IF da USP Realiza Hoje Palestra Sobre Cosmologia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (20/10) no site da “Universidade de São Paulo (USP)” destacando que o Instituto de Física (IF) da USP realiza hoje as 16 horas a palestra “Cosmologia com Supernovas tipo Ia”.

Duda Falcão

Palestra no IF Sobre Cosmologia

20/10/2011

O Instituto de Física (IF) da USP recebe na quinta-feira (20), às 16 horas, a palestra “Cosmologia com Supernovas tipo Ia”, com o professor Eduardo Cypriano, do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Maior responsável por convencer a comunidade científica da aceleração do Universo, as supernovas do tipo Ia (SN Ia), são as "velas padrão" ou "padronizáveis", e nos permitem medir distâncias de modo independente do fluxo do Hubble de modo mais preciso e mais abrangente do que qualquer outra técnica.

O seminário abordará os aspectos observacionais e astrofísicos do uso das SN Ia para o estudo da expansão do Universo e os trabalhos que levaram os astrônomos Saul Perlmutter, Adam Riess e Brian Schmidt a ganharem o Prêmio Nobel de Física deste ano, bem como o estado da arte dessa técnica, sua evolução, limitações e alternativas.

O evento, que acontece no Auditório Abrahão de Moraes, é gratuito e terá transmissão ao vivo pela IPTV da USP.


Fonte: Site da Universidade de São Paulo (USP)

Comentários