CASC Chinesa Anuncia Ter Reutilizado o Seu 'Avião Espacial' Pela Primeira Vez

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma notícia publicada ontem (29/08) no site “Canaltech”, destacando que na última sexta-feira (26), a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC), a principal contratante do Programa Espacial Chinês, anunciou que reutilizou um avião espacial suborbital pela primeira vez.
 
Pois é amigos leitores, o desenvolvimento espacial não para na China, bem como em outros países do mundo como estamos noticiando diariamente no BS. Enquanto isso, aqui na República das Bananas, temos de conviver com fantasmas e aberrações como o GT Artemis e o Edital de Foguete de Treinamento. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
China Reutiliza Avião Espacial Pela Primeira Vez
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Rafael Rigues 
29 de Agosto de 2022 às 13h15 
Fonte: Weixin; Via: SpaceNews
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Modified Copernicus Sentinel data 2020

Na última sexta-feira (26), a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC), a principal contratante do programa espacial chinês, anunciou que reutilizou um avião espacial suborbital pela primeira vez. O procedimento representa mais um avanço no projeto do país, focado em desenvolver um sistema de transportes completamente reutilizável.
 
Segundo um comunicado da CASC, o veículo suborbital foi lançado do Centro de Lançamentos de Satélites de Jiuquan, no deserto de Gobi. Depois, o avião pousou no aeroporto Alxa Right Banner, na Mongólia. A publicação não trouxe imagens do veículo ou os parâmetros do voo.
 

Na verdade, a única indicação de que o veículo em questão era, de fato, um avião espacial, estava no comunicado, no qual a CASC descreveu que o veículo “pousou suave e horizontalmente” no aeroporto. A missão discreta representa o segundo voo do avião espacial surborbital desenvolvido pela Academia Chinesa de Tecnologias de Veículos Lançadores (CALT), uma subsidiária da CASC — o primeiro aconteceu em julho do ano passado.
 
No início do mês, a CALT havia lançado um outro avião espacial em uma missão orbital, e parece que ele ainda não voltou ao solo. É possível que tanto o avião espacial orbital quanto o suborbital sejam combinados para criar algum sistema de transporte espacial, com a capacidade de ser totalmente reutilizável.
 
Enquanto isso, a China segue trabalhando em projetos de outras naves e aviões espaciais também reutilizáveis: a Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China (CASC), por exemplo, está desenvolvendo o avião espacial Tengyun. Já a Space Transportation, empresa comercial chinesa, já soma mais de US$ 40 milhões que serão destinados a aviões espaciais hipersônicos.

Comentários