Astrônomos de Todo o Mundo Se Reúnem em São Paulo

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que astrônomos de todo o mundo se reunirão em São Paulo para participarem do Texas Symposium, que terá palestras abertas ao público.

Duda Falcão

Astrônomos de Todo o Mundo Se Reúnem
em São Paulo. Texas Symposium Terá
Palestras Abertas ao Público.

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2012

Novidades da Cosmologia, Gravitação, Física de Astropartículas e áreas relacionadas à Astrofísica Relativística estarão acessíveis durante as palestras abertas ao público do 26th Texas Symposium. Organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o evento, que reúne na cidade de São Paulo entre 15 e 20 de dezembro os principais cientistas do mundo na área, reservou espaço na extensa programação para palestras especiais dirigidas a estudantes e interessados nos mistérios do Universo.

“Estas palestras, gratuitas e ministradas em português, são orientadas a professores e alunos interessados em ciências, especialmente Física e Astronomia”, informa Odylio D. Aguiar, pesquisador do INPE que preside o comitê científico do Texas Symposium.

Os temas "Universo", "Buracos Negros: Rompendo os Limites da Ficção" e "Astrofisica Relativística: Supernovas, Estrelas de Neutrons e Buracos Negros Hoje" serão apresentados respectivamente por Martin Makler (CBPF/MCTI), George Matsas (IFT/UNESP) e Jorge Hovarth (IAG/USP).

As palestras públicas serão realizadas nos dias 16, 17 e 19 (domingo, segunda e quarta-feira) a partir das 20 horas. Durante o dia acontecem as apresentações científicas, em inglês. O evento será no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera (Avenida Ibirapuera, 2927, São Paulo).


Tradicional evento internacional de Astronomia e Astrofísica, o Texas Symposium será realizado pela primeira vez na América Latina. O primeiro simpósio aconteceu em 1963 no Texas, daí o nome do evento. Desde então, pesquisadores da área de Astrofísica Relativística se reúnem em diferentes locais no mundo todo para apresentar e discutir os avanços em Cosmologia, Gravitação, Física de Astropartículas e áreas correlatas.

O simpósio é direcionado a pesquisadores, pós-doutores, estudantes de pós-graduação ou estudantes de graduação com iniciação científica em algum dos temas do programa. Estão previstas plenárias pela manhã, sessões paralelas à tarde e apresentações de pôster no decorrer do simpósio.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial