INPE Assina 'Termo de Uso' do Supercomputador Tupã

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (14/10) no site do “Jornal da Ciência” da SPBC destacando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) assinou ontem um ‘Termo de Uso’ do supercomputador climático Tupã no “Dia do Meteorologista”.

Duda Falcão

Notícias

INPE Assina Termo de Uso
do Supercomputador Climático
no Dia do Meteorologista

Ascom do INPE
14/10/2011

Em comemoração ao Dia do Meteorologista, promovida nesta sexta-feira (14) pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Cachoeira Paulista, será assinado o acordo que estabelece as regras para o uso do supercomputador Tupã.

Destinado a previsão do tempo e estudos do clima, o supercomputador Tupã será compartilhado por centenas de cientistas e técnicos do INPE, do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais, da Rede Brasileira de Pesquisa em Mudanças Climáticas (Rede Clima) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas.

O Tupã rodará simultaneamente os modelos para a operação regular da previsão do tempo e clima e aqueles destinados aos estudos de mudanças ambientais globais. Estes podem simular os futuros efeitos no clima provocados, por exemplo, por alterações no Código Florestal ou as perspectivas com o uso de energias renováveis, entre outros possíveis cenários. A capacidade de processamento permitida pelo Tupã também é fundamental para a implantação do sistema nacional de monitoramento e alerta de desastres naturais.

Participam do evento o diretor do INPE, Gilberto Câmara; o coordenador do CPTEC/INPE, Osvaldo Luiz Leal de Moraes; o chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CST/INPE), José Marengo, entre outros dirigentes, cientistas e representantes da Rede Clima, do INCT Mudanças Climáticas e do Programa FAPESP.

Além da assinatura do Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement - SLA) pactuado entre as instituições, o evento, que inicia às 13h30, terá palestras sobre o CPTEC/INPE e sua importância para a meteorologia nacional. Para falar sobre sua origem estará presente Luiz Gylvan Meira Filho, o primeiro coordenador do Centro. Já a história recente do CPTEC será apresentada por Maria Assunção Faus da Silva Dias, que também atuou na sua coordenação.


Fonte: Site do Jornal da Ciência de 14/10/2011

Comentários