Resumo Histórico do 2022 – 4Th Annual LASC

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Recebemos no ultimo final de semana o artigo abaixo, escrito que foi por um dos pioneiros do Foguetemodelismo no Brasil, o Sr. Carlos Cássio Oliveira, presidente do 'Centro Experimental de Foguetes Aeroespaciais da Bahia (CEFAB)', fazendo um especial relato de sua passagem pelo 'IV Latin American Space Challenge (LASC)', evento este realizado anualmente e que ocorreu esse ano entre os dias 05 e 07 de agosto, na região de Tatui-SP.
 
Brazilian Space
 
“Resumo Histórico do 2022 – 4Th Annual LASC”
 
Por Carlos Cássio Oliveira
Presidente do Grupo CEFAB
30/082022
 
Escrever todos os relatos da viagem para um dos maiores eventos científicos no Brasil na arte de projetar, construir e lançar os foguetes, são exercícios mentais. Vai muito além de comentar, grifar de forma sucinta, os momentos e detalhes marcantes de todo evento.
 
As viagens de ida e retorno, da origem e até o destino foi muito cansativa.  Uma vez, ao chegar na cidade acolhedora, Tatuí-SP, já no hotel “IBIS”, dei de cara com a concentração de vários grupos, que estavam desembarcando repletos de matérias e equipamentos.
 
Além do frio cortante, a viagem em si foi repleta de imprevistos e contratempos. De cara no saguão, situações que fogem ao esperado, questionando-os sobre o tal de “Apoio amplo e irrestrito” a unanimidade me confessaram que o apoio cotidiano, ainda é “parco”, ainda não o índice ideal esperado. E o mais o importante, com todos os obstáculos, não os tiraram da sintonia otimista, a fé e a hombridade em participarem com humildade deste evento tão maravilhado pela coletividade. Desistir já mais pelo progresso da ciência espacial do Brasil!
 
De todas estas anomalias o que nós aprendemos com estes testemunhos, é que os aspectos negativos, revelam o verdadeiro caráter e o apreço positivo de cada futuro engenheiro, onde os mesmos tem de gerar forças para superar as adversidades financeiras e logísticas. A nascente do poder tem o dever cívico em ajudar de forma plena (em todas as referências logísticas) estes jovens ociosos que sonham em um PEB forte e promissor.
 
Enfim, falando sobre a “2022 LASC”, o evento divide-se em duas vertentes, e foi realizado nos dias: 05/ até 07 August 2022.
 
No primeiro, o Latin American Space Challenge (LASC) tem como missão motivar as pessoas a desenvolver e lançar um foguete com um satélite como carga útil. Existem dois desafios com categorias diferentes: o Rocket Challenge e o Satellite Challenge. O LASC ocorreu no Cabo Canavial, na região de Tatuí-SP.
 
Desafio do foguete:
 
* Nível de entrada: apogeu AGL de 0,5 km com um sistema de propulsão de foguete sólido
* 1 km AGL apogeu com sistema de propulsão de foguete sólido
* 1 km AGL apogeu com sistema de propulsão de foguete híbrido ou líquido
* 3 km AGL apogeu com sistema de propulsão de foguete sólido
* 3 km AGL apogeu com sistema de propulsão de foguete híbrido ou líquido
 
Desafio do satélite:
 
* Projeto de satélite no estilo PocketQube ou CanSat
* Projeto de satélite estilo CubeSat
 
No segundo, O Programa de Cooperação LASC (LCP) visa estimular a troca de conhecimentos e habilidades entre equipes, a profissionalização de grupos com foco em segurança e excelência internacional, por meio da troca de experiências e da padronização de procedimentos de projeto e desenvolvimento.
 
A missão do LCP é atingir um apogeu de 5 quilômetros (16.400 pés) com um veículo lançador desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação LASC. O foguete seria lançado durante este 'Desafio Espacial Latino-Americano 2022' do Cabo Canavial, mais infelizmente por alguma razão não divulgada, o lançamento não ocorreu.
 
Objetivos principais:
 
* Demonstrar a eficiência do projeto do foguete como ferramenta didática para transferência de tecnologia e know-how aeroespacial de excelência internacional para equipes universitárias.
 
* Proporcionar experiência profissional de desenvolvimento e lançamento de sistemas espaciais para estudantes universitários, contribuindo para a formação de recursos humanos altamente qualificados.
 
O Sr. Carlos Cassio Oliveira, O Engº Calvin Trubiene (cordenador do evento) e o Engº Sérgio Mello Moraes (líder do grupo CEPA, de Patos de Minas-MG).

Equipes participantes do LCP:
 
Foram mais de 15 equipes de diferentes países participando desta grande cooperação tecnológica.
 
Equipe BEYOND Rocket Design - Universidade Federal de Itajubá.

Equipe de Propulsão e Tecnologia Aeroespacial - Universidade Federal de  Uberlândia-MG.

Equipe Fênix - Universidade Federal de Minas Gerais.

Clube Aeroespacial FPUNA - Universidade Nacional de Assunção (PAR).
 
Grupo de Foguetes IFSC Gaspar – Instituto Federal de Santa Catarina.

Grupo de Foguetes de Roraima - Universidade Federal de Roraima.

Duo Rocketeers - Equipe Mista da ÍNDIA.

Kinti Space - Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (PER).

Equipe Minerva Rockets - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Projeto Aeroespacial Orion - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Ponta Grossa).

