Segundo a 'FCC' dos EUA, Fábricas Espaciais Se Tornarão Realidade, Porém Só Depois de Uma “Faxina” da Órbita

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma interessante notícia postada ontem (08/08) no site ‘Olhar Digital’, destacando que a ‘Comissão Federal de Comunicações (FCC)’ dos EUA está analisando como poderá ajudar a impulsionar a criação de Fábricas Espaciais. Porém segundo a FCC, detritos na órbita terrestre precisam ser abordados primeiro. 
 
Pois é amigo, um assunto interessante e bastante relevante que deveremos abordar na nossa coluna ‘Espaço Semanal’ da próxima quinta-feira (11/08). Fiquem atentos! 
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Fábricas Espaciais Se Tornarão Realidade, Mas Só Depois de Uma “Faxina” da Órbita
 
Por Gabriel Caldini
Editado por André Lucena
08/08/2022 - 19h00
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

A Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA está analisando como pode ajudar a impulsionar a criação de fábricas espaciais, mas disse que os detritos na órbita terrestre precisam ser abordados primeiro. 
 
Em uma reunião realizada em 5 de agosto, a FCC votou por unanimidade (4 a 0) para abrir procedimentos sobre manutenção, montagem e fabricação no espaço a fim de examinar que tipo de oportunidades e desafios seriam criados ao mover alguns processos industriais para além da atmosfera terrestre. 
 
Em um comunicado, a agência disse que a iniciativa “tem o potencial de construir indústrias inteiras, criar novos empregos, mitigar as mudanças climáticas e promover os interesses econômicos, científicos, tecnológicos e de segurança nacional dos Estados Unidos”. 
 
A FCC analisará as possibilidades do projeto, incluindo reabastecimento de satélites em voo, inspeções e reparos de espaçonaves orbitais, “transformação de materiais através da fabricação no espaço” e remoção de detritos, algo que a presidente da FCC, Jessica Rosenworcel, disse ser essencial para promover segurança e responsabilidade no espaço. 
 
“Existem milhares de toneladas métricas de lixo no espaço que, se não tratadas, restringirão essas novas oportunidades nos céus e a iniciativa pode ajudar a melhorar esse ambiente”, declarou Rosenworcel. 
 
Detritos Destrutivos 
 
Os detritos espaciais devem ser um sério impedimento para a atividade orbital no futuro próximo. Milhões de pedaços de tamanhos diferentes estão flutuando ao redor da Terra, e mesmo os menores têm o potencial de causar danos catastróficos a espaçonaves. 
 
De acordo com a NASA, os detritos na órbita da Terra viajam a velocidades de até 28.163 km/h. A agência observa que objetos tão pequenos e frágeis quanto lascas de tinta acumulam força suficiente para danificar as janelas de um ônibus espacial. 
 
“De fato, detritos orbitais de tamanho milimétrico representam o maior risco de fim de missão para a maioria das espaçonaves robóticas que operam em órbita baixa”, disse a NASA. A agência acrescentou que existem aproximadamente 100 milhões de pedaços de detritos orbitais com cerca de um milímetro ao redor da Terra. 
 
O comissário da FCC, Nathan Simington, expressou preocupação com os detritos orbitais, afirmando em um comunicado que, como a FCC está considerando atualizações em suas regras de detritos espaciais, era crucial garantir que regras semelhantes se aplicassem a operações como a de industrialização espacial. Em particular, Simington disse que a FCC precisa planejar agora como lidar com os detritos criados pelas operações. 
 
O papel da FCC na criação de regras espaciais envolve qualquer coisa a ver com comunicações do espaço para um local terrestre nos EUA, incluindo a criação de regras para ajudar os satélites a evitar danos devido a detritos orbitais.

Comentários