Borboleta Cósmica: Foto Mostra Galáxias Colidindo a 60 Milhões de Anos-Luz da Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (11/08) no site “Canaltech”, destacando que uma equipe de astrônomos do ‘Telescópio Gemini Norte’, que fica localizado no Havaí, divulgou a bela imagem das ‘Galáxias NGC 4568’ e ‘NGC 4567’, conhecidas como ‘Galáxias da Borboleta’ em função do formato que lembra as asas do inseto.
 
Sensacional, espetacular, lindas fotos, imagine como elas são de verdade em seu tamanho original, talvez só disponíveis para essa equipe do ‘Telescópio Gemini Norte’. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Borboleta Cósmica: Foto Mostra Galáxias Colidindo a 60 Milhões de Anos-Luz Daqui
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Rafael Rigues 
11 de Agosto de 2022 às 13h15 
Fonte: NOIRLab 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: International Gemini Observatory/NOIRLab/NSF/AURA

Uma equipe de astrônomos do telescópio Gemini Norte, no Havaí, publicou nesta terça-feira (9) uma foto de duas galáxias espirais em processo de colisão e fusão. Na imagem, vemos as galáxias NGC 4568 e NGC 4567, conhecidas como “Galáxias da Borboleta” em função do formato que lembra as asas do inseto. Elas ficam a cerca de 60 milhões de anos-luz da Terra e, em aproximadamente 500 milhões de anos, devem dar origem a uma galáxia elíptica.
 
(Imagem: Reprodução/International Gemini Observatory/NOIRLab/NSF/AURA)
As Galáxias da Borboleta em processo de colisão.
 
Você deve ter notado que as formas espirais originais das galáxias ainda seguem bem definidas, mas conforme a fusão progredir, os braços delas devem acabar destruídos: as forças gravitacionais de ambas devem romper as estruturas espirais, desencadeando processos de formação estelar intensa.
 
Conforme as galáxias se torcem ao redor uma da outra, fluxos de gás e estrelas serão arrastados para fora de cada uma, fazendo com que as estruturas individuais da NGC 4568 e NGC 4567 acabem misturadas. O processo dará origem a uma galáxia elíptica — talvez parecida com Messier 89, uma galáxia elíptica antiga e com baixa formação estelar.
 
Além da beleza, a foto traz também um “spoiler” do que deverá acontecer em 5 bilhões de anos com a Via Láctea, quando colidir com Andrômeda. É possível que ambas passem por uma grande mudança em suas estruturas, capaz de levar o Sol e o Sistema Solar para uma região completamente diferente da galáxia recém-formada.
 
(Imagem: Reprodução/International Gemini Observatory/NOIRLab/NSF/AURA)
Detalhe destacando a supernova em uma das galáxias.

Outro detalhe interessante da foto é uma região brilhante, localizada no centro de um dos braços espirais da NGC 4568. Ali, está o brilho da supernova SN 2020fqv, que já está desaparecendo. Ela surgiu em uma foto do telescópio Hubble publicada em 2020, e agora está na imagem do Gemini, com dados obtidos naquele ano.

Comentários