Rover em Desenvolvimento na Holanda Poderá "Bater Pernas" na Lua em Missão de Demonstração

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada hoje (17/08) no site “Canaltech”, destacando que uma equipe de alunos da Universidade Delft de Tecnologia, da Holanda, está desenvolvendo um rover denominado de ‘Lunar Zebro’, um veículo que promete ser o menor e o mais leve rover lunar já desenvolvido.
 
Pois é amigos, quem trabalha com seriedade, alcança resultados fazendo a diferença, quem não, vive de vender ilusões, parabéns a equipe holandesa da Universidade Delft de Tecnologia e
 
Avante Lunar Zebro! 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Rover Poderá "Bater Pernas" na Lua em Missão de Demonstração
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Rafael Rigues 
17 de Agosto de 2022 às 14h45 
Fonte: ESA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ESA - European Space Agency

Uma equipe de alunos da Universidade Delft de Tecnologia, na Holanda, está desenvolvendo o Lunar Zebro, um veículo que promete ser o menor e mais leve rover lunar já criado. O robô não deverá pesar mais que 2,5 kg, terá tamanho parecido com o de uma folha de papel A4 e estará equipado com seis “pernas” no lugar das rodas, que vão ajudá-lo a escalar obstáculos em nosso satélite natural.
 
“A característica mais única do Zebro é sua locomoção, claro, realizada com pernas na forma de 'C' baseadas no projeto Rhex, da Universidade da Pensilvânia”, disse Simon J. Stenger, engenheiro-chefe do projeto. “Isso permite que o rover se desloque por terrenos difíceis, sem ficar preso”, finalizou.
 

Além de sua estrutura, outro aspecto que destaca o Lunar Zebro é sua origem, já que ele foi totalmente projetado por alunos. "Desde a concepção do projeto, em 2017, quase 120 alunos já participaram; este é o legado deles", disse Prachi Sachdeva, diretora de relações e parcerias do Lunar Zebro.
 
A equipe iniciou o projeto para tentar criar uma alternativa flexível e de baixo custo aos rovers convencionais. Eles já trabalham no veículo há anos, mas foi somente em 2017 que notaram que o rover tem potencial para uso na Lua, e esperam enviá-lo ao nosso satélite natural nos próximos anos em uma missão de demonstração. 
 
A missão deverá durar um dia lunar (14 dias terrestres) e terá uma carga útil científica que irá coletar dados da radiação na Lua. Se tudo correr bem, o Lunar Zebro poderá se juntar à seleta lista de missões enviadas à superfície lunar com sucesso. E, claro, a equipe já tem planos ainda mais ambiciosos para outros usos do veículo.
 
Eles pensam em levar à Lua vários deles de uma só vez, para que atuem como um grande enxame de veículos na superfície lunar. Como o Lunar Zebro é pequeno, de menor custo e tem grande facilidade de locomoção, o grupo de rovers poderia ajudar a equipe a conduzir missões lunares que veículos maiores e mais caros não poderiam assumir, em função dos riscos envolvidos.

Comentários