Equipe Projeto Júpiter - Escola Politécnica (USP).

Espaço Rio HacKer Marker – Equipe Mista do Brasil.

Equipe Supernova Rochetry - Universidade de Juiz de Fora-MG.

Equipe de Foguetes Tau - Universidade Federal de Santa Maria-RS.

TOPUS Projetos Aeroespaciais – Escola de Engenharia de São Carlos (USP).

Acordei no outro dia super disposto. No restaurante, tomei um saboroso café bem quentinho para aquecer os músculos, cujo as honras estive acomodado lado a lado das plêiades de estrelas presente, destaco os: Engenheiros: Eugênio Ferreira e seu filho, Engº Lucas Andrade, ambos diretores da inusitada empresa que fabrica(aerovertical.com.br/paraquedasbalisticos), a qual forneceram de forma nobre seus produtos para alguns grupos, vale apenas conferir o site. Engº Sérgio Mello Moraes, líder do grupo CEPA, de Patos de Minas-MG, Engº Roberto Dias, líder do grupo GFRR, de Roraima-RR.
 
Lançamento bem sucedido do foguete do CEPA de Patos de Minas-MG.
 
Lançamento bem sucedido do Foguete JUNO da USP POLI.
 
Lançamento bem do Foguete Híbrido da UNB.
 
Após, acomodamos nossas mochilas nos veículos particulares de apoios, e a coletividade deslocou-se em forma de caravana até o “Cape Canavial Launch Area – CCLA, Open for Lanuch Operations”, distante a 25 Km da cidade Tatuí-SP, a qual fica posicionada em uma íngreme região orográfica da fazenda local de plantação de gramas.
 
Para a surpresa de todos, o destaque do evento ficou com a inesperada e ilustres presenças do “Astronauta Marcos Pontes”, e do presidente da Agência Espacial Brasileira-AEB, o Sr. Carlos Moura.
 
O Engº Sérgio Mello Moraes, o Sr. Carlos Cassio Oliveira e o ex-ministro, o Astronauta Marcos Pontes.

O Sr. Carlos Cassio Oliveira e o Presidente da AEB, o Sr. Carlos Moura.

No dia 05 August/2022, as 06:30, os portões foram abertos. As 07:00 iniciaram as montagens dos estandes. As 08:00 a reunião de abertura. As 08:15, instruções de segurança. As 09:00, 2022 LASC conferência. As 12:00, foto tradicional de todos. As 14:00, reunião de panfletos. As 14:30, início de operações no (CCLA) e as 18:00, final do primeiro dia.
 
No dia 06/August/2022, as 06:30, teve inicio das operações. As 07:00, reunião do folheto da manhã. As 07:30, lançamentos. As 13:00, reunião de folhetos da tarde. As 18:00, final do segundo dia.
 
No dia 07/August/2022. As 06:30, abertura dos portões. As 07:00, reunião de folheto da manhã. As 07:30, início dos lançamentos. As 13:00, reunião de folhetos da tarde. As 16:00, intervalo fechado e limpeza do local e deliberação dos juízes. As 16:30, cerimônia de entrega de prêmios. As 18:00, fim do terceiro dia.
 
Quanto aos lançamentos dos Foguetes de cada grupo, o batismo de fogo foi ignizado pelo bem sucedido lançamento do (Foguete JUNO), projeto Júpiter da USP-Poli. Acompanhados da mesma performance, os Foguetes dos Grupos do (ITA e TOPUS). Para minha fadada triste surpresa, as súbitas explosões, ainda nas Rampas de Lançamentos, dos excelentes designs dos Foguetes procedentes da: (INDÍA e da COLOMBIA).
 
Outros lançamentos sucederam com sucessos e eventualidades. E para fechar com chave de ouro, por volta das 16:30 e 17:00 horas, o excelente lançamento tão esperado do Foguete a propulsão híbrida da UNB, de Brasília.
 
Enfim, a frustração maior foi o cancelamento do lançamento, sem motivo aparente, do tão esperado foguete do “Programa de Cooperação da LASC-LCP” de 4 metros de comprimentos, com 21 kg de massa de propelente (Mp) à base de KNSO, e somatório de peso total (Mo) de 70 Kg.
 
Creio veementemente que estamos abraçando não apenas uma futura profissão promissora, que irá suprir muito em breve o Programa Espacial Brasileiro-PEB com mão de obra especializada, mas também um verdadeiro sacerdócio que é a vida de cada participante neste importante evento nacional.
 
Para tornar físicos todos os projetos em evidência, a caminhada foi difícil, mas dia-após-dia, tarefa-após-tarefa, os obstáculos foram ultrapassados com afinco e dedicação, e é certo que não foram poucos. Jornadas estonteantes, testes e mais testes, provas e mais provas. Todas as lições ficaram em nossas mentes e certamente propiciaram a adaptação do conhecimento técnico às reais necessidades de cada grupo participante.
 
Uma visão geral do evento
 
Segue abaixo mais algumas fotos do evento:
 
Foto do 'Foguete Comunitário' da coletividade acadêmica que não foi lançado.

Foto vista frontal do foguete Híbrido da UNB.


Foto do Grupo Indiano.

Foto de um dos projetos de cubesats.

O Sr. Carlos Cássio Oliveira dando uma conferida no Foguete da USP-POLI.

Foto geral com todos os grupos participantes.

Comentários