LNA Inaugura Observatório de Ensino e Divulgação Científica

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada no informativo “LNA em Dia” de 19/10, destacando que o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) inaugurou dia 26/09 em suas instalações o “Observatório de Ensino e Divulgação Científica”.

Duda Falcão

LNA Inaugura Observatório de
Ensino e Divulgação Científica

O Laboratório Nacional de Astrofísica inaugurou, dia 26 de setembro de 2011, o Observatório de Ensino e Divulgação Científica, instalado na cobertura do Edifício de Laboratórios e Oficinas do LNA em sua sede, na cidade de Itajubá. A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades locais e do Subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Arquimedes Diógenes Ciloni. Após o cerimonial, os presentes puderam observar o céu.

O “Observatório no Telhado” (OnT), como foi apelidado, destina-se à divulgação e ao ensino da Astronomia voltados principalmente aos estudantes e professores de Itajubá e região, devendo atender também o público em geral. As visitas escolares, a serem agendadas antecipadamente, prevêem palestras ministradas por pesquisadores e técnicos, experimentos e eventuais exposições, seguidas de sessões diurnas e/ou noturnas de observação do céu com o telescópio MEADE de 30 cm de diâmetro instalado no OnT. Dois outros telescópios portáteis também serão utilizados na ampla área ladeada de bancos, à volta da cúpula: um de 25 cm e outro de 4 cm de diâmetro, ambos dotados de filtros solares para a observação de manchas e explosões solares.

Os diretores das escolas públicas e particulares de Itajubá foram apresentados ao OnT no dia 6 de outubro, após uma breve explicação sobre as regras de funcionamento e agendamento das visitas.

Inicialmente, o OnT vai operar de forma presencial, ou seja, os visitantes terão acesso direto aos equipamentos. No futuro, o telescópio e a cúpula serão adaptados para operações também remotas, quando o OnT passará a fazer parte da rede Telescópios na Escola, que organiza observações via agendamento de escolas de todo o Brasil. No caso do LNA, esta oportunidade será estendida às escolas dos países parceiros dos consórcios Observatório Gemini e Telescópio SOAR.

O Observatório no Telhado foi instalado na sede de Itajubá e ira
receber visitas de estudantes e do publico em geral


Fonte: Informativo “LNA em Dia” do LNA - num. 21 - pág. 01 - 19/10/2011

Comentários