O Observatório Astronômico do IAE

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo escrito pelos pesquisadores Dr. Eng. Silvio Fazolli e MSc. Eng. Silvio Roberto Macera sobre o “Observatório Astronômico do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Duda Falcão

Observatório Astronômico do IAE

Silvio Fazolli* e
Silvio Roberto Macera**

Após quatro anos de trabalho intenso, foi inaugurado no final dos anos 50, de projeto do engenheiro mecânico/aeronáutico Bradley H. Young, foto abaixo, e auxiliado pelo então óptico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA - Abram Szulc, o OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DO CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL - CTA, de longe, o maior instrumento astronômico totalmente construído na América do Sul.


O telescópio principal é do tipo Newtoniano/Cassegraniano com uma montagem equatorial de dois pontos de apoio, que oferecem maior rigidez do que apenas um ponto e com a vantagem de proporcionar uma observação contínua de um objeto em seu percurso pelo meridiano. O que é muito conveniente para fotografias astronômicas de longa exposição. Complementa ainda esse sistema de observação, um telescópio tipo refrator de 200 mm de diâmetro. Figura abaixo.


O Observatório do CTA proporcionou a formação da primeira geração de Astrônomos no Brasil e gerou inúmeras teses de mestrado e graduação que se encontram na biblioteca do ITA. Teve uso intenso até meados da década de 80, ficou inoperante por alguns anos e através do Núcleo de Atividades Espaciais educativas (NAEE) foi reativado no dia 24 de julho de 1995 e a partir de 04 de julho de 1996, passou a integrar o Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE.

Após anos inoperante, o Observatório começou a ser revitalizado, quando da criação do Núcleo de Atividades Espaciais Educativas - NAEE, para torná-lo novamente operacional e integrá-lo à comunidade.

O Observatório também possui um telescópio, marca Celestron de 8 polegadas, portátil com motor para acompanhamento e com um banco de dados com informações sobre objetos celestes; permite o deslocamento automático do instrumento na direção do elemento que se deseja visualizar.

Com apoio do CNPq, foi adquirido em 2010 um telescópio portátil Refletor Newtoniano, de 12 polegadas, que possui um sistema conhecido como “lightbridge” o qual permite que a estrutura de tubos do equipamento se movimente, aumentando seu comprimento focal. O telescópio da marca Skywatcher oferece maior nitidez para a visualização de planetas, nebulosas, aglomerados estrelares e globulares, e estrelas; e é totalmente manual.

O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DO CTA abre para visitação publica todas as terças-feiras a partir das 19:45. Somente haverá observações se o tempo estiver bom, isto é, se não estiver coberto de nuvens. Para um grupo de até cinco pessoas, não é necessário agendar a visita.


Contato:

* Silvio Fazolli
Engenheiro (Dr.)










** Silvio Roberto Macera
Engenheiro (MSc)











Fonte: Revista da Associação Aeroespacial Brasileira (AAB) - núm 07 - Jan-Mar de 2011 - Pág. 05

Comentários