Candidatos a Diretor do INPE Devem Se Inscrever Até 14/11

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (19/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que os candidatos a direção do INPE deverão se inscrever até o dia 14 de novembro.

Duda Falcão

Candidatos a Diretor do INPE
Devem Se Inscrever Até 14/11

Quarta-feira, 19 de Outubro de 2011

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) inicia o processo para seleção de candidatos ao cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a ser realizado por um comitê de especialistas, nomeado recentemente pelo ministro Aloizio Mercadante. Os interessados devem enviar os documentos necessários até 14 de novembro.

Esse sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado há mais de dez anos pelo MCTI para os cargos de Direção de todas as suas Unidades de Pesquisa, com amplo sucesso. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao ministro do MCTI, é sempre realizada por comitês de especialistas que buscam, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

O Comitê para o INPE, presidido pelo Prof. Dr. Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), tem, ainda, entre seus membros, o Prof. Dr. Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), o Prof. Dr. Carlos Afonso Nobre, secretário de Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI (Seped), o Prof. Dr. José Humberto Andrade Sobral, do INPE, e o Dr. Satoshi Yokota, do Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento, de São José dos Campos (SP).

Requisitos

Poderão se candidatar ao cargo quaisquer pesquisadores, tecnologistas ou gestores que atendam aos seguintes requisitos básicos:

• competência profissional reconhecida;

• visibilidade entre a comunidade científica tecnológica e empresarial;

• experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre funcionários, levando-se em consideração a diversidade de áreas de atuação do instituto;

• visão de futuro para a instituição e empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do país;

• capacidade para tratar problemas políticos relacionados com a instituição;

• capacidade demonstrada de gestão, envolvendo atividades internas e externas de relacionamento com órgãos de pesquisa e de financiamento e gerenciamento de projetos complexos;

• comprometimento com a execução do Plano Diretor e do Plano de Gestão do INPE, bem como com o Plano de Ações do MCTI;

• comprometimento com a elevação contínua da qualidade das atividades em Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação realizadas no INPE;

• motivação para enfrentar novos desafios.

Os documentos para candidatura ao cargo devem abranger carta solicitando inscrição da candidatura, curriculum vitae, incluindo produção científica, e texto de até cinco páginas, descrevendo sua visão de futuro para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e a aderência do seu projeto de gestão com o Plano Diretor do INPE.

Devem ser enviados em papel e via eletrônica, para:

Prof. Dr. JACOB PALIS JÚNIOR
Academia Brasileira de Ciências
Rua Anfilófio de Carvalho nº 29, 3º andar – Centro
Rio de Janeiro, Brasil
CEP – 20030-060
Endereço eletrônico: jpalis@abc.org.br

O processo seletivo, além da avaliação dos documentos solicitados, incluirá apresentação pública de plano de gestão dos candidatos para o INPE e entrevista privativa dos candidatos com os membros do Comitê de Busca, em local, data e hora a serem previamente anunciados pelo comitê. Os candidatos externos ao INPE que quiserem conhecer o instituto deverão agendar visita com o Dr. José Humberto Andrade Sobral pelo telefone (12) 3208-7147 e disporão da documentação básica na página eletrônica do instituto (links abaixo).







Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários