Meteoro Explodiu Sobre o Estado Americano de 'Utah', na Manhã de Sábado (13/08)

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (16/08) no site “Canaltech”, destacando que um meteoro explodiu na manhã de sábado (13/08) sobre o estado americano de Utah. Saiba mais abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Meteoro Explode Sobre Utah, nos EUA
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Rafael Rigues 
16 de Agosto de 2022 às 15h45 
Fonte: Deseret, KSLTv 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: National Weather Service Salt Lake City

Durante a manhã de sábado (13), moradores do norte do estado de Utah, nos Estados Unidos, ouviram um forte som que parece ter sido causado pela explosão de um meteoro da chuva dos Perseidas. Diferentes câmeras de segurança residenciais registraram o fenômeno, e o Serviço Meteorológico Nacional da Cidade de Salt Lake publicou imagens de radar, que mostravam duas emissões brilhantes provavelmente vindas do meteoro.
 
As estações de sismógrafos da Universidade de Utah confirmaram rapidamente que o som não foi causado por terremotos. Segundo a publicação do serviço meteorológico, o brilho registrado nas imagens de radar era, provavelmente, do rastro do meteoro e da própria luminosidade dele, respectivamente.
 

Já uma câmera na cidade de Roy registrou imagens de uma bola de fogo brilhante, filmada um pouco antes do som ter ocorrido. “Agora temos uma confirmação em vídeo do meteoro ouvido em Utah, Idaho e em outras regiões nesta manhã”, acrescentou o Serviço Meteorológico.
 
Confira:
 


Os meteoros pode causar fortes estrondos quando se movem pela atmosfera terrestre a uma velocidade maior que a do som, que é de 345 m/s em condições normais. Como a velocidade da luz é de 299.792.458 m/s e, portanto, maior que a do som, o estrondo do meteoro vem alguns segundos depois do clarão ser observado, mas o mais comum é que eles ocorram em altitudes tão grandes que o ruído não chega ao solo.
 
Devido à explosão e consequente destruição do objeto, é difícil determinar a origem exata do meteoro. De qualquer forma, é possível que ele tenha vindo da chuva dos meteoros Perseidas, cujo pico aconteceu da madrugada de sexta (12) para sábado (13). Até o momento, não houve relatos de meteoritos encontrados após a explosão.

Comentários