NASA Descobriu a Origem do Tal 'Espaguete em Marte'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (04/08) no site “Canaltech”, destacando que a NASA descobriu a origem do tal ‘espaguete’ fotografado recentemente pelo ‘Rover Perseverance’ na superfície de Marte. Lei a matéria e entenda melhor o assunto. 
 
Pois então, era mesmo o que eu havia imaginado que poderia ser, portanto assunto encerrado. Porém a explicação esdrúxula da tal porta descoberta pelo 'Rover Curiosity' eu não engoli não, viu NASA? 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
NASA Descobre Origem do "Espaguete" em Marte
 
Por Rafael Rigues 
04 de Agosto de 2022 às 16h00 
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

A NASA descobriu a origem de um curioso objeto fotografado no solo de Marte, que parece um punhado de espaguete. Segundo Justin Maki, cientista de imagens e investigador principal adjunto do Mastcam-Z no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, trata-se de destroços do equipamento usado durante o processo de "Entrada, Descida e Pouso" (EDL) no planeta.
 
Após o pouso o equipamento de EDL, incluindo a plataforma SkyCrane, que baixou o rover até a superfície, foi descartado. E parte dele se quebrou em pedaços menores quando atingiu a superfície.
 
"Esses pedaços de detritos do EDL foram vistos em imagens da região de Hogwallow Flats, um local a cerca de 2 km a noroeste da zona onde o EDL caiu". Alguns destes detritos são bem grandes, como parte da carenagem e paraquedas que foram encontrados pelo Perseverance em abril. Outros pedaços são pequenos e leves o suficiente para serem arrastados pelo vento por vários quilômetros.
 
"Até agora, vimos pedaços brilhantes de material de manta térmica, material de rede de Dacron que também é usado em mantas térmicas e um material semelhante a cordas que concluímos ser um provável pedaço de rede de Dacron triturada". Este "material semelhante a cordas" é o que ficou mundialmente conhecido como o "espaguete marciano".
 
(Imagem: NASA/JPL)
Imagem do famoso "espaguete marciano", capturada pelo rover Perseverance.
 
Em um artigo no blog oficial da missão Mars 2020, Maki descreve outros pedaços do equipamento de EDL encontrados pelo Perseverance, como parte de uma manta térmica. E relembra situações similares, como a descoberta do escudo de calor do rover Opportunity, junto com uma mola, em 2004.
 
"Com a melhoria contínua da tecnologia das câmeras, as equipes de imagem em missões futuras poderão identificar mais prontamente os detritos de EDL nas imagens. Os engenheiros que projetam hardware EDL para futuras missões precisarão considerar o impacto (literalmente) de seus projetos em Marte e nos requisitos da missão", disse Maki. A preocupação é a possibilidade, remota, de que esse material contamine amostras de solo marciano que, no futuro, serão trazidas à Terra.

Comentários