ITA/IEAv Participam de Demonst Exper. de Comp. Crítico

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (04/12) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que um equipe constituída por oito pesquisadores do ITA/IEAv/Caltech e Nanjing University participaram de demonstração experimental de um Componente Crítico para a Área de Fotônica.

Duda Falcão

Notícias

ITA e IEAv Participam de Demonstração
Experimental de um Componente
Crítico para a Área de Fotônica

Assessoria de Comunicação Social do ITA
04/12/2012 - 11:20

Uma equipe constituída por oito pesquisadores, integrantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto de Estudos Avançados (IEAv), California Institute of Technology (Caltech), e Nanjing University, alcançou uma meta perseguida desde os anos 1990: a demonstração experimental de um componente crítico para a área de fotônica integrada, em escala micrométrica, o qual permite o fluxo de luz em apenas uma direção. O trabalho encontra-se disponível na publicação antecipada online da renomada revista Nature Materials (http://www.nature.com/nmat/journal/vaop/ncurrent/full/nmat3495.html), desde 25 de novembro.

Os pesquisadores brasileiros fazem parte de três gerações de pesquisadores que atuam na área de fotônica, desenvolvida no ITA e no IEAv, há mais de trinta anos. Atuaram neste projeto, o Coronel Aviador Vilson Rosa de Almeida, PhD – Cornell University, atual Diretor do IEAv, e o Professor José Edimar B. Oliveira,  PhD – McGill University, do ITA. De acordo com o Coronel Vilson e o Professor Edimar, a pesquisa contou com a participação do aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação do ITA, William dos Santos Fegadolli, que realizou no Caltech a parte experimental da sua tese de doutorado, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Registram ainda que os resultados deste trabalho encontram aplicações diversas em dispositivos e sistemas sensores fotônicos de aplicação no setor aeroespacial, uma vez que viabilizam um alto grau de integração (redução de dimensões e peso), pois as alternativas atualmente disponíveis apresentam-se na forma discreta, na escala de centímetros. Outras aplicações para os setores aeroespaciais e de Defesa, advindas das características únicas da tecnologia demonstrada, estão sendo pesquisadas tanto em escala microscópica quanto macroscópica.

Visão Artística do Chip Óptico Unidirecional

Descrição esquemática, simulação computacional e
imagem por microscopia eletrônica do chip óptico unidirecional

Sobre o Experimento: O êxito da demonstração decorreu parcialmente da modelagem do dispositivo por meio da aplicação de conceitos inspirados em teoria quântica de campo, notadamente aqueles relacionados com as simetrias de reversão de paridade e de reversão temporal (parity-time symmetry), as quais permitem explorar a dualidade entre a mecânica quântica e a óptica, em face da natureza isomórfica da equação de onda envolvida. Por outro lado, há que se destacar a utilização de avançados processos de fabricação dos dispositivos, que empregam a tecnologia de fotônica em silício. A demonstração experimental, na condição correspondente ao ponto excepcional da simetria parity-time, confirma a viabilidade da fabricação, em escala de chip (micrométrica), de estruturas com características de metamateriais, bem como evidencia sua utilidade para aplicações em dispositivos ópticos de interesse prático.


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentário: Pois é leitor, apesar de tudo de vez em quando aparece notícias como essa, verdadeiras pérolas num universo vazio e cheio de promessas não realizadas. Parabéns aos pesquisadores do ITA/IEAv e das outras instituições envolvidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Ouviu o Barulho no Céu? Entenda o Fenômeno Que Assustou os Brasileiros no Último Final de Semana

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro