Fortes Ventos Adiam no CLA Lançamento do VS-30/Orion

Olá leitor!

Segue abaixo uma mota postada ontem (07/12) no site “G1” do globo.com destacando que o lançamento do foguete VS-30/Orion foi adiado da noite de ontem para a noite desse sábado (08/12) devido a fortes ventos no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

MARANHÃO

Ventos Fortes Adiam Lançamento de
Foguete de Sondagem no Maranhão

Lançamento foi transferido para sábado (8), às 19h. Foguete seria
lançado nesta sexta, no Centro de Lançamento de Alcântara.

Clarissa Carramilo
Do G1 MA
07/12/2012 - 23h59
Atualizado em 08/12/2012 - 01h21

(Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)
Técnicos decidem adiar lançamento de foguete de
sondagem no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Os ventos fortes acabaram impedindo o lançamento do foguete de sondagem VS-30 Orion na noite desta sexta-feira (7), no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. A equipe responsável pelo projeto informou que, até às 20h40, o tempo não apresentou as condições climáticas favoráveis ao lançamento.

A previsão é de que o domingo (9) apresente condições mais propícias, mas, mesmo assim, a equipe não exclui uma segunda tentativa já neste sábado (8), às 19h. O experimento deve ser realizado até três horas depois que o sol se põe, quando fica mais fácil observar, sem a interferência do sol, os fenômenos ocorridos na ionosfera.

O estudo é resultado de uma cooperação entre Brasil e Alemanha e apoia o projeto de pesquisa “Estudos da ionosfera e alta atmosfera com experimentos embarcados a bordo de foguetes e satélites”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O lançamento corresponde ao último estágio da Operação Iguaíba, iniciada dia 19 de novembro, com data de término definida para o dia 14 deste mês. A operação envolve uma equipe de mais de 200 profissionais.

(Foto: Divulgação)
Foguete VS-30 Orion tem a missão de coletar
dados para experimentos científicos
O VS-30 Orion é um foguete sub-orbital que não alcança distâncias muito altas. De acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB), o VS-30, chamado de primeiro estágio, foi produzido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), enquanto o segundo estágio, o propulsor Orion, foi fornecido pelo Centro Espacial Alemão (DLR). O veículo tem comprimento total de 8.870 mm, apogeu de aproximadamente 450 quilômetros, tempo total de vôo de 680 segundos, distância percorrida relativa ao local de lançamento da ordem de 35 quilômetros (1º estágio) e mais de 300 quilômetros (2º estágio com a carga útil).

A preparação para o lançamento do veículo dura seis horas. No processo, as estações de telemetria e rastreio do CLA, em Alcântara, e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal, são interligadas para que a CLBI funcione como estação remota e realize a coleta de dados de voo à distância. Uma unidade móvel de telemetria operada pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) também vai realizar a coleta de informações durante o lançamento do VS-30 Orion.


Fonte: Site G1 do globo.com

Comentário: Pois é leitor, uma pena, mas isso acontece e vamos aguardar e torcer que nesse sábado possa ocorrer o lançamento desse foguete.

Comentários

  1. Lí a pouco tempo aqui no seu blog, caro Duda, uma descrição da carga útil deste voo que esperamos seja em breve. No entanto, procurando pelos sites das instituições envolvidas, não encontrei igual informações, apenas este experimento sobre ionosfera e o teste de um receptor GPS da UFRN. Está confirmada esta carga que você nos relatou ou houve alguma mudança?

    Agradeço desde já a resposta.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo!

    Caro amigo as informações sobre a carga útil desse foguete VS-30/Orion me foi passada pelo próprio IAE. Assim sendo, mesmo não sabendo qual dos experimentos você se refere, confirmo que todos que divulguei serão lançados nesse voo, já que a informação é oficial. Entretanto, pode ter havido mudanças, mas não tive ainda nenhuma sinalização nesse sentido.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela resposta, Duda.

    Estava me referindo a este seu post aqui no blog: http://brazilianspace.blogspot.com.br/2012/11/iae-prepara-se-para-dar-inicio-operacao.html

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá André!

    Pois então, eu também.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário