Presidente da Ucrânia Está em Visita Oficial ao Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (25/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, está no Brasil em visita de estado até o dia 25 de outubro (hoje).

Duda Falcão

Notícias

Visita de Estado ao Brasil do Presidente
da Ucrânia, Viktor Yanukovych
– São Paulo e Brasília, 23 a
25 de outubro de 2011

MRE
25-10-2011

O Presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, realiza visita de Estado ao Brasil entre os dias 23 e 25 de outubro de 2011. Neste ano, comemoram-se os 120 anos da imigração ucraniana para o Brasil. No dia 24, em São Paulo, o Presidente Yanukovych se encontrará com empresários e com representantes da comunidade ucraniana no Brasil, que hoje supera 400 mil pessoas. No dia 25, em Brasília, será recebido pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, e se encontrará com autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Brasil e Ucrânia mantêm parceria estratégica, da qual a cooperação espacial é componente central. A empresa binacional Alcântara Cyclone Space desenvolve o foguete Cyclone-4, para lançamento pelo Centro de Alcântara, no Maranhão.

Os Presidentes examinarão possibilidades para o aprofundamento da relação bilateral em temas como bicombustíveis e esportes. Serão assinados acordos nas áreas de defesa, saúde, agropecuária e promoção de investimentos. Em 2011, o intercâmbio comercial entre Brasil e Ucrânia deverá superar US$ 1 bilhão, montante quatro vezes superior ao registrado em 2003.

Além da agenda bilateral, os Presidentes examinarão temas de interesse global, como o cenário econômico atual, a preparação para a Conferência Rio+20, questões de paz e segurança e a reforma das instituições de governança global.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza a comunidade ucraniana pela passagem dos 120 anos da imigração ucraniana para o Brasil, mas não posso concordar que um acordo ‘candiru’ como esse (extremamente danoso para o meu país) seja endossado pelo meu irresponsável governo, principalmente motivado por questões políticas extremamente questionáveis, sem esquecer também da alta toxicidade do combustível que será empregado nos motores desse foguete. Vale também lembrar leitor que já estamos no final de outubro, e até onde sabemos a promessa do governo ucraniano de injetar US$ 250 milhões na ACS ainda não foi cumprida. Espero que com a visita do presidente ucraniano ao Brasil essa promessa seja finalmente cumprida, e caso não seja, que o ministro Mercadante e a presidente Dilma tomem as devidas providencias enterrando de vez essa mal engenhada empresa que jamais deveria ter sido constituída e assim evitar um prejuízo ainda maior.

Comentários