Com Participação de Servidores da AEB, Chega ao Fim a '34ª Edição' do 'Space Studies Program', Evento Promovido Pela ‘International Space University (ISU)’

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada dia (08/07) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”,  destacando que uma equipe formada por servidores da agência participou da 34ª edição do ‘Space Studies Programrealizado pela ‘International Space University (ISU)’. 
 
Pois então amigos leitores, toda ou qualquer iniciativa que envolva o nome do Dr. Ian Grosner vem acompanhada pelo ‘Selo da Credibilidade’, e, portanto, acreditamos na seriedade desta iniciativa.
 
Quanto a tal proposta da ‘Missão SENTIENT (Search for Extra-terrestrial Entities in the Enceladus Terrain)’ citada na nota, em rápida procura na internet não achei nada sobre a mesma, o que me leva a acreditar que foi uma proposta feita pela primeira vez apenas nesse evento, ou foi apenas uma missão simulada para o estudo dos alunos envolvidos. Enfim...
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS 
 
Chega ao fim a 34ª edição do Space Studies Program
 
"Novas metodologias para descoberta de vida no espaço exterior" foi o tema escolhido pela International Space University
 
Por Coordenação de Comunicação Social - CCS 
Publicado em 08/08/2022 - 17h47
Atualizado em 09/08/2022 - 09h50
 
 

Na última sexta-feira (5), aconteceu o encerramento do Space Studies Program (SSP) 2022, com apresentação do trabalho final da equipe composta de vários servidores da Agência Espacial Brasileira (AEB). O evento, que é o principal curso de curta duração sobre os mais abrangentes temas da área espacial, oferecido pela International Space University (ISU), foi realizado de forma online e teve como sede a cidade de Oeiras, em Portugal.
 
A equipe de alunos, formada por 15 participantes de dez nacionalidades diferentes, sendo quatro brasileiros que trabalham na AEB, debruçou-se durante seis semanas sobre o tema: “Novas metodologias para descoberta de vida no espaço exterior”. O curso foi finalizado com um trabalho de conclusão, um sumário executivo e uma apresentação oral/vídeo, seguida de perguntas e respostas de especialistas e do público em geral.
 
A missão proposta pela equipe, SENTIENT (Search for Extra-terrestrial Entities in the Enceladus Terrain), visa aprofundar essa busca e explorar a possibilidade de vida, passada ou presente, na gelada lua de Saturno, chamada Enceladus.
 
O conceito da missão consiste em uma espaçonave composta por um orbitador e um módulo de pouso. O orbitador conterá instrumentos de sensoriamento remoto para determinar uma zona de pouso ideal perto das Tiger Stripes ao redor do pólo sul, onde a sonda coletará amostras e dados do gelo e da atmosfera circundantes e os transmitirá ao orbitador, para retransmiti-los de volta à Terra para análise adicional de possíveis bioassinaturas.
 
E se encontrarmos vida lá fora? Isso, por sua vez, levantaria muitas outras questões do ponto de vista da ciência, do direito, da política e das humanidades. Além da excitação, espera-se que tal evento incite reações mistas do público, incluindo preocupações éticas em torno das interações com organismos recém-descobertos.
 
Além de toda uma nova dimensão aberta à comunidade científica, novos estudos precisariam ser conduzidos sobre mudança comportamental humana, novas leis e políticas teriam que ser desenvolvidas e novas políticas de bem-estar em todo o mundo seriam implementadas.
 
Para o procurador federal da AEB, Ian Grosner, a oportunidade de concluir o curso pela ISU foi única: “O curso, como já era esperado, é multidisciplinar e propicia ao estudante uma visão quase que completa dos estudos relacionados ao espaço exterior. Astronomia, medicina espacial, engenharia espacial, sensoriamento remoto, astrobiologia, direito e política espacial, artes, enfim, uma gama variada de conhecimentos transmitidos pelos maiores especialistas dos assuntos, incluindo pesquisadores e cientistas de diversas agências espaciais do mundo: NASA, ESA, JAXA etc. O aprendizado com os professores e com os demais alunos da equipe foi constante durante as seis semanas do curso. O trabalho final ficou excelente e só tenho mesmo a agradecer aos meus colegas e à AEB por ter me proporcionado esta experiência”. 
 


Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários