TubeSat TANCRÊDO-1 Será Lançado em Março de 2012

Olá leitor!

Um pequeno grupo formado por estudantes e professores do ensino médio de uma escola de Ubatuba (SP), estão prestes de realizar um feito que já não é realizado desde 2007 (quando então foi lançado o CBERS 2B) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ou seja, colocar um satélite no espaço.

O professor Cândido Moura com os alunos e professores
que integram a equipe do satélite TANCREDO 1

O grupo que é coordenado pelo professor de matemática da Escola Municipal Tancrêdo de Almeida Neves, Cândido Osvaldo de Moura, conta com apoio de empresas locais, da prefeitura de Ubatuba e do próprio INPE, onde o satélite será testado e integrado.

Segundo o professor Moura, o satélite TANCREDO 1 (creio eu nomeado assim em homenagem ao ex-presidente Tancrêdo Neves e a própria escola) na realidade é um TubeSat que pesa 750 gramas, tem 8,9 cm de diâmetro e 12,7 de altura sendo composto de quatro placas de circuito impresso, uma delas com antena de recepção e transmissão, outra com controle de energia elétrica, outra com computador de bordo e a outra com transmissor/receptor. Após sua conclusão, o satélite deverá ser enviado para Califórnia de onde então será lançado em uma órbita de 300 quilômetros de altitude, devendo permanecer no espaço por no máximo 90 dias.

Ainda segundo o que foi divulgado pelo professor Cândido Moura, o lançamento desse satélite estaria previsto para ocorrer agora em novembro através do primeiro vôo do foguete lançador “N9” da empresa americana Interorbital Systems.

Entretanto, como o leitor poderá verificar abaixo já no início do vídeo da palestra da Oficial Executiva Principal da empresa, Randa Relich Milliron, essa primeira missão orbital do lançador N9 está prevista para ocorrer somente em março de 2012.


Apesar disso, o atraso no lançamento do TANCREDO 1 não diminui em nada o grande feito que a equipe do professor Cândido Moura está preste de realizar e o blog “BRAZILIAN SPACE” espera e torce para que iniciativas como essa se 'multipliquem' cada vez mais pelo Brasil.

Vale lembrar que o professor Cândido Moura e parte dos alunos integrantes da equipe deverão se encontrar hoje com o diretor da NASA, Charles Bolden, durante sua visita ao INPE em São José dos Campos.

Duda Falcão

Comentários

  1. Meus parabéns à equipe da escola Tancrêdo de Almeida Neves, é um excelente feito e uma excelente iniciativa. Um satélite de 750g! seria interessante lançá-lo a partir de uma base no brasil por iniciativas amadoras! É bom saber que já temos quém faça o satélite.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Vando!

    Entretanto amigo, a estrutura do TubSat foi comprado junto a empresa americana Interorbital Systems e o lançamento fazia parte da negociação. Segundo o professor Cândido Moura, o programa seguirá com outros satélites e caso na época exista alguma possibilidade de lança-los do Brasil, assim será feito.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Servirá de incentivo a criança, pois não vejo muito caminho para os jovens no nosso país. Hoje mesmo me deparo com uma notícia estarrecedora de que para garantiar a segurança de estudantes e funcionários da USP, a polícia começou a fazer ronda (houve protestos pela falta de segurança após a morte de uma estudante). Agora os estudantes estão revoltados, pois a polícia estão predendendo os "maconheiros" da universidade e os estudantes estão acampados e fazendo protesto a favor da maconha. Lastima, um país sem futuro, e uma juventude alucinada que não chegará a lugar nenhum.
    Ao mesmo tempo, vejo a reportagem dos jovens Estudantes de Ubatuba, com alguns deles dando entrevista após falarem do o Diretor-Geral da NASA, alguns sonham em montar satélites e até a chega na Lua. Então, ainda dá pra sonhar com um futuro melhor para a humanidade.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ricardo!

    Assim eu espero amigo, assim eu espero, caso contrário a humanidade estará condenada.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Meus Parabéns ao Idealizador deste Projeto!!! Também à todos que apoiaram, batalharam em conjunto e principalmente às crianças que incentivadas conseguiram chegar ao grande objetivo! Basta querer e fazer e este é o grande exemplo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Patrícia!

    Pois é amiga, o professor Cândido Moura é um educador diferenciado como poucos que temos no Brasil. Essa sua iniciativa chega como uma esperança para a área de ciência e tecnologia do país e principalmente para o futuro do Programa Espacial Brasileiro (PEB). Estamos no aguardo da confirmação do lançamento desse satélite e de sua missão exitosa, pois o projeto do professor Cândido não se encerrará com esse primeiro satélite.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  7. Olá gente, quem fala aqui é uma das pessoas que ganharam a viagem para os Estados Unidos, e queria falar que foi um grande esforço para nós tanto como aluno e tanto para os professores, e foi um esforço que valeu a pena e vamos lá.
    Viajaremos no dia 14 de abril, e até lá.

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruna!

    O Blog Brazilian Space fica muito contente de saber que o satélite "TANCREDO 1" será lançado em abril e parabenizamos você, o professor Cãndido Moura e toda equipe de alunos e professores participantes dessa grande iniciativa. Desejamos a você e a equipe que irá aos EUA sucesso com a viagem e com o lançamento do satélite. Estaremos acompanhando com grande interesse.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  9. olá estou lisonjeado pelo acontecimento , pois estes jovens são o futuro da nação, graças a Deus agora podermos dizer isso , em virtude dos acontecimento com a juventude mundial.

    minha filha faz parte do projeto e é um orgulho.

    abraços .
    ADENILSON

    ResponderExcluir
  10. Olá Sr. Adenilson!

    O senhor tem toda razão, e em seu lugar de pai sentiria orgulho também em ter uma filha entre os participantes desse projeto. A sua filha, e todos os alunos e professores da Escola Municipal Tancredo Neves de Ubatuba estão de parabéns por essa iniciativa. Sucesso a todos.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  11. Olá amigos, venho acompanhando essa ótima iniciativa e achei muito legal, inclusive irei apresentar esse projeto pro pessoal da faculdade, é um excelente desafio.
    Há novas informações sobre o lançamento?
    Grato.

    ResponderExcluir
  12. Olá Pedro!

    Seja bem vindo. Bom Pedro, fiz uma matéria com o Professor Cândido Moura recentemente (04/05) onde o mesmo diz que a previsão de lançamento agora é dezembro de 2012. Caso queira ver a matéria, busque no blog a nota intitulada: "Alunos de Ubatuba Visitam Interorbital e JPL da NASA", tá ok?

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERO PARABENIZAR AO PROF.CANDIDO E A TODOS OS PROFESSORES ENVOLVIDOS NESTE MAGNIFICO TRABALHO.SEM DUVIDA ALGUMA FOMOS PRIVILEGIADOS COM ESSE PROJETO EM UBATUBA,SOU MAE DE UMA ALUNA QUE GANHOU A VIAGEM AOS E.U.A.E FIQUEI MUITO FELIZ POR TODOS!KATIA

      Excluir
  13. Olá Dona Kátia!

    Realmente o trabalho do Prof. Cândido Moura e de sua equipe de professores e alunos é marcante, e torcemos que essa iniciativa possa incentivar outras como essa por todo país.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário