Perondi Ressalta Importância do LIT/INPE para o PEB

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (04/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que durante a realização do evento de comemoração pelos 25 anos do Laboratório de Integração e Testes (LIT), o diretor do instituto, Leonel Perondi, ressaltou a importância do LIT/INPE para o Programa Espacial e para a Industria Brasileira.

Duda Falcão

Diretor Ressalta Importância do LIT/INPE
para o Programa Espacial
e Indústria Brasileira

Terça-feira, 04 de Dezembro de 2012

“Laboratórios de integração e testes são mandatórios em programas espaciais”, disse Leonel Perondi, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nesta segunda-feira (3/12) durante a comemoração dos 25 anos do Laboratório de Integração e Testes (LIT), em São José dos Campos (INPE).

A implantação deste laboratório do INPE foi essencial à consolidação das atividades espaciais no Brasil. Além disso, o LIT tem papel de destaque na qualificação de produtos da indústria nacional.

“O LIT constitui um centro excelência de conhecimentos e de infraestrutura que permite ao INPE desenvolver projetos que vão da pesquisa básica, passando pela pesquisa aplicada e desenvolvimento, até o produto final e sua utilização social”, disse Perondi.


O LIT/INPE teve atuação central em todos os programas de satélites do PNAE – Programa Nacional de Atividades Espaciais. “Os satélites SCD-1 e SCD-2, lançados em 1993 e 1998, e ainda operacionais, foram integralmente testados e integrados no LIT. Os satélites CBERS-2 e CBERS-2B, lançados em 2003 e 2007, foram também integrados no LIT, enquanto que o satélite CBERS-1, lançado em 1999, teve diversos de seus subsistemas desenvolvidos e integrados com o apoio do LIT”, lembrou o diretor do INPE.

Perondi enfatizou o apoio do LIT a outros programas, tanto nacionais quanto internacionais. “Os dois modelos de voo do satélite brasileiro BRASILSAT B passaram por testes no LIT, em 1994, enquanto que os satélites argentinos SAC-B, SAC-C e SAC-D foram objeto de testes e outras atividades no LIT, nos anos de 1995, 2000 e 2011”.

Os serviços prestados pelo laboratório à indústria também foram mencionados. “Importantes setores, tais como o automotivo, o de telecomunicações e de informática, sempre encontraram no LIT um ponto de referência para suas atividades de ensaio, testes e homologação de novos produtos”, disse o diretor do INPE, ressaltando que o laboratório “contribui para a política amplamente preconizada pelo Governo da Presidente Dilma Rousseff, sobre a necessidade de que a indústria nacional agregue maior valor aos produtos e serviços produzidos no país”.

LIT/INPE

Inaugurado em 2 de dezembro de 1987, o Laboratório de Integração e Testes do INPE  hoje está equipado com os mais sofisticados meios para a qualificação de sistemas para aplicações espaciais.

A impossibilidade de reparo em órbita torna imprescindível a simulação em Terra de todas as condições que um satélite irá enfrentar desde o seu lançamento até o final de sua vida útil no espaço. Esta simulação é realizada no LIT com uma série de testes vácuo-térmicos, de interferência e compatibilidade eletromagnéticas, de vibração, de acústica e choque de separação, além de medidas de propriedades de massa dos satélites e seus subsistemas.

Embora tenha sido especialmente projetado e construído para atender às necessidades do Programa Espacial Brasileiro, o LIT/INPE é também um sofisticado instrumento para a qualificação de produtos industriais que exijam alto grau de confiabilidade.

O LIT/INPE disponibiliza seus meios de testes para a realização de ensaios que contribuem para o desenvolvimento e à promoção de novas tecnologias. Este laboratório do INPE é importante para as empresas nacionais, que não precisam levar seus produtos para serem testados no exterior, ganhando em praticidade e economia e, como consequência, em competitividade.

Todos os anos centenas de empresas usam as instalações do LIT/INPE para testes de qualificação e certificação. Os produtos testados vão desde antenas e componentes eletroeletrônicos até veículos de grande porte. O LIT/INPE mantém inclusive um sistema completo para medidas da chamada “taxa de absorção específica de radiação”, importante para o setor de telefonia celular que, conforme as especificações da Anatel, precisa testar o nível de radiação eletromagnética emitido pelos aparelhos no cérebro humano.

Mais informações sobre o LIT/INPE na página www.lit.inpe.br.

Diretor Leonel Perondi discursa durante
cerimônia de aniversário do LIT


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Gostaríamos de agradecer ao leitor paulista José Ildefonso pelo envio dessa notícia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022