Thales Aborda Projeto do SGB em Congresso de Satélites

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo publicado ontem (07/10) no site “www.defesanet.com.br“, destacando que o diretor-geral da Thales no Brasil, Laurent Mourre, abordou ontem o projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB) durante o Congresso Latino-Americano de Satélites 2011.

Duda Falcão

COBERTURA ESPECIAL - ESPECIAL ESPAÇO - TECNOLOGIA

Thales Discute Projeto da Indústria
Aeroespacial Brasileira em Congresso
Latino Americano de Satélites 2011

Diretor Geral abordará trajetória global em
satélites de defesa e parcerias público-privadas

07 de Outubro, 2011 - 13:30
Brasília

Thales, líder mundial em satélites de comunicações para os mercados civil e militar, além de líder européia em sistemas de satélite por meio da joint-venture Thales Alenia Space, participa hoje do Congresso Latino Americano de Satélites 2011, no Rio Othon Palace Hotel, no Rio.

O Diretor Geral da Thales no Brasil, Laurent Mourre, integrará o painel de encerramento "O novo projeto da indústria aeroespacial brasileira – o papel do satélite na defesa e complementaridade Governo/ iniciativa privada" e apresentará a trajetória de sucesso que levou o grupo à liderança no segmento na Europa.

Com mediação do jornalista Rubens Glasberg, a discussão contará também com representantes dos Ministérios da Defesa e das Comunicações, Aeronáutica, Agência Espacial Brasileira (AEB), Embraer, Mectron e Telebrás.

A participação no evento reforça o interesse da Thales em ampliar sua presença no segmento de satélites no Brasil. "Estamos dispostos a apoiar iniciativas da indústria brasileira que visem ao atendimento das necessidades do país", afirma Mourre.

A Thales, por meio da Thales Alenia Space, mantém um amplo portfólio de soluções que atendem mundialmente o setor de Defesa e Segurança. A Thales tem sólida experiência na área de comunicações militares (em particular Syracuse e Sicral), além de vasta atuação em satélites duais de comunicação civil e militar, inclusive no Brasil com os satélites Star One C1 e C2 nas bandas C, KU e X. A Thales está envolvida em dois programas de sensoriamento remoto da Terra via satélite, por meio da sua subsidiária Omnisys: CBERS 3 e 4, que estão sendo desenvolvidos em parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e com a CAST (China Academy of Space Technology).

O Congresso Latino Americano de Satélites tratará também temas como o papel do satélite na universalização da banda larga, o crescimento explosivo do DTH, além de novas aplicações em comunicação marítimas, meteorologia, imagem e sensoriamento remoto.



Comentário: Note leitor que a noticia que divulgamos ontem (veja: "Rapidinha 1") vem demonstrar que no mínimo a Tales e seu sistema de satélites SYRACUSE são fortes candidatos a serem escolhidos para esse projeto. Entretanto, repito em alto e bom som, a previsão de lançar esse satélite em 2014 é pura e exclusivamente propaganda política enganosa e barata de um governo que mesmo depois de 122 anos da “Proclamação da República” ainda não amadureceu e não tem dimensão de sua irresponsabilidade em lidar com a informação passada a sociedade. Lamentável!

Comentários