Aluna do IFPE Poderá Representar o Brasil na OIA em 2012

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada ontem (27/10) no site “G1” do globo.com destacando que uma aluna de 16 anos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) irá participar da seleção para a escolha dos melhores alunos que vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia, que acontecerá no Brasil, em 2012.

Duda Falcão

Pernambuco

Aluna do IFPE Pode Representar o
Brasil em Olimpíada de Astronomia

Larissa Aquino, de 16 anos, cursa o 3º período de Segurança do Trabalho.
Olimpíada Internacional de Astronomia acontecerá no Brasil, em 2012.

Katherine Coutinho
Do G1 PE
27/10/2011 - 12h44
Atualizado em 27/10/2011 - 13h41

Larissa é a única pernambucana que vai
participar da seleção para as Olimpiadas
Internacionais de Astronomia
(Foto: Divulgação / IFPE)
A pernambucana Larissa Fernandes de Aquino, 16 anos, vai participar da seleção para a escolha dos melhores alunos que vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia, que acontecerá no País, em 2012. Estudante do 3º período de Segurança do Trabalho, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - campus Recife, Larissa ganhou a medalha de ouro na 14ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), em maio deste ano.

Em janeiro, a aluna vai participar de um treinamento promovido pela OBA, fase de preparação para as avaliações do evento mundial, que acontecem em março de 2012. Larissa conta que a medalha e a indicação foram uma surpresa. “Eu soube um mês antes e comecei a estudar. A prova foi mais difícil do que eu esperava”, explica.

Larissa pretende fazer vestibular para Engenharia de Produção e afirma que estudar para a Olimpíada ajudou também na escola. “Caem matérias relacionadas à geografia e física”, diz a aluna, que ainda acrescenta ser essa uma oportunidade de conhecer mais sobre assuntos que não são dados normalmente na escola. Ela conta com o apoio do professor Guilherme Pereira, que incentiva a participação dos alunos na olimpíada.

Além da estudante de Segurança do Trabalho, outros alunos do IFPE também conquistaram medalhas na OBA. Lucas Geraldo Cilento, do curso de Eletrônica, ganhou uma medalha de ouro. Já os estudantes Jonas Henrique Alves de Souza, Victor Gabriel Ramos de Abreu, Marcos Inácio de Paula Lima, Hezrom Saulo do Nascimento Júnior, Vitória Alexandra de Queiroz Freitas, Rodrigo César Lins, Dayane Cristina da Silva e Camila Campelo Gomes receberam medalhas de bronze. Em 2010, outros alunos do Instituto conquistaram uma medalha de prata e seis de bronze.

A OBA é um evento organizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Eletrobrás Furnas, e tem como objetivo incentivar o estudo do universo e das tecnologias na área.

O IFPE está implantando um núcleo de astronomia no campus Recife. Até o final deste ano, será inaugurada uma sala exclusiva para estudos na área, um espaço onde os alunos vão poder participar de cursos e realizar observações celestes por meio de telescópios e lunetas.


Fonte: Site G1 do globo.com

Comentário: O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza a jovem Larissa Fernandes de Aquino pela conquista, desejando-lhe desde já sucesso nessa nova competição. Aliás, tanto os jovens pernambucanos, quanto cearenses e alagoanos, vêm se destacando nesses eventos da OBA e outros eventos na área de educação ligada a ciência e tecnologia aqui no Nordeste. Como exemplos significativos podemos citar os alunos do professor Marcos Luna, do Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA) de Bezerros (PE), os alunos do professor Andrevaldo Glaidson Pereira Tavares, da Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva - Liceu de Barbalha, da cidade de Barbalha (CE) e na área de robótica, os alunos do professor Emerson Lima, do Campus de Palmeiras dos Índios (AL) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A eles meu reconhecimento pelo grande trabalho que todos vêm realizando.

Comentários