NASA Testou o Protótipo do 'Rover VIPER' em Um Simulador Lunar

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (02/08) no site “Canaltech”, destacando que a NASA recentemente testou o protótipo do ‘Rover VIPER’ em um Simulador Lunar.
 
Ué e cadê o tal rover que o ex-ministro risonho vivia dizendo que o Brasil iria desenvolver no âmbito do Programa Artemis? Na verdade amigos, sequer o tal ‘GT Artemis’ criado para definir como seria a participação brasileira se reuniu ainda. BRASIL SIL SIL SIL. 
 
Avante VIPER! 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
NASA Testa Protótipo do Rover VIPER em Simulador Lunar
 
Por Rafael Rigues 
02 de Agosto de 2022 às 12h45 
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/JPL

Um protótipo do Volatiles Investigating Polar Exploration Rover (VIPER), veículo que a NASA pretende usar para procurar água na Lua, passou recentemente pelos testes mais realistas até o momento de sua capacidade de dirigir por terrenos difíceis durante sua missão ao polo sul lunar.
 
Os engenheiros testaram a versão mais recente do VIPER, conhecida como Moon Gravitation Representative Unit 3 (MGRU3) no Laboratório de Operações Lunares Simuladas (SLOPE) no Glenn Research Center da NASA em Cleveland.
 
O MGRU3 possui controladores de motor especialmente projetados, uma peça crítica de hardware no sistema de mobilidade do rover que permite controle excepcionalmente preciso do movimento.
 
“Ao contrário da maioria dos motores dos carros, que usam acelerador e freio para acelerar e desacelerar as quatro rodas, os controladores de motor do VIPER fazem as rodas do rover girar com a força e a taxa que os motoristas desejam, com extrema precisão para permitir melhor desempenho”, disse Arno Rogg, diretor de testes e engenheiro de sistemas rover do Ames Research Center da NASA, no Vale do Silício, na Califórnia. “Esses testes nos permitiram verificar o desempenho do sistema de mobilidade do rover e saber que funcionará bem na Lua.” 
 

Usando a versão mais recente do software do rover, os engenheiros também testaram a capacidade do protótipo de "rastejar" - ou mover suas rodas de uma maneira coordenada, semelhante a uma lagarta, que ajuda o rover a se soltar caso fique preso no terreno.
 
O protótipo do rover também demonstrou que parará de se mover de forma autônoma ao se aproximar de uma inclinação muito íngreme para subir ou se perder a noção de onde está na Lua.
 
Todo o terreno semelhante à Lua e outros perigos que o protótipo do rover encontrou foram metodicamente e deliberadamente colocados no laboratório SLOPE seguindo as recomendações da equipe científica do VIPER.
 
A equipe de teste de engenharia selecionou cuidadosamente os simuladores de solo, escolheu as rochas a dedo e até mesmo criou cuidadosamente a forma e o tamanho das crateras para imitar realisticamente as características reais da superfície do polo sul da Lua.
 
A NASA decidiu recentemente adiar o lançamento do rover VIPER de novembro de 2023 para novembro de 2024. Segundo a agência, o adiamento permitirá mais tempo para realizar testes em solo com o lander (veículo de pouso) da missão, diminuindo os riscos.

Comentários