A Misteriosa 'Crosta de Gelo' da Lua 'Europa' de Jupiter, Poderá Ser Desvendada Com Amostras da Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (16/08) no site ‘Olhar Digital’, destacando que antes da Missão Clipper, a ser lançada pela NASA em 2024, os cientistas estão buscando pistas aqui na Terra de quais serão os possíveis desafios encontrados na exploração da lua ‘Europa’, uma das luas do gigante planeta Júpiter. 
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Misteriosa Crosta de Gelo da Lua Europa Pode Ser Desvendada Com Amostras da Terra
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por André Lucena
16/08/2022 - 14h25
Atualizada em 16/08/2022 - 15h34
Fonte: Via: Space.com 
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Antes da Missão Clipper, que será realizada pela NASA em 2024, os cientistas buscam pistas aqui na Terra de quais serão os possíveis desafios encontrados na exploração da Europa, uma das luas de Júpiter. Estudos prévios sugeriram que a temperatura, a pressão e a salinidade do oceano nessa lua são semelhantes às encontradas nas plataformas de gelo na Antártida. 
 
Até o momento, os pesquisadores sabem que o astro é coberto por uma camada de gelo. Entretanto, há dois tipos de gelo presentes na Terra que podem se aproximar do tipo encontrado na Europa. 
 
Um estudo foi realizado para entender como a água salgada se solidifica, e assim ajudar os instrumentos da agência espacial norte-americana na missão, que chegará à uma das quatro maiores luas de Júpiter, em 2030. 
 
Lua Europa de Júpiter 
 
Um desses gelos observados, conhecido como frazil, forma-se em colunas de água super refrigeradas e flutua em direção à superfície; enquanto o outro tipo congela em cima da plataforma de gelo formada. O frazil detém apenas 0,1% da salinidade do oceano e, de acordo com o estudo, pode ser comum na lua Europa, pois a camada de gelo pode se encaixar em magnitudes mais puras do que as estimativas anteriores. 
 
Um comunicado emitido pela principal autora e pesquisadora do Instituto de Geofísica da Universidade do Texas, Natalie Wolfenbarger, declarou que tem interesse na salinidade e composição do oceano, já que esses fatores determinarão a potencial habitabilidade da lua ou mesmo do tipo de vida que poderia viver por lá.
 
A lua Europa tem aproximadamente o tamanho da lua da Terra e, embora tenha um manto rochoso muito parecido com o do nosso planeta, os cientistas acreditam que o manto do astro está cercado por um oceano oculto de água e gelo entre 80 e 170 quilômetros de espessura.

Comentários