Foguete SLS da 'Missão Artemis I' Levará Também de 'Carona' Missão Espacial Propulsada Por Vela Solar Para Asteroide

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma notícia publicada ontem (22/08) no site “Canaltech”, destacando que mais uma pequena missão espacial (juntando-se as Missões BioSentinel e OMOTENASHI , já abordadas no BS, veja aqui e aqui) será lançada de ‘carona’ pelo foguete SLS da ‘Missão Artemis I’. Trata-se da ‘Missão NEA Scout’, também do tamanho de uma ‘Caixa de Sapatos’ que tem como objetivo viajar até o Asteroide 2020 GE se utilizando de uma vela solar. 
 
Pois é, sensacional, né? Entretanto quando me atento para o fato que o Brasil também poderia está se valendo desse momento histórico para colocar em órbita lunar a sua Missão Lunar Garatéa-L, e não o fez por falta de visão e por exacerbada inveja desses energúmenos que tomas decisões no MCTI/AEB, não há como ter qualquer esperança de que um dia essa Republica das Bananas fará parte das nações que darão as cartas nesse complexo jogo do desenvolvimento espacial. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Artemis I Dará "Carona" a Vela Solar Que Visitará Asteroide
 
Por Daniele Cavalcante 
Editado por Rafael Rigues 
22 de Agosto de 2022 às 18h45 
Fonte: NASA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA 

A missão Artemis 1, primeiro voo espacial do programa que enviará a humanidade de volta à Lua, levará consigo algumas cargas úteis de terceiros. Uma delas é um pequeno satélite chamado NEA Scout, um projeto que tem como objetivo de viajar até o asteroide 2020 GE. Esta é a primeira vez que um asteroide com menos de 100 metros será estudado de perto. 
 
O NEA Scout pegará carona entre as 10 cargas secundárias que estarão a bordo do Space Launch System, com previsão de lançamento no dia 29 de agosto. Ele é composto por um cubesat do tamanho de uma caixa de sapatos e uma vela solar que usará as partículas do Sol como “combustível”. 
 
As velas solares são feitas de material super leve — nesse caso, folhas de alumínio revestido por um plástico, mais finas que um fio de cabelo humano. Fótons da luz solar refletidos na vela darão impulso à espaçonave, que conseguirá viajar rápido no espaço já que é muito leve, devido à ausência de tanques de combustível e painéis de energia solar. 
 
(Imagem: Reprodução/NASA) 
Representação do asteroide 2020 GE.
 
Embora a vela solar possa viajar muito rápido sozinha, o NEA Scout terá que usar pequenos propulsores de gás frio para realizar as manobras e na orientação. A missão também será uma demonstração de conceito. Futuramente, o cubesat poderá estudar outros alvos antes de missões robóticas mais sofisticadas. 
 
A câmera do NEA Scout tem uma resolução de menos de 10 cm por pixel, o suficiente para a equipe da missão determinar se o asteroide 2020 GE é sólido ou composto de rochas menores e poeira aglomerada, como o Bennu e o Ryugu. O asteroide tem cerca de 18 metros de diâmetro e completa uma órbita ao redor do Sol uma vez a cada 368 dias, quase o mesmo período que a Terra leva para realizar seu trajeto orbital. 
 
Para chegar a esta rocha, o NEA Scout usará a gravidade da Lua a seu favor para ganhar um impulso extra rumo ao seu destino. A vela solar tem 86 metros quadrados e levará o cubesat à órbita do asteroide. Chegando lá, o satélite terá velocidade de menos de 30 m/s, lenta o suficiente para obter imagens ricas em detalhes. Isso é importante para estudar objetos como o 2020 GE e coletar dados de sua forma, rotação, campo de detritos e características de sua superfície. 
 
(Imagem: Reprodução/NASA) 
Vela solar do NEA Scout, em sua versão compactada antes da abertura.
 
Em 8 de setembro de 2023, o asteroide 2020 GE fará uma aproximação com a Terra, e ficará a uma distância de apenas 0,05 Unidade Astronômica. Uma Unidade Astronômica corresponde à distância entre a Terra e o Sol, então essa aproximação será de 7.479.893 km, aproximadamente. Para comparação, a Lua está a 384.000 km de distância da Terra, ou seja, a aproximação do asteroide 2020 GE não representa nenhum perigo ao planeta.

Comentários