INPE Realiza Curso de Capacitação em Análise de Imagens

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (19/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Centro Regional da Amazônia abre inscrições para curso de “Capacitação em Análise de Imagens” no INPE de Belém (AM).

Duda Falcão

Abertas as Inscrições para
Capacitação em Análise de Imagens.
Curso Será no INPE de Belém

Quarta-feira, 19 de Outubro de 2011

O Centro Regional da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com o Institut de Recherche pour le Développement (IRD), da França, realiza o Curso de Capacitação em Análise de Imagens Orientada a Objetos, nos dias 5 a 9 de dezembro, em Belém (PA). Inscrições até 28 de outubro.

O curso prioriza a criação de processos avançados de tratamento de imagens totalmente automáticos. As aulas teóricas oferecerão os conhecimentos básicos da análise de imagem orientada a objetos e um panorama conceitual de questões relacionadas ao tema, enquanto as sessões práticas utilizarão os softwares eCognition e InterImage e serão baseadas em exemplos e exercícios.

A análise de imagens orientada a objetos (OBIA for Object-Based Image Analysis) surgiu durante os últimos anos com um método particularmente operacional para enfrentar os novos desafios do sensoriamento remoto ligados à multiplicação de sensores e ao crescimento do acesso a imagens de alta resolução. Dessa forma, o curso também pretende apresentar tendências atuais de pesquisa metodológica na OBIA.

A carga horária total da capacitação é de 32 horas/aulas, que serão ministradas por Laurent Durieux (IRD), Damien Arvor (IRD) e Gilson Costa (PUC-Rio). Os participantes recebem um DVD com dados de exercício, referências bibliográficas e software livre.

Inscrições

As vagas são limitadas e será realizada uma pré-seleção dos candidatos mediante envio de currículo resumido e carta de intenção que justifique o interesse no treinamento para o email alessandra.gomes@cra.inpe.br, até o dia 28 de outubro.

O resultado da pré-seleção será comunicado por email a todos os candidatos até o dia 5 de novembro. Os candidatos selecionados receberão instruções para a inscrição e logística do curso.

Os interessados em participar necessitam ter sólidos conhecimentos em sensoriamento e capacidade de leitura da língua inglesa. Mais informações pelo e-mail alessandra.gomes@cra.inpe.br, telefone (91) 3032-5156, ou através da página http://www.inpe.br/cra/projetos_pesquisas/cursos_nacionais.php

Prédio do Centro Regional da Amazônia do INPE,
onde será ministrado o curso de capacitação


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários