FAB Assina Contrato Com a Empresa Canadense ‘C6 Launch' Para Lançamentos de Veículos Espaciais do CEA

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue uma nota postada ontem (26/08) no site oficial da FAB destacando que a Força Aérea Brasileira finalmente assinou contrato com empresa canadense ‘C6 Launch Systems Incorporated’ que permitirá esta empresa realizar lançamentos de veículos espaciais do Centro Espacial de Alcântara (CEA), ponto, e que isso fique bem claro. 
 
Bem caros amigos, não deixa de ser um marco, é verdade, da mesma forma (vale lembrar) que foi a assinatura do contrato do motor S50 com a famigerada Avibras, então lembrados? Lembram no que deu? Pois é, sinceramente vou ficar na torcida para que essa empresa venha realmente prestar serviços de lançamentos que tragam recursos para o PEB (apesar de não acreditar que serão bem empregados), mas até que me provem do contrario, duvido muito que isso aconteça e motivos não me faltam. 
 
Pra começar, nunca ouvi falar nessa startup canadense desde que ela apareceu por aqui, nem que o Canadá tivesses expertise na área de foguetes (isto não significa que não tenha, apenas não tenho esse conhecimento) e portanto tudo isso me parece (apesar do enchimento de linguiça dessa nota da FAB), não passar de uma ‘grande aposta’ que pode dar em samba, ou acabar numa daquelas sessões de pizza onde ninguém aparece para pagar a conta. 
 
Se é para fazer apostas, porque então na área de desenvolvimento desses veículos não se apostar em quem tem de verdade no Brasil condições de produzir foguetes? Tá aí amigos leitores, uma das razões porque esse que vos fala não acredita mais no Programa Espacial Brasileiro e elas são inúmeras, e já bem apresentadas aqui no BS e em nosso canal no youtube. 
 
Brazilian Space 
 
ESPACIAL 
 
FAB Assina Contrato Com Empresa Canadense Para Lançamentos de Veículos Espaciais 
 
Cerimônia alusiva à assinatura do contrato entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa canadense C6 Launch Systems Incorporated aconteceu nessa quinta-feira (25/08) 
 
Por Tenente Flávia Rocha 
Revisão: Major Oliveira Lima 
Edição: Agência Força Aérea 
Publicada em: 26/08/2022 - 12:30 
Fonte: Agência Força Aérea 
 
Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER
 
Um importante passo para inserir o Brasil em um seleto grupo de países com capacidade de lançamento de veículos espaciais. Nessa quinta-feira (25/08), em Brasília (DF), ocorreu a cerimônia alusiva à assinatura do contrato entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa canadense C6 Launch Systems Incorporated, uma das selecionadas para operação no Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.
 
O contrato é consequência do Edital de Chamamento Público nº 02/2020 da Agência Espacial Brasileira (AEB), de 22 de maio de 2020, e tem como objeto a disponibilização de bens e serviços para lançamentos de veículos espaciais, a partir da área 3 do Centro Espacial de Alcântara, conhecida como área do Perfilador de Vento.
 

A solenidade foi presidida pelo Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues. Participaram, ainda, Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais da Aeronáutica; o Presidente da Agência Espacial Brasileira, Coronel Carlos Augusto Teixeira de Moura, e representantes da C6 Sistemas de Lançamento e Serviços do Brasil e, por videoconferência, do Presidente e Ceo da C6 Launch Systems Incorporated, Richard Mccammon.
 
Na oportunidade, o Tenente-Brigadeiro Heraldo ressaltou a importância da assinatura do contrato para a efetiva entrada do Brasil na corrida espacial. “Hoje, com a celebração desse contrato foi dado um passo gigantesco para a exploração no Centro de Lançamento de Alcântara. Paralelamente a isso, a Agência Espacial Brasileira trabalhou junto com o Comando da Aeronáutica para assinarmos alguns acordos que possibilitam a exploração comercial de Alcântara”, completou.
 

Richard Mccammon frisou que a parceria vai impactar positivamente as economias tanto local quanto nacional. Ele informou, ainda, que o primeiro lançamento deve ocorrer no primeiro semestre de 2024. E destacou também que o contrato é um marco importante que amplia a cooperação e a parceria entre a Força Aérea Brasileira, a Agência Espacial Brasileira e outras Agências Locais, desenvolvendo o segmento espacial no Brasil.
 
Assista ao vídeo da matéria abaixo.
 
Vídeo: Sargento Mônica / CECOMSAER 

Veja também: 
 

Comentários