Departamento de Defesa dos EUA Acusa a Rússia de Usar 'Espaçonave Espiã' Para “Perseguir” Um de Seus Satélites

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (12/08) no site ‘Olhar Digital’, destacando que do Departamento de Defesa Norte-Americano acusou os ‘Russos’ de usar espaçonave espiã para “perseguir” um de seus satélites. 
 
Bom amigos, na verdade as atividades de espionagem entre esses dois países, seja ela terrestre ou aérea em altas altitudes sempre ocorreu, e a espacial estão, ocorre desde o surgimento dos satélites artificiais, isto não é novidade alguma e continuará ocorrendo, faz parte, e não só entre essas duas nações. 
 
A diferença aqui amigos é que o satélite russo parece estar perseguindo o estadunidense, o que talvez seja algo inédito e preocupante para os americanos, porém nada que surpreenda (pelo menos não deveria), afinal amigos, a tendência de todo tecnologia, em qualquer área, é sempre estar evoluindo, portanto, o Sistema de Inteligência dos Russos está apenas fazendo a parte que lhe cabe. 
 
Sendo assim, em minha opinião neste caso os americanos estão trazendo a tona uma informação inócua para o publico em geral que deveria ser tratada internamente, com o único objetivo político de atingir os russos pelo atual imbróglio em curso entre os dois países. Enfim...
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO 
 
“Irresponsável!”: EUA Acusam Rússia de Usar Espaçonave Espiã Para “Perseguir” Um de Seus Satélites 
 
Por Flavia Correia
12/08/2022 - 11h11
Atualizada em 12/08/2022 - 12h23
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Estão cada dia piores as relações entre os EUA e a Rússia. O Pentágono, sede do Departamento de Defesa norte-americano, acusa o país governado por Vladimir Putin de perseguição a um de seus satélites de reconhecimento, uma prática conhecida como Tailgating – quando elementos não autorizados seguem indivíduos autorizados até localizações seguras, com o objetivo de obter ativos valiosos e informações confidenciais. 
 
Crédito: Marco Langbroek via Twitter 
 
Órbitas dos satélites Kosmos-2558 e USA 326 estão próximas o bastante para o governo norte-americano acusar a Rússia de perseguição.

Na última semana, a Rússia lançou o Kosmos 2558, que parece ter sido colocado quase na mesma órbita do USA 326, um satélite norte-americano lançado em fevereiro. De acordo com o cientista holandês Marco Langbroek, especialista em Conscientização Situacional do Espaço Óptico, desde o dia 2 de agosto a espaçonave russa está espelhando a órbita do satélite dos EUA com uma diferença de apenas 0,04 graus e uma separação de 67 km. 
 

“Isso é um comportamento realmente irresponsável”, disse o general James H. Dickinson, que lidera o Comando Espacial dos EUA (US SPACECOM), em declaração ao jornal NBC Nightly News. “Vemos que está em uma órbita semelhante a um de nossos ativos de alto valor para o governo dos EUA”. 
 
Há rumores de que o Kosmos 2558 é um chamado “satélite inspetor”, capaz de manobrar perto de outras naves espaciais. Segundo o site Space.com, outros satélites russos foram observados no passado exibindo os mesmos comportamentos. 
 
Teste Antissatélite da Rússia Enfureceu os EUA em 2021 
 
Esta não é a primeira vez que os EUA condenam atividades russas em órbita. Em novembro do ano passado, o país disparou um míssil para destruir um de seus próprios satélites extintos, em um teste antissatélite, deixando para trás milhares de fragmentos espaciais rastreáveis ​​e centenas de milhares de detritos menores e indetectáveis ​​em órbita baixa da Terra, colocando em risco a estrutura da Estação Espacial Internacional (ISS) e seus tripulantes.
 
Na época, o porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, declarou que a atitude da Rússia era considerada imprudente. “Este teste aumentará significativamente o risco para astronautas e cosmonautas na ISS, bem como para outras atividades de voos espaciais humanos”. 
 
O administrador da NASA, Bill Nelson, também demonstrou insatisfação com a realização do teste antissatélite russo. “Estou indignado com esta ação irresponsável e desestabilizadora. Com sua longa e célebre história em voos espaciais humanos, é impensável que a Rússia ponha em perigo não apenas os astronautas americanos e internacionais parceiros da ISS, mas também seus próprios cosmonautas”, disse Nelson, na ocasião. “Suas ações são imprudentes e perigosas, ameaçando também a estação espacial chinesa e os taikonautas a bordo”. 
 
*Imagem em destaque: Marcelo Zurita

Comentários