YouTube Space Lab Leva sua Idéia para o Espaço

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/10) no site “Inovação Tecnológica” destacando que pelo menos quatro agências espaciais estão se juntando ao YouTube no projeto “YouTube Space Lab”, que desafia jovens estudantes (de 14 a 18 anos) de todo o mundo a conceber experimentos científicos que poderão ser realizados na Estação Espacial Internacional (ISS).

Duda Falcão

Espaço

YouTube Space Lab Leva
sua Idéia para o Espaço

Com informações da ESA
13/10/2011

Maior Aula de Ciência do Mundo

Os prêmios vão desde um voo em um avião especial para simular
a gravidade zero até um treinamento real de astronauta na
agência espacial russa. [Imagem: YouTube Spacelab/Google]

Pelo menos quatro agências espaciais estão se juntando ao YouTube no projeto YouTube Space Lab.

O evento está desafiando estudantes de todo o mundo a conceber experimentos científicos que poderão ser realizados na Estação Espacial Internacional.

As experiências vencedoras serão feitas no espaço, na Estação, naquela que será a maior aula de ciência já feita, transmitida para o mundo inteiro através do YouTube.

O Space Lab faz parte de um programa do YouTube que consiste em disponibilizar o acesso a conteúdos educacionais aos educadores.

Fazem parte do programa as agências espaciais da Europa (ESA), Estados Unidos (NASA), Japão (JAXA), Canadá (CSA) e Rússia (Roscosmos).

Sozinhos, ou em grupos de até três pessoas, os estudantes, de idades entre 14 e 18 anos, devem submeter um vídeo no YouTube, com a descrição da experiência que pretendem realizar.

Gravidade Zero e Treinamento para Astronauta

Um painel de cientistas de prestígio, astronautas e professores, incluindo o conhecido professor Stephen Hawking e um enorme time de astronautas, vão fazer parte do júri, que levará em conta as opiniões emitidas pela comunidade do YouTube.

Os seis finalistas regionais irão se reunir nos Estados Unidos, em Março de 2012, para participar de um voo de gravidade zero e receber outros prêmios.

No final, serão anunciados dois vencedores globais, cujas experiências serão enviadas para o espaço e realizadas na Estação Espacial, no Verão de 2012, sendo transmitidas do espaço ao vivo pelo YouTube.

Além disso, os vencedores globais poderão escolher um de dois prêmios: ou uma viagem ao Japão, para assistir ao lançamento da sua experiência a bordo da nave de carga HTV, ou uma viagem à Rússia para um autêntico treino espacial nas instalações em que Yuri Gagarin se tornou cosmonauta.

Educação no YouTube

As ideias vencedoras serão enviadas para a Estação Espacial
Internacional, onde os experimentos serão realizados de fato
e transmitidos ao vivo. [Imagem: ESA/D.Ducros]

O Space Lab é uma componente da vasta oferta educacional do YouTube, onde estão incluídas, por exemplo, as conferências TED, em www.youtube.com/education, com a abordagem dos mais variados tópicos educacionais; www.youtube.com/teachers, que orienta os professores na utilização de vídeo na sala de aulas; e o YouTube for Schools, um programa piloto que tem como objetivo tornar o YouTube acessível a mais escolas.

"Como companhia preocupada com a próxima geração de cientistas que somos, lançamos o YouTube Space Lab para oferecer aos estudantes a extraordinária oportunidade de fazer a sua experiência no espaço," disse Zahaan Bharmal, responsável pelo marketing do Google, que é proprietária do YouTube.

Detalhes e Calendário do YouTube Space Lab

Os estudantes podem submeter um vídeo de dois minutos até ao dia 7 de Dezembro de 2011.

O vídeo tanto pode ser uma simples descrição no quadro como uma simulação na sala de aula. Cada vídeo deve, no entanto, conter as seguintes explicações:

* Questão experimental: a questão científica que se pretende testar.

* Hipótese: uma explicação lógica para a questão levantada.

* Método: uma simples explicação dos métodos usados para conduzir os testes experimentais da hipótese em microgravidade.

* Resultados: resultados esperados para a experiência.

Os candidatos podem submeter até três experiências em uma das duas áreas científicas disponibilizadas na ISS - ciências da vida ou física.

Em 3 de Janeiro de 2012 serão anunciados os 60 finalistas, quando se iniciará a votação do júri e do público.

Os vencedores globais (duas pessoas ou equipes escolhidas entre os vencedores regionais, uma em cada categoria) serão anunciados nos Estados Unidos, em Março de 2012.

Para mais detalhes sobre as condições do concurso, sobre as datas, os parceiros e os prêmios, visite www.youtube.com/spacelab.


Fonte: Site Inovação Tecnológica - http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Comentário: Desde que o “Programa Microgravidade” da AEB se tornou um grande 'conto de fadas' para a maioria da classe científica do país, e que os eventos realizados com o apoio da AEB e de outras instituições do governo para jovens estudantes brasileiros se resumem a visitas repetitivas as instalações das instituições do PEB, a palestras que se repetem ano a ano e a lançamentos de foguetes movidos a água que acrescentam muito pouco, está ai para você jovem brasileiro um verdadeiro e estimulante desafio. Reuna seus amigos, seus professores, suas escolas e participem, vão a luta, mostrem do que vocês são capazes e caso não consigam, e a competição venha a ser repetida, poderão participar novamente, mas a experiência adquirida será inquestionável. Avante jovens, acreditem em vocês e sucesso para todos.

Comentários

  1. O TEU voto conta! - http://goo.gl/1Rfr7 (votem TODOS OS DIAS)

    Boa Tarde,
    Somos uma equipa de jovens Lusófonos de Portugal que foi hoje selecionada para a fase final do projecção de um experiência a ser realizada em microgravidade - ou seja, que não pode ser realizada na Terra.
    O grupo vencedor terá a sua experiência realizada na Estação Espacial Internacional (ISS), direito a uma viagem a Washington e a treino de cosmonauta na Rússia ou uma oportunidade de assistir ao lançamento do foguetão com a sua experiência no Japão.
    Há 10 finalistas de cada região em duas categorias (a nossa: 17-18 anos). Os vencedores de cada região (no nosso caso: da Europa, África e Médio Oriente) receberão a viagem a Washington e ainda um voo a Gravidade Zero.
    75% da pontuação de cada finalista advém de uma votação por parte de um júri composto por personalidades de renome em diferentes áreas, entre os quais os Professores Collin Phillinger, Ehud Behar e Stephen Hawking. (lista completa no site oficial do concurso: http://www.youtube.com/user/spacelab/spacelab)
    Os restantes 25% da cotação final da equipa resultam do número de votos no vídeo que criámos para a competição e que está publicado no YouTube. Assim sendo, gostaríamos de saber se será possível ter o seu apoio a nível de divulgação, bem como através do seu voto, para que possamos realizar uma experiência portuguesa no espaço.

    Link direto para o vídeo: http://goo.gl/1Rfr7
    Evento no facebook: http://goo.gl/yIBhq
    Por favor reenvie este e-mail para os todos seus contactos.

    Desde já o nosso obrigado,
    Daniel Carvalho
    Guilherme Moreira Aresta
    Miguel Ferreira

    (Finalistas do YouTube Space Lab e alunos do 1º ano do Mestrado Integrado em Bioengenharia na FEUP - Universidade do Porto)

    ResponderExcluir
  2. Ok JFF!

    Sua nota está postada, boa sorte para vocês.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário