Niemeyer Proj. os Dois Princ. Instit. de Aeronáutica do País
Olá leitor!
Segue abaixo uma matéria postada ontem (05/12) no site
“G1” do globo.com destacando que o Arquiteto Oscar Niemeyer, falecido no dia de
ontem aos 104 anos de idade, foi o responsável pelos projetos dos dois
principais Institutos de Aeronáutica do País.
Duda Falcão
VALE E REGIÃO
Niemeyer Projetou os Dois Principais
Institutos de
Aeronáutica do País
Obras em São José dos Campos (SP) devem virar patrimônio
histórico.
Arquiteto morreu nesta quarta-feira (5) no Rio, aos 104 anos.
Carolina Teodora
Do G1 Vale do Paraíba e Região
05/12/2012 - 22h21
Atualizado em 06/12/2012 - 10h21
(Foto: Carlos Santos/G1)
Complexo do ITA - como o túnel do cento, biblioteca e prédio principal - foi projetado por Niemeyer |
O arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu nesta quarta-feira
(5), aos 104 anos, fez o projeto dos dois principais institutos do país ligados
a ciência e tecnologia aeronáutica - ambos estão instalados em São José dos
Campos (SP) há mais de 60 anos.
Ele projetou parte dos prédios do atual Departamento de
Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Instituto Tecnológico de
Aeronáutica (ITA), considerada uma das principais universidades de engenharia
do mundo.
Os prédios - que chamam atenção pela simplicidade além da
iluminação e ventilação naturais - sofreram poucas mudanças desde a sua
construção e estão em processo de tombamento pelo Instituto de Patrimônio Histórico
e Artístico Nacional (IPHAN).
"Temos muito orgulho e honra de ter referências das
obras de Niemeyer no DCTA e no ITA. Acreditamos que o tombamento é uma forma de
garantir legalmente que as obras dele serão preservadas", afirmou ao G1 a tenente do DCTA Gabrielli
Dalavechia.
O IPHAN informou que as obras de Niemeyer já são
consideradas patrimônios provisórios e que o processo de tombamento - que
envolve mais de 24 obras em todo país - não tem prazo para ser concluído.
O estudo teve início em 2007.
(Foto: Divulgação/DCTA)
Vista aérea do DCTA em São José dos Campos |
História
A concorrência para construção do DCTA, na época
Centro Técnico Aeroespacial (CTA), foi aberta pelo governo no final da década
de 40 como primeiro passo no objetivo de criar uma indústria nacional de
aviação.
A disputa para escolha do projeto foi fechada, de acordo
com as regras definidas na época, e o escritório de Niemeyer venceu a
concorrência entre cinco projetos apresentados para desenhar o complexo.
Dois anos após o concurso e com a posse do presidente
Eurico Gaspar Dutra, houve um problema político: Niemeyer, um comunista, não
poderia ficar à frente de um projeto da Aeronáutica. A solução para manter os
projetos foi contratar outro escritório de arquitetos onde trabalhava Rosendo
Mourão, ex-estagiário de Niemeyer.
"Eu tinha carta branca para fazer o que eu quisesse,
porque os militares confiavam em mim e até preferiam quando eu não pedia ajuda
a Niemeyer. Mas, por respeito a ele, segui todo o projeto à risca. Ele era uma
pessoa muito boa. Me ensinou muita coisa", disse Rosendo ao G1. Segundo ele, Niemeyer era
acessível e brincalhão. "Às vezes ele dormia na minha casa em São José
para explicar mais sobre a obra do DCTA, escondido, com medo de ser preso pelos
militares", disse.
(Foto: Carlos Santos/G1)
Hangar do ITA foi apelidado de 'Elefante Branco' |
Prédios
Segundo o DCTA, entre os principais projetos do arquiteto
estão o complexo do ITA, o Túnel de Vento do Instituto de Aeronáutica e Espaço
(IAE), o Laboratório de Aerodinâmica, alojamento de estudantes e a moradia dos
militares.
"O projeto do CTA foi um laboratório para Niemeyer
construir anos depois Brasília, que segue o mesmo conceito de cidade-jardim, ou
seja, os edifícios são projetados para estar em harmonia com a natureza e tudo
que ela oferece. O interessante é que ele pensou tudo isso na década de 40,
quando o conceito de sustentabilidade ainda não existia", disse ao G1 Ademir Pereira dos Santos,
de 49 anos, professor de História e Teoria da Arquitetura da Universidade de
Taubaté (UNITAU).
O prédio que mais chama a atenção e foi apelidado de
'Elefante Branco' pelos moradores é o hangar utilizado pelos alunos de
engenharia do ITA. Grande e com uma forma curiosa e cobertura de arcos de
concreto, o prédio fui projetado, segundo historiadores, para permitir a
entrada e saída de caminhões, máquinas e aeronaves.
"O partido foi explorar as características
estruturais do arco para se obter o maior vão livre possível, no sentido
vertical e horizontal", diz Ademir em seu livro 'Arquitetura Industrial'.
Mudanças
Nos últimos 50 anos, as residências e alojamentos foram
os que mais passaram por reformas, segundo o DCTA, que informou também que faz
o possível para não alterar os projetos originais elaborados por Niemeyer.
"Os traços das fachadas desses edifícios marcam
muito a linha e estilo seguidos pelo Niemeyer. É uma visão interessante e
diferente para a época", afirmou ao G1 o
historiador Donato Ribeiro, de 57 anos.
(Foto: Carlos Santos/G1)
Setor residencial projetado por Niemeyer dentro das dependências do DCTA |
Fonte: Site G1 do globo.com
Comentário: Apesar de não concordar com algumas das
posições políticas do Sr. Oscar Niemeyer, não resta duvida de que perdemos ontem
uma das maiores personalidades que esse país já produziu. Um homem que elevou o
nome da Arquitetura Brasileira e do Brasil a um patamar acima como poucos, e
que deixará saudades, mas também deixará um legado enorme de realizações e um
grande exemplo de brasilidade para todos os brasileiros. Minhas sinceras
condolências aos seus familiares.
Já tive a oportunidade de conhecer alguns desses prédios , mas o que mais me impressionou é as moradias da área residencial do DCTA , mesmo sendo projetadas na decada de 50, anda hoje passa uma visão de modernidade.
ResponderExcluirAbraços
Na verdade só soube que ele era comunista no Brasil, apesar de ele ser muito conhecido lá fora (ao nível de Frank Lloyd Wrigth e Le Cubousier). Isso mostra que a arte vinha primeiro para Niemeyer e tenho que o admirar por isso assim como o legado que deixou. Foram uns merecidos 104 anos. RIP.
ResponderExcluirUma grande pessoa e um grande brasileiro...
ResponderExcluir