Parceria Entre TELEBRÁS/EMBRAER Depente de Acertos

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (24/10) no site “TELETIME” destacando que a parceria entre a TELEBRÁS e a EMBRAER para o projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB) ainda depende de acertos comerciais.

Duda Falcão

SATÉLITE

Parceria Entre TELEBRÁS e EMBRAER
Ainda Depende de Acertos Comerciais

Segunda-feira, 24 de outubro de 2011, 20h53

O ministro de ciência e tecnologia Aloízio Mercadante declarou nesta segunda, dia 24, que a EMBRAER já teria sido definida como a empresa integradora do projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB) e que a empresa a ser constituída com a TELEBRÁS para esse fim se chamará EMBSAT. Segundo apurou este noticiário, contudo, o acordo final entre TELEBRÁS e EMBRAER ainda não está fechado, e não há ainda o sinal verde da Defesa, que é quem manda no projeto, em última instância.

Existe, de fato, um estudo com uma recomendação da Agência Espacial Brasileira (AEB) apontando a EMBRAER como a empresa brasileira com melhores condições de ser a integradora do SGB, e esse estudo foi reconhecido por todas as partes envolvidas no projeto como muito sólido. Os argumentos em favor da EMBRAER são irrefutáveis: de fato é a empresa com mais experiência nesse tipo de empreitada, já tem escritórios em todo o mundo e condições de viabilizar a logística dessa operação, tem relacionamento com vários dos possíveis fornecedores e é uma empresa em que o governo tem golden share. No entanto, dizem as fontes ouvidas por este noticiário, isso tudo ainda depende de questões comerciais.

Fontes próximas à EMBRAER alegam que a empresa só entrará nessa empreitada se vislumbrar aí a possibilidade de um bom negócio do ponto de vista empresarial, dentro da estratégia de longo prazo da empresa, e desde que ela mande no projeto. Já fontes do lado do governo entendem que não haveria porque se contestar a oportunidade comercial, já que essa empresa terá, praticamente, o monopólio da construção de todos os satélites do governo por pelo menos duas décadas, mas acham que a EMBRAER precisará fazer investimentos também, e nessa conta não valem recursos do BNDES. De qualquer maneira, parece já estar certo que a TELEBRÁS teria uma golden share dessa empresa e a EMBRAER deve ter 51% das ações.

Segundo as fontes, as conversas já chegaram à fase de acertos entre advogados e o acordo deve ser fechado em algum momento próximo, caso se chegue a uma formatação comercial, mas há inclusive a chance de que outras empresas venham a participar do grupo, como a própria, MECTRON, do grupo ODEBRECHT, também cotada para fazer a integração.

Quanto ao nome, a explicação é que EMBSAT é um nome de trabalho interno, mas que não está definido.


Fonte: Site TELETIME - http://www.teletime.com.br/


Comentário: Rsrsrsrs, lançamento em 2014? Tá, eu acredito, rsrsrsrs

Comentários