Cientistas Estão Testando 'Cultivo em Solo' Parecido Com o do Planeta Vermelho

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (18/08) no site ‘Olhar Digital’, destacando que cientistas estão testando cultivar em solo parecido com o solo marciano.
 
Sensacional, um estudo que certamente será necessário caso queiramos realmente colonizar o planeta Marte.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Plantações em Marte? Cientistas Testam Cultivo em Solo Parecido Com o do Planeta Vermelho
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por Lucas Soares
18/08/2022 - 19h42
Fonte: Via: Space.com 
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

A intervenção humana em Marte pode mudar a forma como o planeta se comporta atualmente. Uma pesquisa mostra que talvez seja possível fazer plantações de alimentos no solo pobre em nutrientes orgânicos do planeta vermelho. Os cientistas descobriram que a alfafa e bactérias fotossintéticas podem promover características que favorecem o crescimento e a sustentação da agricultura. 
 
Essa técnica, se funcionar no ambiente marciano, poderá superar o desafio de fornecer alimentos aos astronautas durante as missões humanas ao Espaço, expectativa em expansão e muito discutida nos últimos anos. 
 
Os cientistas decidiram fazer uma simulação do solo de Marte aqui na Terra. Para isso, eles buscaram elementos com composição próxima à de rochas vulcânicas desintegradas. Surpreendentemente, a alfafa cresceu bem nessa simulação, um indicativo positivo que abriu a possibilidade dessa planta ser utilizada, em pó, como adubo. Com o solo enriquecido com alfafa, eles observaram o crescimento de nabos, rabanetes e alfaces. 
 
Imagem: Rabanete plantado em solo enriquecido com Alfafa. Possibilidade de produzir alimentos em Marte.
 
Para lidar com a alta salinidade da superfície de Marte, os cientistas empregaram o uso de uma cepa de bactéria marinha fotossintética conhecida como Synechococcus sp., frequentemente utilizada em plantas de biodesalinização da água do mar na Terra. Esse micro-organismo foi muito eficaz na remoção de sal da água. 
 
Em entrevista ao Space.com, o líder do projeto, Pooka Kasiviswanathan, que iniciou a pesquisa durante o ensino médio, disse que sempre se perguntou sobre a possibilidade de haver vida em ambientes extraterrestres e disse que isso o levou a se apaixonar por astrobiologia. 
 
Segundo a coautora do estudo e biogeoquímica da Universidade de Iowa, Elizabeth Swanner, essas descobertas podem dizer muito sobre o cultivo. “Isso é promissor porque a alfafa pode ser usada para fertilizar o solo e cultivar plantas alimentícias que normalmente não cresceriam nesse material”, declarou. 
 
Limitantes da Simulação do Cultivo 
 
Apesar dos avanços, as culturas alimentares não corresponderam completamente ao que é encontrado na Terra, pois os nabos, rabanetes e alface, não eram tão nutritivos. Esse resultado ainda assim é um avanço, segundo a pesquisadora Swanner, “este estudo demonstra que a biofertilização é possível com alfafa, e o crescimento de outros alimentos à base de plantas deve ser investigado no futuro”. 
 
Um dos limitantes do estudo, foi o ar, pois era fator menos compatível na simulação. Os pesquisadores tentaram realizar esses experimentos em uma atmosfera rica em dióxido de carbono, como a de Marte, mas os cientistas declararam que foi extremamente difícil fazer o cultivo.

Comentários