UNESP Inaugura Nova Unidade do Obs. Móvel de Astronomia

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (11/12) no site da “Agência FAPESP” destacando que a Universidade Estadual Paulista (UNESP) inaugurou nova unidade do “Observatório Móvel de Astronomia”.

Duda Falcão

Notícias

UNESP Inaugura Nova Unidade
do Observatório Móvel de Astronomia

11/12/2012

Projeto difunde conhecimentos
de astronomia e ciências
atmosféricas em cidades a até
100 km de Bauru (UNESP)
Agência FAPESP – A nova unidade do Observatório Móvel de Astronomia foi inaugurada pela diretoria da Faculdade de Ciências (FC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e o Departamento de Física.

De acordo com a UNESP, com a atual remodelação da unidade, o Observatório continuará levando às cidades da região centro-oeste do Estado de São Paulo, em um raio de 100 km de Bauru, conhecimento e informação na área de astronomia, com contribuição também em ciências atmosféricas, em parceria com o Instituto de Pequisas Meteorológicas (IPMet).

“O observatório cumpre com a responsabilidade social da FC ao visitar escolas de municípios vizinhos e dar oportunidade para que crianças possam não só estudar astronomia como também melhorar seu desempenho na sala de aula”, disse Maria Amélia Máximo de Araújo, pró-reitora de Extensão Universitária.

O professor Olavo Speranza de Arruda, diretor da FC, destacou o envolvimento de um grande número de pessoas com o projeto. “A carreta passou por algumas reformas e é um projeto muito interessante, pois envolve alunos, professores e o próprio IPMet, que agora é uma unidade auxiliar da Faculdade de Ciências”, disse.

A criação do Observatório Astronômico no campus de Bauru teve início em 2004 com um projeto de Extensão Universitária financiado pela Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (Fundunesp), cujo principal objetivo era a construção de telescópios artesanais.

Em 2006, por meio de uma parceria com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP (IPMet), houve a concessão de um prédio para implantação do Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto”.

Em 2010, motivados pelo interesse crescente de estudantes e professores em participar das atividades propostas pelo Observatório, o grupo de astronomia do Departamento de Física apresentou projeto propondo uma unidade móvel, sendo atendido pela reitoria da UNESP nas reformas iniciais de semireboque que viria a se tornar o Observatório Móvel de Astronomia.

Durante os anos de 2010 e 2011 o Observatório Móvel visitou as cidades de Bariri, Iacanga, Dois Córregos, Pederneiras, Duartina, Itapuí e Agudos, além de Bauru.

Em 2011, o projeto foi selecionado como destaque social na quarta edição nacional do Prêmio Cidadania Sem Fronteiras, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Mais informações: www.fc.unesp.br


Fonte: Site da Agência FAPESP 

Comentários