender do sucesso dos nossos voos de testes”.

Comentários