Missão Lucy da NASA Detecta 'Mini Lua' em Torno de Asteroide do Sistema Solar Externo

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Trago agora para vocês uma notícia postada ontem (25/08) no site ‘Olhar Digital’, destacando que a ‘Missão Lucy’ (sonda espacial da NASA lançada em outubro de 2021), detectou um objeto inédito que aparenta ser uma “mini lua” orbitando um asteroide que viaja pelo Sistema Solar Externo.
 
Olha aí amigos, sensacional, né verdade? Mais é como eu sempre digo, quem trabalha com seriedade, competência, dedicação e visão, sempre alcança algum objetivo, normalmente superando até as expectativas. No entanto, aqueles que não, bom, esses só sabem vender fantasias.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
“Mini lua” Inédita é Encontrada Orbitando um Asteroide no Sistema Solar 
 
Por Gabriel Caldini
Editado por André Lucena
25/08/2022 - 20h22
Atualizada em 25/08/2022 - 20h04
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Astrônomos da NASA detectaram um objeto inédito que aparenta ser uma “mini lua” orbitando um asteroide que viaja pelo Sistema Solar Externo. O suposto satélite, com um diâmetro de 5 km, é um pouco mais largo que a ilha de Manhattan, o que o configuraria como um dos menores já encontrados.
 
A descoberta da mini lua ocorreu em virtude da missão ‘Lucy’, da NASA, que foi lançada em outubro de 2021 e tem como objetivo estudar, por meio de uma sonda espacial, os asteroides troianos, dois grupos de rochas maciças que acompanham Júpiter em sua órbita solar. A expectativa é de que a sonda chegue ao seu destino no final de 2027, porém, no meio tempo, ela vem captando imagens dos corpos rochosos à distância.
 
Foi o que aconteceu no dia 27 de março, quando os cientistas responsáveis pela missão notaram que um dos alvos, o asteroide ‘15094 Polymele’, passou na frente de uma estrela distante. A iluminação privilegiada permitiu que eles enxergassem detalhadamente a rocha espacial e notassem algo inusitado: outro objeto estava seguindo o seu rastro. Após uma cuidadosa análise, a equipe concluiu que o objeto misterioso “tinha que ser um satélite”.
 
A mini lua está a 201 km de distância do asteroide e 772 milhões de km da Terra. Representantes da NASA descrevem a escala dessas distância como “equivalente a tentar encontrar um quarto em uma calçada em Los Angeles a partir de um arranha-céu em Manhattan.” 
 
Mas é lua mesmo? 
 
Por mais estranho que possa parecer chamar de ‘lua’ essa rocha orbitando o 15094 Polymele, a nomenclatura está correta, já que se refere a qualquer corpo sólido natural que orbita um planeta, planeta anão ou, inclusive, um asteroide. Apenas o nosso sistema solar conta com mais de 200 luas reconhecidas, mas segundo a agência espacial americana, o número pode ser bem maior.
 
No entanto, os cientistas só foram capazes de realizar observações breves do satélite em questão, o que significa que seu trajeto orbital ainda é praticamente desconhecido. Isso implica em uma impossibilidade de designar o objeto oficialmente como uma lua ou sequer de classificá-lo adequadamente. A equipe da missão Lucy, contudo, está otimista: os astrônomos acreditam que, quando a sonda se aproximar do asteroide, ela poderá coletar informações suficientes sobre o objeto que o acompanha para atribuí-lo o título de lua.

Comentários