Profes. Trab. Duro para Disseminar a Astronomia no Brasil
Olá leitor!
Segue abaixo uma notícia publicada dia (30/11) no site do
“Jornal da Ciência” da SPBC destacando que diversos professores no País tem
trabalhado duro visando disseminar a Astronomia no Brasil.
Duda Falcão
Notícias
Aulas Mais Instigantes para
Disseminar a Astronomia no
Brasil
Dia da Astronomia no Brasil é comemorado em 2 de dezembro
Ascom da OBA
30/11/2012
A astronomia é uma das áreas do conhecimento que mais
intrigam as pessoas. Desde 2 mil a.C, civilizações antigas - como chineses,
gregos, egípcios e muçulmanos - tentavam entender fenômenos através de
observações dos astros a olho nu e por meio de instrumentos rudimentares. No
Brasil, o grande incentivador da ciência astronômica foi D. Pedro II. Por esse
motivo, a Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA), fundada em
1947, decidiu instituir o Dia da Astronomia no Brasil em 2 de dezembro - data de
nascimento do imperador - dando o título ao ex-monarca de patrono da Astronomia
Brasileira.
E para ajudar a disseminar esse conhecimento entre os
jovens, diversos professores no País têm trabalhado duro. No Rio de Janeiro,
por exemplo, funciona a sede da Olimpíada Brasileira de Astronomia e
Astronáutica (OBA). Além da olimpíada, que reúne, todo ano, quase 800 mil
estudantes de escolas públicas e particulares, a OBA ainda realiza a Mostra
Brasileira de Foguetes (MOBFOG), as Jornadas de Foguete e Espacial e os
Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs).
À frente do projeto, o astrônomo e professor de Física e
de astronomia João Batista Garcia Canalle diz que a proposta da OBA é realizar
"capacitações de professores dos ensinos fundamental e médio".
Canalle ressalta que o objetivo da olimpíada é fomentar o interesse pela
Astronomia e ciências afins, promovendo a disseminação dos conhecimentos
básicos de forma lúdica e cooperativa.
"Nossa principal meta é fornecer dados corretos e
atualizados aos alunos e professores. Distribuímos e ensinamos a fazer lunetas
e planisférios celestes rotativos de baixo custo. Promovemos observações
astronômicas, mostramos como se montam protótipos de foguetes e fazemos maquetes
dos volumes dos planetas", informa.
Do Oiapoque ao Chuí, cada vez mais professores se juntam
à causa. Por meio da OBA, eles se atualizam com as novas metodologias e
atividades práticas para fomentar a busca do conhecimento em seus alunos.
"Queremos mostrar o que se encontra além dos livros didáticos",
afirma.
Bom exemplo vem de Iepê, uma cidade do interior de São
Paulo com cerca de sete mil habitantes. Para transformar as aulas num
verdadeiro palco, a professora do ensino médio, Maria Salete, montou o Show de
Física e o Astro Show. Os experimentos dos "Shows" são relacionados
ao atrito, ventosa plana, plataforma giratória, nitrogênio líquido, plasma,
forças resultantes, temperatura e pressão e composição do ar.
De forma teatral, mas num tom descontraído e com doses de
suspense e curiosidade, os alunos brincam de maneira lúdica com os elementos da
física, misturando o "inesperado" com o "mágico". "No
palco, por exemplo, são utilizados balões coloridos e pacotes de salgadinhos,
além de nitrogênio líquido e acessórios construídos pelos próprios
alunos", explica.
"Qualquer pessoa que tenha formação básica sólida e
abrangente pode entender muitos dos fenômenos do cotidiano e relacioná-los com
princípios e leis da Ciência. E o nosso objetivo é mostrar tudo isso de uma
forma divertida e deixar claro que o conhecimento científico não é um processo
inacessível", diz Salete.
Outro trabalho que tem dado muito certo é do professor
Josiel Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
(IFAM) de Presidente Figueiredo (AM). Com o objetivo de estimular os
estudantes, ele criou o Projeto de Iniciação Cientifica Junior (Pibic- Jr).
Consiste em eleger um aluno bolsista para ser o grande incentivador dos colegas
para participação nas atividades voltadas à Astronomia.
"A partir daí, realizamos oficinas didáticas para
ensinar a construir relógios de sol e reunimos as turmas para observações
astronômicas. Além disso, esse estudante distribui nas salas pequenos panfletos
com informações atuais sobre eventos astronômicos, como, por exemplo, a
conjunção de alguns planetas", explica.
Segundo Silva, ainda são ministradas aulas específicas
sobre temas astronômicos, além de realizar atividades propostas pela OBA e pela
MOBFOG. "Vimos que diversos alunos ficaram motivados com essa nova
metodologia. Queremos continuar esse trabalho instigando cada vez mais os
jovens a buscarem conhecimento".
Outro exemplo vem do Colégio Pedro II, em Realengo, no
Rio de Janeiro. O professor André Tato vem incentivando os alunos com cursos de
Astronomia Básica, em horários alternativos, com aulas extraclasses. "Isso
tudo começou após a participação na OBA em 2005. A olimpíada ainda serviu como
um fornecedor de material de estudo", informa. E mesmo não "valendo
ponto", Tato diz que a sala está sempre cheia: "só vai quem tem o
prazer de aprender. É normal faltar cadeira para todos os alunos
interessados".
A atividade vem complementando as aulas convencionais não
apenas para Física, mas também para Geografia. Segundo ele, o curso têm
ajudado, até mesmo, para a preparação para o Enem.
"Durante as aulas de Mecânica, tenho utilizado a
Astronomia como tema motivador e ilustrativo. Quando trabalho os sistemas de
referência, por exemplo, em vez de me limitar a um carro ultrapassando o outro,
analiso também um planeta ultrapassando o outro, a fim de mostrar o movimento
aparente dos astros e suas implicações para o desenvolvimento da ciência. E foi
justamente isso que caiu, esse ano, na questão de número 80 (prova rosa) do
Enem", exemplifica Tato, que já iniciou um minicurso sobre Relatividade
Básica para complementar o de Astronomia com o objetivo de auxiliar os alunos
que vão participar da seletiva para as Olimpíadas Internacional e
Latino-Americana de Astronomia em 2013.
Fonte: Site do Jornal da Ciência
de 30/11/2012
Comentário: Ta aí leitor uma grande notícia, e note que se
trata da iniciativa dos próprios professores, que Brasil afora se mobilizam
tentando oferecer uma melhor educação a esses jovens. Sinceramente uma grande
notícia, pena que em Brasília só encontramos gente bem vestida com o dinheiro
dos outros, atrapalhando o desenvolvimento do país, fazendo promessas aos tolos
(infelizmente a grande maioria da nossa sociedade) e vivendo as custas do povo
brasileiro. Parabéns aos verdadeiros educadores desse país. Quem sabe um dia com a
iniciativa de vocês haveremos de mudar essa situação.
Apesar da situação triste em que nos encontramos, notícias como essa me deixam muito feliz. Durante meu ensino fundamental e médio, nunca tive contato com Astronomia muito menos Astronáutica, nem mesmo sabia da existência da OBA!. Com certeza existem pessoas que se interessam por estas áreas mas não sabem o que fazer, o que poderia ser facilitado com a ajuda de um professor. Se eu tivesse 'descoberto' a Astronomia e Astronáutica desde cedo, poderia ter estudado para fazer a OBA! e me dedicar totalmente a estas áreas, mas descobri meu gosto por estas há pouco tempo - tarde demais para participar da OBA!.
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