INPE Promove Workshop do Programa Clima Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (11/10) no site do “Jornal da Ciência” da SPBC destacando que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) irá promover dia 20/10 um workshop do “Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE)”, na sede do instituto, em São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

Notícias

INPE Promove Workshop
do Programa Clima Espacial

Evento acontece no dia 20 de outubro,
em São José dos Campos (SP)

Com Informações do EMBRACE
11/10/2011

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) promove, no próximo dia 20 de outubro, um Workshop do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE), na sede do instituto, em São José dos Campos (SP). O evento ria reunir usuários brasileiros destes sistemas para debater o estado atual do programa e sua abrangência pretendida.

Para os organizadores, será uma oportunidade para que os participantes do programa expressem as necessidades tecnológicas em sua área de atuação, advindas da presença de fenômenos que ocorrem no ambiente espacial. A idéia é que os debates auxiliem no direcionamento de atividades futuras e em um plano de ação de longo prazo.

O Programa EMBRACE do INPE foi criado em 2007 com a finalidade de realizar a observação e o monitoramento do Clima Espacial, a fim de disponibilizar informação em tempo real e fazer a previsão sobre o sistema Sol-Terra e prover diagnósticos de seus efeitos sobre diferentes sistemas tecnológicos, tais como, o sistema de navegação e posicionamento por satélite (aeronaves, embarcações, plataformas petrolíferas, agricultura de precisão), os sistemas de comunicação (satélites geoestacionários, aeronaves), os sistemas de distribuição de energia (linha de transmissão, dutos de distribuição de gás natural e petróleo), os sistemas de operações de satélite, de lançadores e de sistemas espaciais, além dos sistemas de defesa nacional.

Confira mais informações e o cronograma do workshop no endereço http://www.inpe.br/climaespacial/workshop2011usuarios/.


Fonte: Site do Jornal da Ciência de 11/10/2011

Comentários