Projeto Antártico do INPE Promove Atividades em Escolas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (04/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que estudantes de escolas de Santa Maria (RS) tiveram entre os dias 26 e 29/11 a oportunidade de aprender sobre a Antártica com cientistas do Centro Regional Sul (CRS) do INPE.

Duda Falcão

Projeto Antártico do INPE
Promove Atividades em Escolas

Terça-feira, 04 de Dezembro de 2012

Estudantes de Santa Maria (RS) tiveram a oportunidade de aprender sobre a Antártica com cientistas do Centro Regional Sul (CRS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Nos dias 26 e 29 de novembro, duas escolas da cidade receberam atividades relacionadas ao Dia da Antártica, comemorado em 1° de dezembro em alusão à data de assinatura do Tratado Antártico em 1959.

No Brasil, as comemorações do Dia da Antártica contam com a coordenação da Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira (APECS, na sigla em inglês), organização internacional que neste ano propôs a várias instituições no mundo todo a realização de atividades com o tema "Bandeira do Dia da Antártica: da sala de aula para o pólo".

“O objetivo da APECS é proporcionar o envolvimento máximo de escolas, professores e estudantes. Uma vez repassados conhecimentos básicos sobre a geografia, clima, biologia, geologia e oceanografia da Antártica, alunos de pré-escola e da quarta série do ensino fundamental se envolveram na confecção de bandeiras representando o continente gelado. Cada escola escolherá uma bandeira para representá-la na APECS que, em contrapartida, levará essas bandeiras à Antártica para serem expostas”, explica o pesquisador Ronald Buss de Souza, chefe do Projeto Antártico (PAN) do INPE.

Nas escolas, foram transmitidos conhecimentos sobre a importância da Antártica e da preservação do seu meio ambiente. “Trata-se de um espaço no planeta Terra que ainda pode ser considerado conservado, pois sofre menos com as atividades humanas devido ao seu isolamento e ao Tratado da Antártica, que une diversos países em prol da conservação deste ambiente”, disse Ronald Buss. Também foram realizadas atividades lúdicas com roupas utilizadas no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e com o manuseio de brinquedos, mapas e amostras de rochas antárticas.

Sobre o Projeto Antártico do INPE: www.inpe.br/crs/pan

Palestra em escola de Santa Maria

Estudantes conheceram as roupas especiais usada
pelos pesquisadores na Antártica

Crianças atentas às explicações
do pesquisador Ronald Buss


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo, parabéns ao CRS/INPE pela iniciativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial