Imagem Recente Feita da Lua Por Dupla de Astro-Fotógrafos é Incrivelmente Rica em Detalhes

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma interessante notícia publicada ontem (22/08) no site “Canaltech”, destacando que dois astro-fotógrafos fizeram uma espetacular imagem da Lua, rica em detalhes.
 
Pois então, nesse momento em que estamos há poucos dias de darmos início ao nosso retorno ao satélite natural da Terra, essa imagem da Lua é muito bem vinda, e acredito ajudará em muito a ciência espacial envolvida com pesquisas nessa área.   
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Foto da Lua Feita Por Dupla de Fotógrafos é Incrivelmente Rica em Detalhes
 
Por Daniele Cavalcante 
Editado por Rafael Rigues 
22 de Agosto de 2022 às 15h10 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Andrew McCarthy/Connor Matherne 

Dois astrofotógrafos se uniram para fazer uma imagem impressionante da Lua. Eles usaram mais de 200 mil fotos "clicadas" em uma única noite, cada um focando características diferentes da superfície lunar, e empilharam todas elas ao longo de nove meses. O resultado é de cair o queixo. 
 
Andrew McCarthy e Connor Matherne começaram o trabalho em novembro de 2021, mas o contato entre eles começou há quatro anos. Cada um deles prefere focar em aspectos diferentes em suas fotografias do espaço. Enquanto McCarthy é especialista em fotografias detalhadas, usando dezenas de milhares de fotos para conseguir revelar características geográficas dos objetos cósmicos — como a Lua, o Sol e nebulosas —, Matherne é expert em cores reais dos corpos celestes. 
 
Assim, em uma única noite, McCarthy tirou mais de 200 mil fotos com riqueza de detalhes da Lua e Matherne fotografou o satélite natural 500 vezes para obter todos os dados de cores possíveis. O resultado do empilhamento dessas fotos foi a imagem abaixo, batizada como "The Hunt for Artemis".
 
(Imagem: Reprodução/Andrew McCarthy/Connor Matherne) 
Esta imagem foi montada a partir de mais de 200.000 fotos da Lua.
 
Segundo Matherne, "a cor nesta imagem é real, mas apresentada com maior saturação para ser facilmente visível aos nossos olhos". Ele explica que os tons avermelhados são áreas ricas em ferro e feldspato e os azuladas são pontos onde o regolito é rico em titânio. A atmosfera da Terra contribui para que "as cores pareçam como são". 
 
Os autores dedicaram a obra à primeira missão do programa Artemis, da NASA, prevista para lançamento em 29 de agosto de 2022. No início do mês, a agência espacial encorajou o público a publicar imagens que tenham a Lua como tema principal, com a iniciativa #MoonSnaps.  
 
A imagem original, compartilhada no Reddit, tem 174 megapixels, e Matherne encoraja os internautas a ampliar e conferir os detalhes. A foto também está à venda no site oficial de McCarthy, em quantidade limitada de impressões, em várias opções de tamanho.

Comentários