Profes. Trab. Duro para Disseminar a Astronomia no Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada dia (30/11) no site do “Jornal da Ciência” da SPBC destacando que diversos professores no País tem trabalhado duro visando disseminar a Astronomia no Brasil.

Duda Falcão

Notícias

Aulas Mais Instigantes para
Disseminar a Astronomia no Brasil

Dia da Astronomia no Brasil é comemorado em 2 de dezembro

Ascom da OBA
30/11/2012

A astronomia é uma das áreas do conhecimento que mais intrigam as pessoas. Desde 2 mil a.C, civilizações antigas - como chineses, gregos, egípcios e muçulmanos - tentavam entender fenômenos através de observações dos astros a olho nu e por meio de instrumentos rudimentares. No Brasil, o grande incentivador da ciência astronômica foi D. Pedro II. Por esse motivo, a Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA), fundada em 1947, decidiu instituir o Dia da Astronomia no Brasil em 2 de dezembro - data de nascimento do imperador - dando o título ao ex-monarca de patrono da Astronomia Brasileira.

E para ajudar a disseminar esse conhecimento entre os jovens, diversos professores no País têm trabalhado duro. No Rio de Janeiro, por exemplo, funciona a sede da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além da olimpíada, que reúne, todo ano, quase 800 mil estudantes de escolas públicas e particulares, a OBA ainda realiza a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), as Jornadas de Foguete e Espacial e os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs).

À frente do projeto, o astrônomo e professor de Física e de astronomia João Batista Garcia Canalle diz que a proposta da OBA é realizar "capacitações de professores dos ensinos fundamental e médio". Canalle ressalta que o objetivo da olimpíada é fomentar o interesse pela Astronomia e ciências afins, promovendo a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

"Nossa principal meta é fornecer dados corretos e atualizados aos alunos e professores. Distribuímos e ensinamos a fazer lunetas e planisférios celestes rotativos de baixo custo. Promovemos observações astronômicas, mostramos como se montam protótipos de foguetes e fazemos maquetes dos volumes dos planetas", informa.

Do Oiapoque ao Chuí, cada vez mais professores se juntam à causa. Por meio da OBA, eles se atualizam com as novas metodologias e atividades práticas para fomentar a busca do conhecimento em seus alunos. "Queremos mostrar o que se encontra além dos livros didáticos", afirma.

Bom exemplo vem de Iepê, uma cidade do interior de São Paulo com cerca de sete mil habitantes. Para transformar as aulas num verdadeiro palco, a professora do ensino médio, Maria Salete, montou o Show de Física e o Astro Show. Os experimentos dos "Shows" são relacionados ao atrito, ventosa plana, plataforma giratória, nitrogênio líquido, plasma, forças resultantes, temperatura e pressão e composição do ar.

De forma teatral, mas num tom descontraído e com doses de suspense e curiosidade, os alunos brincam de maneira lúdica com os elementos da física, misturando o "inesperado" com o "mágico". "No palco, por exemplo, são utilizados balões coloridos e pacotes de salgadinhos, além de nitrogênio líquido e acessórios construídos pelos próprios alunos", explica.

"Qualquer pessoa que tenha formação básica sólida e abrangente pode entender muitos dos fenômenos do cotidiano e relacioná-los com princípios e leis da Ciência. E o nosso objetivo é mostrar tudo isso de uma forma divertida e deixar claro que o conhecimento científico não é um processo inacessível", diz Salete.

Outro trabalho que tem dado muito certo é do professor Josiel Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) de Presidente Figueiredo (AM). Com o objetivo de estimular os estudantes, ele criou o Projeto de Iniciação Cientifica Junior (Pibic- Jr). Consiste em eleger um aluno bolsista para ser o grande incentivador dos colegas para participação nas atividades voltadas à Astronomia.

"A partir daí, realizamos oficinas didáticas para ensinar a construir relógios de sol e reunimos as turmas para observações astronômicas. Além disso, esse estudante distribui nas salas pequenos panfletos com informações atuais sobre eventos astronômicos, como, por exemplo, a conjunção de alguns planetas", explica.

Segundo Silva, ainda são ministradas aulas específicas sobre temas astronômicos, além de realizar atividades propostas pela OBA e pela MOBFOG. "Vimos que diversos alunos ficaram motivados com essa nova metodologia. Queremos continuar esse trabalho instigando cada vez mais os jovens a buscarem conhecimento".

Outro exemplo vem do Colégio Pedro II, em Realengo, no Rio de Janeiro. O professor André Tato vem incentivando os alunos com cursos de Astronomia Básica, em horários alternativos, com aulas extraclasses. "Isso tudo começou após a participação na OBA em 2005. A olimpíada ainda serviu como um fornecedor de material de estudo", informa. E mesmo não "valendo ponto", Tato diz que a sala está sempre cheia: "só vai quem tem o prazer de aprender. É normal faltar cadeira para todos os alunos interessados".

A atividade vem complementando as aulas convencionais não apenas para Física, mas também para Geografia. Segundo ele, o curso têm ajudado, até mesmo, para a preparação para o Enem.

"Durante as aulas de Mecânica, tenho utilizado a Astronomia como tema motivador e ilustrativo. Quando trabalho os sistemas de referência, por exemplo, em vez de me limitar a um carro ultrapassando o outro, analiso também um planeta ultrapassando o outro, a fim de mostrar o movimento aparente dos astros e suas implicações para o desenvolvimento da ciência. E foi justamente isso que caiu, esse ano, na questão de número 80 (prova rosa) do Enem", exemplifica Tato, que já iniciou um minicurso sobre Relatividade Básica para complementar o de Astronomia com o objetivo de auxiliar os alunos que vão participar da seletiva para as Olimpíadas Internacional e Latino-Americana de Astronomia em 2013.


Fonte: Site do Jornal da Ciência de 30/11/2012

Comentário: Ta aí leitor uma grande notícia, e note que se trata da iniciativa dos próprios professores, que Brasil afora se mobilizam tentando oferecer uma melhor educação a esses jovens. Sinceramente uma grande notícia, pena que em Brasília só encontramos gente bem vestida com o dinheiro dos outros, atrapalhando o desenvolvimento do país, fazendo promessas aos tolos (infelizmente a grande maioria da nossa sociedade) e vivendo as custas do povo brasileiro. Parabéns aos verdadeiros educadores desse país. Quem sabe um dia com a iniciativa de vocês haveremos de mudar essa situação.

Comentários

  1. Apesar da situação triste em que nos encontramos, notícias como essa me deixam muito feliz. Durante meu ensino fundamental e médio, nunca tive contato com Astronomia muito menos Astronáutica, nem mesmo sabia da existência da OBA!. Com certeza existem pessoas que se interessam por estas áreas mas não sabem o que fazer, o que poderia ser facilitado com a ajuda de um professor. Se eu tivesse 'descoberto' a Astronomia e Astronáutica desde cedo, poderia ter estudado para fazer a OBA! e me dedicar totalmente a estas áreas, mas descobri meu gosto por estas há pouco tempo - tarde demais para participar da OBA!.

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